Pr Orimar Carneiro

Pr Orimar Carneiro

Pastor no MiR PBS

MiR Parauapebas

Texto:  Hebreus 12:1-2 

INTRODUÇÃO:

Jesus é o nosso referencial. Ele veio ao mundo e viveu, como homem nesta terra, com as mesmas necessidades que nós, porém, soube vencer todas as tentações (Hebreus 4:15). A Palavra de Deus nos ensina que ser tentado não é pecado, mas o pecado nasce como uma consequência de uma rendição à tentação. “Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência. Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado e o pecado, sendo consumado, gera a morte.” (Tiago 1:14-15).

1.  O QUE É PECADO?

Pecado é todo ato que contraria a Palavra de Deus, onde encontramos os Seus mandamentos.  A consequência do pecado é a morte (Rm 6:23). Aquele que transgride uma lei humana torna-se réu de sentença apropriada. O juiz é obrigado a cumprir a lei, imputando a penalidade cabível. Se a justiça dos homens exige punição, quanto mais a justiça de Deus que é perfeita! Todos podem pecar por pensamentos, palavra, ações ou omissão, mas está escrito na Bíblia que devemos deixar “todo embaraço e o pecado que de perto nos rodeia”. Isto é, resistir às tentações e às armadilhas do diabo que anda ao nosso derredor “buscando a quem possa tragar” (1Pedro 5:8). Só Jesus nos fortalece para vencermos as tentações e andarmos em santidade. Deus pede que sejamos santos, porque deseja nos ver com vida. Santo não é aquele que nunca peca, mas aquele que se afasta do pecado e olha para Jesus que é o Caminho, a Verdade e a vida.

2.  ARREPENDIMENTO E CONFISSÃO

“Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim e dos teus pecados não me lembro.” (Isaías 43:25).

Deus apaga nossos pecados mediante nosso arrependimento (Atos. 3:19). Arrependimento é sentir dor profunda por haver ofendido a Deus com o pecado. Mas Deus é tão maravilhoso que, mesmo ofendido, é capaz de nos perdoar e esquecer completamente o nosso pecado. Ele não se esquece de nós, mas dos nossos pecados sim, desde que haja confissão e arrependimento. Assim, o pecado, quando perdoado, torna-se inexistente na memória de Deus. Aleluia! “O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia.” (Pv.28:13). A misericórdia de Deus consiste em um recomeço. Quantas vezes na vida o homem tem a oportunidade de recomeçar! Mas com Deus sempre haverá essa chance e deve ser aproveitada. Através de Jesus Cristo, o homem, que está preso em seus delitos e pecados, tem a oportunidade de conhecer um futuro com Deus, se tornando uma nova criatura. As coisas velhas se passam e tudo se faz novo. (2Co 5:17). Porém, é preciso deixar a vida velha para receber a nova vida de Deus – a Vida Eterna.

CONCLUSÃO

“Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça”. (1João1:9).

Marcado sob

Texto:  Isaías 43:18-19 “Não vos lembreis das coisas passadas, nem considerai as antigas. Eis que faço coisa nova, que está saindo à luz; porventura não a percebais? Eis que porei um caminho no deserto e rios, no ermo.”

INTRODUÇÃO

O maior milagre de Jesus não foi o da cura de um cego, de um paralítico, de um surdo-mudo, ou mesmo da ressurreição de mortos. É certo que todos esses milagres impactaram o mundo e até hoje continuam sendo fatos que glorificam o nome do Senhor. Um paralítico foi curado, por Jesus, da sua debilidade física, mas poderia continuar sendo infeliz se, dentro dele, não processasse o maior milagre: a cura interior, a libertação e a transformação da sua vida (Lucas 5:17-26). O milagre é o que acontece dentro de nós, no lugar secreto da nossa alma, o milagre da salvação e da presença do Espírito Santo.

Diante disto:

1.  ANDANDO EM NOVIDADE DE VIDA

Para que o milagre aconteça em nossa vida, no nosso interior, é preciso que sejamos concebidos por Deus que, “segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos” (1Pedro 1:3).

Ser concebido por Deus consiste em andarmos com Ele, fazendo a Sua vontade e vivendo a Sua Palavra, deixando as coisas do passado que tanto prejudicaram a nossa vida e o nosso relacionamento com o Pai. Não pudemos mudar o nosso passado, mas o passado pode nos mudar, se ele continuar influenciando o nosso presente. O nosso passado não deve determinar o nosso futuro. Um passado não resolvido com Deus pode impedir o Seu operar no processo da concepção de uma nova vida abundante“De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo da morte, para que, como Cristo ressuscitou dos mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida” (Rm 6:4).

2.  DESAPEGANDO DO PASSADO

Não devemos ficar presos ao nosso passado. Todos nós praticamos atos no passado que, provavelmente, gostaríamos de mudá-los. Experiências que marcaram a nossa existência com dor e lágrimas e que, como consequência, produziram feridas na nossa alma. As feridas não curadas nos impedem de viver o hoje que Deus preparou para cada um de nós. Ele estabeleceu leis e princípios que regem a nossa vida. A obediência a essas leis e princípios nos leva a viver as novidades de Deus no presente. Deus não está interessado em nos condenar, mas sim em nos levar a lugares altos. Mas, pode ser que não estejamos promovendo a ida a esses lugares. Ele só mudará o curso da nossa vida se for convidado a fazê-lo. Deus tem um plano maravilhoso para nós e deseja realiza-lo, mas é necessário buscar, conhecer e querer viver esse plano.

 

CONCLUSÃO

Nosso passado já foi cravado na Cruz quando dele houve arrependimento e confissão. Não importa mais os pecados que o nosso passado produziu, eles já foram levados por Jesus à Cruz do Calvário. Todo o peso do nosso pecado foi transferido para a Cruz. Demos, então, glória a Deus por isso, pois, “se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo” (2Co 5:17). 

Marcado sob

TEXTO: Cl 1:9-12

 

 

INTRODUÇÃO:

Normalmente, a vida das pessoas se resume em trabalhar para sobreviver, formar uma família e se esforçar para proporcionar a ela um mínimo de conforto. Se tiver oportunidade, se divertir e aproveitar da melhor forma os prazeres que a vida pode proporcionar. Quando decidimos entregar nossa vida pra JESUS o viver ganha outra dinâmica, pois descobrimos que a vida é muito mais do que sobrevivência e prazeres passageiros, ela tem um propósito. Então reflita: O que JESUS espera de você? Como você pode servi-Lo? Como você pode ajudar a sua família e seus amigos a conhecê-Lo?

 

  1. DEUS NOS CRIOU COM UM PROPÓSITO. GN 1:26-31

Deus criou Adão e Eva com um propósito, mas eles desobedeceram e separaram-se do plano que Ele tinha para as suas vidas, o que afetou toda a humanidade. Mas Deus não desistiu e ainda procura um povo para viver dentro do Seu plano. Por isto enviou Jesus, para guiar este povo de volta ao Seu plano original.

 

  1. DEUS QUER PLANTAR A SEMENTE DO VERDADEIRO PROPÓSITO EM SUA VIDA. MC 4:3-8

DEUS é o semeador que semeia no coração das pessoas o verdadeiro propósito, e esta semente é a Sua Palavra. Vimos na leitura do texto que nem todas as sementes dão resultado, mas o problema não é a semente, é o solo, que representa o coração. Se como boa terra você abrigar a Palavra de DEUS, ela dará fruto e o propósito Dele para sua vida será cumprido.

 

  1. DEUS LHE DEU UMA NOVA VIDA PARA QUE POSSA DAR FRUTO. LC 3:10-14

Quando a semente da Palavra de Deus é plantada no seu coração, começa a produzir mudanças que são necessárias para que a sua vida seja agradável a Deus. E isto vai além de construir uma casa, filhos ou um maravilhoso relacionamento conjugal. Estes frutos contribuirão para cumprimento do propósito de DEUS para toda a humanidade.

 

CONCLUSÃO:

Resumindo, JESUS não quer apenas salvar sua vida, Ele quer te fazer participante do maravilhoso projeto de expandir o Reino de DEUS e redimir a humanidade. Este é o propósito Dele para a sua vida aqui na terra e você pode cumpri-lo através de práticas que o identificam como um seguidor de JESUS: Orar, crescer na leitura diária da Bíblia, adorar a Deus em comunidade com o Seu povo; obedecer a Deus, falar aos outros sobre JESUS e servi-Lo com sua vida. Faça parte hoje mesmo deste plano maravilhoso e compartilhe com outros este privilégio, “para que possais andar de maneira digna do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda a boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus” (Cl 1:10).

Marcado sob

Programações

Blog do MiR PBS