Itens filtrados por data: Janeiro 2017

Segunda, 20 Fevereiro 2017 00:00

O Incomparável Amor de Deus

Texto:    Efésios 3:17-19

INTRODUÇÃO:

Muitas vezes, nossa religiosidade é fruto de medos, desejos ou trocas. Muitos temem a Deus, mas não o amam nem reconhecem o Seu amor. Outros têm, em Deus, uma fonte que realiza seus desejos, mas também não o amam e nem compreendem o Seu amor. Quantas vezes somos conduzidos e exortados a nos render a Deus e ao Seu propósito e planos? À medida que nos aproximamos mais e mais de Deus através da oração e da Sua Palavra, passamos a conhecê-lo mais e, assim, recebemos da Sua natureza e do Seu caráter Santo e por isso o amamos cada vez mais (Oséias 6:3).

1.  O AMOR DE DEUS POR NÓS.

O amor de Deus por nós é verdadeiro (Rm 5:8). Não esconde segundas intenções, nem age com hipocrisia. É sempre sincero e honesto. Você poderia encontrar alguém que lhe ama assim? Pois o nosso Deus é assim: Ele nos ama e está sempre pronto a nos acolher. Podemos contar com Ele a qualquer momento e em qualquer circunstância, mesmo quando estamos certos ou não. Contanto que O busquemos, Ele está sempre conosco para nos guiar, nos ajudar e a nos levantar nas nossas fraquezas.

2.   DEUS NUNCA DESISTE DE NÓS.

O amor de Deus por nós é tão grande que Ele entregou o Seu único Filho para  sofrer por nós na cruz até o último segundo de sua vida,  derramando a última gota de sangue. Portanto, cada vez mais, procuremos agradar e temer ao Senhor, reconhecendo nossas falhas (1Jo 1:9) e esperar no Seu amor e misericórdia (Sl.147:11). Por isso, quando vier à nossa mente pensamentos contrários para tentar nos desanimar ou desistir, precisamos lembrar que Deus é Fiel para nos sustentar e guardar (Sl. 121:7) Há duas coisas que a Bíblia diz que excede o nosso entendimento; a paz de Deus, Fl 4:7, e o amor de Deus. Ef 3:19 

CONCLUSÃO:

O amor de Deus nos constrange e nos inspira a cumprir a nossa missão, falando d’Ele para as pessoas, conduzindo-as ao Seu Reino. Esse tão grande amor faz brotar, em nosso coração o desejo de amá-lo cada vez mais. O Maior mandamento é amar a Deus de todo o nosso coração, de toda nossa alma e de todas as nossas forças, Quando amamos a Deus também amamos nosso próximo, esposa, filhos, e assim cumprimos o maior de todos os mandamentos.

Publicado em Células
Segunda, 13 Fevereiro 2017 00:00

As chaves da Revelação – Parte Final

Texto:    Mc. 14:66-72  

INTRODUÇÃO:

“Sem fé é impossível agradar a Deus”. Assim diz a Palavra em Hebreus 11.6. Um dos alvos do inimigo é desfalecer a nossa fé, pois, sem a fé, permanece a dúvida. Depois de ter perdido o entendimento da revelação, Pedro se tornou uma “pedra de tropeço”. Ele começou a duvidar sobre Jesus, seus planos e ideais. Nós estamos firmados na Rocha da Revelação. Mediante a nossa fé em Jesus, não seremos jamais “pedra de tropeço” para Deus nem para o nosso próximo. Qual foi o próximo passo de Pedro depois de ter perdido a revelação? Negar Jesus.

1. PROTEGENDO A MENTE E OS PENSAMENTOS.

Pedro, ao negar o Mestre, estava exercendo a mentira: “não conheço esse homem de quem falais” (Mat. 26.74-75).  Tudo aconteceu devido aos pensamentos de desconfiança e aos sentimentos de uma alma sob influência estranha. Ele se tornou vulnerável como uma “cana”. Todas as vezes que deixamos de praticar a Palavra de Deus, abrimos portas para o pecado e conseqüentemente estamos negando o Autor da Vida. Aquele que conhece a Deus, não vive a Palavra e não cumpre os mandamentos do Senhor,  torna-se um mentiroso (1 Jo 2.4,10). Três coisas Pedro negou: o chamado, a cobertura (o líder) e a visão (projeto do futuro).

2.  ARREPENDIMENTO E LIBERTAÇÃO.

Pedro se tornou o alvo do inimigo que visava àquele que tinha a revelação, as chaves e as promessas. Pedro estava com a alma fragilizada, a fé abalada e oprimido pelas investidas de satanás que planejava impedir o plano da salvação através do Messias. Resultado: Negou que conhecia Jesus. Não podemos deixar os nossos pensamentos serem manipulados por sentimentos estranhos e que não são do agrado de Deus. Ele conhece a nossa mente, o nosso sentar e levantar e, de longe, entende os nossos pensamentos (Sl. 139.2), portanto, devemos entregar ao Senhor esta parte do nosso ser onde o inimigo promove as suas guerras – a mente. “Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em Ti; porque ele confia em Ti” (Is. 26.3).

3.  UMA PEDRA COM REVELAÇÃO.

“Neste instante o galo cantou pela segunda vez. E Pedro lembrou-se da palavra que lhe dissera Jesus: Antes que o galo cante duas vezes, três vezes me negarás. E caindo em si, começou a chorar” (Mc. 14.72).

Pedro estava fora de si. Ele estava controlado por sentimentos e pensamentos sem fundamento de fé, mas com desconfiança e dúvida. Na verdade, não era Pedro, era satanás que o influenciava. Quando ele estava fora de si, não conseguia chorar, mas, ao abrir o entendimento para as palavras do Mestre, entrou em choro de arrependimento e de mudança. É isso que Deus espera de cada um de nós: Arrependimento e mudança, isto é, retorno à presença do Pai, para que aconteça a cura e a libertação.

CONCLUSÃO:

A Bíblia nos fala assim: “Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao Senhor, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar” (Is. 55.7).

Publicado em Células
Terça, 07 Fevereiro 2017 00:00

As Chaves da Revelação – Parte 2

Texto:    Mat. 16:21-23  

INTRODUÇÃO

A Bíblia nos ensina que “sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida” (Pv. 4:23). Coração fala de alma, sentimentos e da mente. A mente constitui o campo de batalha com o inimigo, onde são travadas as guerras espirituais. Pedro tornou-se alvo de satanás, porque ele tinha as chaves para fechar as portas do inimigo. Hoje, também, Deus nos entrega chaves para com elas fecharmos as portas por onde o destruidor possa nos atacar com seus dardos inflamados. Precisamos vigiar e abrir os nossos olhos para não sermos surpreendidos pelas astutas ciladas do diabo. Tomar o capacete da salvação que protege a nossa mente contra as investidas do inimigo.

1.  O QUE ACONTECEU COM A REVELAÇÃO. 

Revelação não é pensamento. Pensamento se cria, revelação se recebe. Depois da revelação que Pedro recebeu de Deus (“tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja…”), a sua mente recebeu uma visitação estranha que o colocou debaixo da influência do opositor da revelação: satanás (Mat. 16:22-23). Aquele que tinha a revelação, agora está sem entendimento. O inimigo achou lugar em Pedro. Esta era a sua meta desde o princípio. Ele sempre quer desfazer os decretos e as promessas que Deus libera sobre nós. Pedro permitiu sua mente ser atingida e seus pensamentos serem comprometidos pelos intentos de satanás, cujo objetivo era peneirá-lo como trigo (Lc. 22:31-32). Como fica o trigo  na peneira? De lá pra cá, sendo jogado de um lado para outro, sem direção. Dessa forma Satanás queria fazer com Pedro.

2.   PROTEGENDO NOSSOS PENSAMENTOS.

Pedro deixou de ter a compreensão de Deus para ter a de homens. Precisamos proteger nossa mente contra os pensamentos desordenados e resistentes à revelação que Deus está dando à sua igreja, a fim de cumprir as suas promessas. Pedro voltou a ser Simão por causa dos seus pensamentos. Esta é a estratégia do inimigo: capturar seus pensamentos, fazendo-os ficarem confusos, resistentes, e oponentes à obra de Deus. A situação ficou tão grave na mente de Pedro, que Jesus disse: “quando te converteres fortaleça teus irmãos” (Lc.22:32). Só quem tem pensamentos convertidos pode fortalecer seu irmão porque, se não for assim, vai contaminar e ficar enfraquecido pelos pensamentos de resistência. Tire a sua mente da peneira de satanás e permita que ela seja transformada para que possa experimentar a agradável e perfeita vontade de Deus  (Rm. 12:2). 

CONCLUSÃO

Satanás significa aquele que se opõe e resiste. Ele resiste e combate contra os planos de Deus. Mas Deus nos levantou como “Pedros” (pedaços de uma pedra maior) para recebermos as chaves do céu e não como “Simãos” (cana), que fica a mercê dos ventos e é levado de uma parte para outra. Jesus é a nossa Rocha. Firmados n’Ele jamais seremos confundidos nem abalados.


Publicado em Células

MiR PARAUAPEBAS

Blog do MiR PARAUAPEBAS