Itens filtrados por data: Fevereiro 2017

Segunda, 27 Março 2017 00:00

A Importância da Comunhão

Texto: “Oh! Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos! É como o óleo precioso sobre a cabeça, o qual desce para a barba, a barba de Arão, e desce para a gola de suas vestes. É como o orvalho do Hermom, que desce sobre os montes de Sião. Ali, ordena o SENHOR a sua bênção e a vida para sempre.” (Sl. 133).

Introdução: Temos a necessidade de vivermos unidos uns aos outros, porque só podemos ser edificados e abençoados se permanecermos juntos como um só corpo, “pois, ali o Senhor ordena a sua benção e a vida para sempre”.

1) Vantagens de se viver em comunhão:
Somos protegidos - (Ec. 4:9-12).
Somos edificados mutuamente, isto é, uns aos outros - (Cl 3.16).
Somos fortalecidos pelo Espírito Santo – (At 4:32)

2) Desvantagens de não se viver em comunhão:
Vivemos desprotegidos e sem cobertura  – At 5:1-2
Corremos o perigo de cair e não conseguir nos levantar – (Ec 4.10).
 

3) Como manter-se em comunhão?
Unido a Deus através de Cristo. Este é o princípio espiritual de toda comunhão – (1 Jo 1. 5-7).
Unido à igreja, que é o corpo vivo de Cristo na terra, do qual ele é o cabeça – (Ef 1. 20-23).
Manter-se regularmente envolvido com os ministérios da igreja e sua visão, (GANHAR, CONSOLIDAR, DISCIPULAR E ENVIAR).

 


Conclusão:

Você se encontra em comunhão com Deus e com a igreja?
Se alguém não está em comunhão com a igreja, pode estar em comunhão com Deus?
Você se sente de fato envolvido e protegido no corpo de Cristo (igreja)?

 

 

Publicado em Células
Segunda, 20 Março 2017 00:00

A MELHOR PARTE

Texto: Lucas 10:38-42

Introdução: Você tem vivido agitado de um lado para o outro, correndo atrás de muitas coisas? Ou tem vivido uma vida tranquila e abençoada aos pés de Jesus?

Lembre-se de que, ouvir a Jesus é a melhor coisa que existe. Por isso, aquiete-se porque Ele deseja falar com você.

 

1) O RETRATO DE MARTA: UMA VIDA SEM DIREÇÃO
a - Estava agitada ocupada em muitos serviços V.40
b - Preocupada com muitas coisas - v.41
c - Estava nervosa com a atitude de sua irmã Maria - v.40

 

2) O RETRATO DE MARIA: UMA VIDA TRANQÜILA E EQUILIBRADA
a - Priorizou a pessoa de Jesus acima dos afazeres do dia a dia - Lucas 10:40
b - Buscou os seus ensinamentos – Lucas -10:39
c - Prostrou-se aos seus pés numa atitude de adoração e humildade.
d - Não se preocupou com as críticas da sua irmã - v.40
e - Recebeu a melhor parte - v.42; Salmo 1

 

 

3) DOS DOIS EXEMPLOS CITADOS, QUAL DELES MAIS RETRATA SUA VIDA HOJE? Mt 6:25-34
a - Vale a pena viver uma vida de agitação?
b - Vale a pena viver uma vida sem os ensinamentos de Jesus?
c - Vale a pena viver preocupado (a) com muitas coisas?
d - Vale a pena viver nervoso e irritado (a) com as pessoas?

 

Conclusão: “Não Ter tempo para Deus, é viver perdendo tempo.” Por isso, peça a Deus para que te ajude a colocar o exemplo de Maria em prática em sua vida e passe a escolher a melhor parte, “Viver aos pés de Jesus.”

“E Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada” - Lucas 10.42 

 

 

 

 

 

 

 

Publicado em Células

Texto:    João 15:15  Tiago 4:8

INTRODUÇÃO

“Tenho-vos chamado amigos” (João 15:15). “Achegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações.” ( Tiago 4.8).

1. EDIFICANDO A AMIZADE COM TRANSPARÊNCIA.

Para ser amigo de Deus, você deve ser sincero com ele e dividir seus verdadei­ros sentimentos, e não o que você pensa que deveria sentir ou dizer.

É provável que você precise confessar alguma raiva ou ressenti­mento escondido em relação a Deus em certas áreas de sua vida, nas quais você se sentiu decepcionado. Até que tenhamos amadurecido o suficiente para compreender que Deus usa todas as coisas para o nosso bem, abrigamos ressentimentos em relação a Deus por causa de nossa aparência, formação, orações não respondidas, mágoas do passado e outras coisas que, se nós pudéssemos, mudaríamos. As pessoas, frequentemente culpam a Deus por mágoas provocadas por outras pessoas. Isso cria o que William Backus cha­ma de “seus problemas ocultos com Deus”.

A amargura é a maior de todas as barreiras para a amizade com Deus. Mas, liberar-se de seus ressentimentos de revolta e confessar a Deus seus sentimentos é o primeiro passo para a cura. Do mesmo modo que tantas pessoas na Bíblia fizeram, diga a Deus exatamente como você se sente (Jó 7.17-21).

2. BUSCANDO A HONESTIDADE SINCERA COM DEUS.

Para nos instruir na honestidade sincera, Deus nos deu o livro de Sal­mos, um manual de adoração, cheio de discursos descontrolados, delírios, dúvidas, medos, ressentimen­tos e sofrimentos intensos do homem, combinados com ação de graças, louvores e declarações de fé. Todas as emoções possíveis estão catalogadas no livro de Salmos. Quando você lê as confissões emocionadas de Davi e de outros, percebe que é assim que Deus quer que você o adore: sem reter absolutamente nada do que sente. Você pode orar como Davi: Derramo diante dele as minhas queixas e conto-lhe to­dos os meus aborrecimentos. Estou totalmente abatido” (Sl 142.20).

CONCLUSÃO:

É animador saber que todos os amigos íntimos de Deus, Moisés, Davi, Abraão, Jó e outros, tiveram acessos de dúvidas. Mas, em vez de mascarar seus receios com frases feitas, eles os expressaram a Deus, de forma sin­cera e aberta. Expressar as dúvidas, às vezes, é o primei­ro passo em direção ao próximo nível de intimidade com Deus.

 

Publicado em Células
Domingo, 05 Março 2017 00:00

Desenvolvendo a Amizade com Deus

Texto:    João 15:15  Tiago 4:8

INTRODUÇÃO

“Jesus nos chama de amigos” (João 15:15). “Achegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações.” ( Tiago 4.8).

1. ESCOLHENDO ESTAR MAIS PERTO DE DEUS.

A exemplo de qualquer amizade, você deve se esforçar para desen­volver sua amizade com Deus. Isso não acontecerá por acidente. É necessário querer, ter tempo e disposição. Você está tão perto de Deus quanto escolher estar. Se você deseja ter intimidade com Deus, deve aprender a partilhar de forma honesta com ele os seus sentimentos, ter confiança quando Ele lhe pedir para fazer algo, aprender a se importar com aquilo com que Ele se importa, e desejar sua amizade mais do que qualquer outra coisa.

2. SER SINCERO PARA COM DEUS.

O primeiro elemento fun­damental de uma amizade mais profunda com Deus é ser absoluta­mente sincero a respeito de suas falhas e sentimentos. Deus não espera que você seja perfeito, mas insiste em que você seja absoluta­mente sincero. Nenhum dos amigos de Deus que aparecem na Bíblia era perfeito. Se a perfeição fosse um requisito para a amizade com Deus, jamais poderíamos ser seus amigos. Felizmente, em virtude da graça de Deus, Jesus é amigo dos pecadores (Mt 10.19).Na Bíblia, os amigos de Deus foram sinceros sobre seus sentimen­tos; frequentemente reclamando, criticando, acusando e discutindo com seu Criador. Deus, entretanto, não parecia se aborrecer com sua franqueza; na verdade, ele a incentivava. Deus permitiu que Abraão o questionasse e desafiasse a respeito da destruição de Sodoma. Abraão importunou a Deus sobre o que seria necessário para poupar a cidade, negociando desde cinqüenta até somente dez pessoas justas. Deus também escutou pacientemente a Davi diante das muitas acusa­ções de injustiça, traição e abandono que ele sofreu. Deus não destruiu Jeremias quando ele reclamou solução para suas angústias. Jó pôde expressar sua amargura durante a provação, e no final Deus defendeu Jó por ser sincero e repreendeu os amigos de Jó por serem falsos. Deus lhes disse: “A minha ira se acendeu contra ti e contra os teus dois amigos, porque não dissestes de mim o que era reto, como o meu servo Jó” (Jó 42.7-8).

CONCLUSÃO:

O que poderia parecer audácia, Deus vê como autenticidade. Deus escuta as palavras exaltadas de seus filhos, porém, Ele se aborrece com as frases feitas, religiosas e previsíveis.

Publicado em Células

MiR PARAUAPEBAS

Blog do MiR PARAUAPEBAS