Itens filtrados por data: Abril 2019

Segunda, 27 Mai 2019 11:28

DEUS TEM UM PROPÓSITO PARA VOCÊ

TEXTO: Cl 1:9-12

 

 

INTRODUÇÃO:

Normalmente, a vida das pessoas se resume em trabalhar para sobreviver, formar uma família e se esforçar para proporcionar a ela um mínimo de conforto. Se tiver oportunidade, se divertir e aproveitar da melhor forma os prazeres que a vida pode proporcionar. Quando decidimos entregar nossa vida pra JESUS o viver ganha outra dinâmica, pois descobrimos que a vida é muito mais do que sobrevivência e prazeres passageiros, ela tem um propósito. Então reflita: O que JESUS espera de você? Como você pode servi-Lo? Como você pode ajudar a sua família e seus amigos a conhecê-Lo?

 

  1. DEUS NOS CRIOU COM UM PROPÓSITO. GN 1:26-31

Deus criou Adão e Eva com um propósito, mas eles desobedeceram e separaram-se do plano que Ele tinha para as suas vidas, o que afetou toda a humanidade. Mas Deus não desistiu e ainda procura um povo para viver dentro do Seu plano. Por isto enviou Jesus, para guiar este povo de volta ao Seu plano original.

 

  1. DEUS QUER PLANTAR A SEMENTE DO VERDADEIRO PROPÓSITO EM SUA VIDA. MC 4:3-8

DEUS é o semeador que semeia no coração das pessoas o verdadeiro propósito, e esta semente é a Sua Palavra. Vimos na leitura do texto que nem todas as sementes dão resultado, mas o problema não é a semente, é o solo, que representa o coração. Se como boa terra você abrigar a Palavra de DEUS, ela dará fruto e o propósito Dele para sua vida será cumprido.

 

  1. DEUS LHE DEU UMA NOVA VIDA PARA QUE POSSA DAR FRUTO. LC 3:10-14

Quando a semente da Palavra de Deus é plantada no seu coração, começa a produzir mudanças que são necessárias para que a sua vida seja agradável a Deus. E isto vai além de construir uma casa, filhos ou um maravilhoso relacionamento conjugal. Estes frutos contribuirão para cumprimento do propósito de DEUS para toda a humanidade.

 

CONCLUSÃO:

Resumindo, JESUS não quer apenas salvar sua vida, Ele quer te fazer participante do maravilhoso projeto de expandir o Reino de DEUS e redimir a humanidade. Este é o propósito Dele para a sua vida aqui na terra e você pode cumpri-lo através de práticas que o identificam como um seguidor de JESUS: Orar, crescer na leitura diária da Bíblia, adorar a Deus em comunidade com o Seu povo; obedecer a Deus, falar aos outros sobre JESUS e servi-Lo com sua vida. Faça parte hoje mesmo deste plano maravilhoso e compartilhe com outros este privilégio, “para que possais andar de maneira digna do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda a boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus” (Cl 1:10).

Publicado em Células
Segunda, 20 Mai 2019 09:29

UM NOVO RELACIONAMENTO COM DEUS

TEXTO: MT 6:5-8

 

INTRODUÇÃO:

Existem amizades que se tornam muito especiais, pessoas que assumem um lugar importante em nossa vida e participam de muitos momentos, recebendo confiança, respeito e amor. Você tem uma amizade especial assim? Se tiver, então deve saber que este nível foi alcançado não com favores ou presentes, estes até fizeram parte, mas as conversas foram essenciais para esta amizade crescer.

Como os cristãos, nosso relacionamento com Deus também precisa crescer. Ele já fez e está fazendo grandes coisas, mas nosso relacionamento Ele precisa continuar crescendo de forma pessoal, e isto só é possível através da oração e da leitura da Bíblia. É assim que conversamos com DEUS e crescemos no relacionamento com Ele.

 

  1. ORAÇÃO JR 33:3 / LC 11:1 / MT 6:5-13

Porque conversamos muito com grandes amigos? Porque eles têm vontade e paciência pra nos ouvir compartilhar das nossas alegrias e problemas. A Bíblia ensina que Deus, com Seu coração paciente e amoroso, quer nos ouvir e ajudar, Ele deseja que compartilhemos tudo com Ele. Nós podemos chegar a Deus livremente para contar nossos sonhos, alvos e também nossas necessidades. JESUS nos ensinou a melhor forma de fazer isto. Ele frequentemente ia a algum lugar sozinho para ter um tempo particular de oração com Deus.

 

  1. ORAR É ADORAR E DAR GRAÇAS. MT 6:9-13

Quando oramos estamos adorando a Deus, pois é na oração que reconhecemos a Sua grandeza e glória. Quando oramos estamos demonstrando gratidão, e isto está intimamente ligado à adoração. Jesus ensinou que os filhos de Deus devem ser gratos em oração por tudo quanto recebem: coisas materiais, amigos, família, trabalho, descanso e tudo mais que recebem diariamente das mãos de Deus.

 

 

  1. ORAR É CONFESSAR PECADOS E RECEBER PERDÃO DE DEUS. Mt 6:12 / MT 5:44,45

A palavra “pecado” refere-se a ações, palavras, pensamentos ou desejos que ignoram a lei de Deus. Quando pecamos O ofendemos e quebramos o relacionamento com Ele. Então, é necessário a pedir perdão em oração. Mas para que o perdão seja recebido na oração, Jesus colocou uma condição: devemos também perdoar. Nossa oração por perdão só é respondida quando também perdoamos aqueles que nos ofenderam.

 

CONCLUSÃO

Todo mundo precisa passar um tempo a sós com Deus para crescer no relacionamento com ELE. Comece hoje mesmo a separar um tempo diário para nutrir a sua vida com Oração e meditação na Palavra de DEUS. Isto se chama devocional. Descubra cada promessa de Deus para a sua vida, adore-O demonstrando gratidão, ore pelas suas necessidades e as de outros, confesse os seus pecados e peça perdão. Se assim você fizer, experimentará uma profunda amizade com DEUS e receberá Dele sabedoria, força e poder para viver uma vida abundante.

 

Publicado em Células
Segunda, 13 Mai 2019 14:33

UMA NOVA CRIATURA

TEXTO: 2 Co 5:17-18

 

INTRODUÇÃO:

Quando recebemos a CRISTO em nosso coração como Senhor e Salvador, um grande milagre acontece: TUDO SE TORNA NOVO. Isto mesmo! Tornamo-nos novas criaturas e todos os erros e pecados cometidos ficam pra trás. O estudo de hoje vai te ajudar a compreender a nova vida que Cristo dá e como ter uma vida completamente nova.

 

  1. NA NOVA VIDA VOCÊ É UMA NOVA CRIATURA - 2 CO 5:17-18 / JO 1:12

De acordo com 2 Co 5:17,18, quando alguém está em CRISTO se torna uma nova criatura.

  1. Todas as “coisas velhas” da sua vida vão embora.
  2. Deus faz coisas novas, tudo novo na sua vida.
  3. NA NOVA VIDA VOCÊ TEM UMA NOVA SEGURANÇA - JO 14:23/1 JO 5:13

Quando você convida a CRISTO para morar em seu coração, você já não está mais sozinho.

  1. O Pai celestial e Seu Filho JESUS habitarão em seu coração.
  2. De acordo com I Jo 5:13, você pode ter a certeza da vida eterna no Filho de DEUS.
  3. NA NOVA VIDA VOCÊ DESFRUTA DE NOVOS RELACIONAMENTOS – JO 14:15/ JO 15:11-16

A vida cristã não é solitária. Mesmo se amigos te abandonarem por sua decisão, você nunca ficará sozinho.

  1. O Pai já enviou o Espírito Santo para estar sempre com os Seus filhos.
  2. Os cristãos são uma nova família em Deus que caminharão com você.
  3. NA NOVA VIDA VOCÊ EXPERIMENTA UM NOVO CRESCIMENTO – LC 14:25-33

Ao receber a Cristo, O Espírito Santo guia seus passos em um novo crescimento como seguidor de JESUS.

  1. Há um preço por ser um seguidor de Cristo, mas a recompensa valerá a pena.
  2. É necessário deixar muitas coisas no presente, mas seu futuro estará nas mãos de DEUS, eternamente.

 

CONCLUSÃO:

Este é o desejo de muitas pessoas: COMEÇAR TUDO DE NOVO. Aprendemos hoje que isto é possível. Você já convidou a JESUS para morar em seu coração? Já decidiu tornar-se Seu seguidor e espalhar a notícia que em JESUS podemos ser novas criaturas? Se você ainda não tomou esta decisão, não perca mais tempo.

 

 

Publicado em Células
Terça, 07 Mai 2019 08:32

Voltando para Deus

Texto:    Oséias 14:1-2

 “Há um caminho que o ao homem parece direito, mas o fim dele conduz a morte” (Pv. 14:12).

INTRODUÇÃO:

Existem muitos caminhos na vida, mas nem todos levam a Deus. Muitas vezes quando uma pessoa escolhe um caminho ela pensa que está na rota certa, mas o fim revela o contrário. Houve um investimento de tempo e esforço, por isso hoje muitas pessoas no mundo estão cansadas, desistidas e enganadas.

1.   O CONVITE DE DEUS.

Deus é o Senhor Todo Poderoso. Ele conhece todas as coisas e está presente em todo lugar. Não há outra pessoa que possa contribuir com a felicidade do homem mais do que Deus. Não só por Ele ser o Criador, mas também por ser o mais interessado em nos ajudar, porque Ele nos ama e não desiste de nós! Ele faz o convite para você voltar para Ele. Está escrito: “todos nós andávamos desgarrados como ovelhas, cada um se desviava pelo seu caminho…” (Is. 53:6). A chamada é “Volta, ó Israel, para o Senhor teu Deus”. Não foi Deus que se afastou do homem, mas o homem de Deus. Deus está disposto a reatar o relacionamento quebrado. Este convite já foi feito muitas vezes. Em toda a Bíblia Deus está chamando o homem a voltar-se para Ele: “Voltai para mim, diz o Senhor dos Exércitos, e eu voltarei para vós.” (Zc 1:3). O pecado é fruto de uma má escolha. Quando o homem peca, fazendo algo que o prejudicará de alguma maneira, é porque ele decidiu andar por esta rota (Rm 6:23). Porém, assim como o homem pode escolher a morte, ele pode também decidir pela vida.  A vida está em Deus!

2. COMO VOLTAR PARA DEUS.

“Tomai convosco palavras e convertei-vos ao Senhor.” O que significa isto? Que palavras são essa de que fala o profeta Oséias? São as palavras de confissão. Quando alguém confessa seu pecado a Deus está assumindo a responsabilidade do erro. É justamente o que Deus espera de nós. Ele deseja que sejamos sinceros e verdadeiros. Se errarmos, não vamos culpar os outros nem tão pouco esconder os fatos. Vamos admitir.

Ao confessarmos nossos pecados, Deus entra em ação para nos perdoar. Sabendo que nenhum homem tem o poder para pecar e manter-se com vida. Deus, através da nossa confissão remove a condenação do pecado. Só Deus tem o poder para isto! A Bíblia diz: “o que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia” (Pv. 28:13). O que devemos fazer? Confessar os nossos pecados para Deus. Confissão é benção! Existe, também, outra confissão que é necessário fazer: Confessar que Jesus é o Senhor e Salvador das nossas almas!

CONCLUSÃO:

Após voltarmos para Deus devemos oferecer sacrifícios de louvor por causa do seu grande amor por nós. Ele nos perdoou e nos aceitou. “Pois estávamos desgarrados como ovelhas, mas agora voltastes ao Pastor e Bispo das vossas almas” (1 Pe. 2.25).

Publicado em Células

MiR PARAUAPEBAS

Blog do MiR PARAUAPEBAS