MiR PBS - Estudos de Célula
Segunda, 26 Agosto 2019 16:29

DEUS AINDA FAZ MILAGRES

Texto:  Marcos 10:27

 

INTRODUÇÃO

A Bíblia nos relata como Deus usou os milagres para que o povo acreditasse n’Ele. Primeiro utilizou a vara que Moisés tinha em suas mãos, convertendo-a em uma serpente (Ex 4:2-4). Depois, ainda com Moisés, utilizou a sua mão que, ao pedir para metê-la no seu peito, ficou leprosa e, em seguida, tornando a fazer o mesmo gesto, sua mão ficou curada, tornando-se como sua outra mão (Ex 4:6-7). Deus já tinha dito a Moisés que, se o Faraó não acreditasse em suas palavras, iriam acreditar pelos milagres. Há momentos em que as palavras não são suficientes. Precisamos de um milagre e o nosso Deus é Deus de milagres!

1.    NOSSA CURA ESTÁ EM JESUS

A doença veio como consequência do pecado na vida do homem, mas a Palavra de Deus nos ensina que Jesus “verdadeiramente tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si e pelas suas pisaduras fomos sarados” (Isaías 53:4-5). Por essa razão, a enfermidade não deve controlar nem limitar nossa vida. Depois que Jesus ressuscitou dentre os mortos, disse aos seus discípulos: “e estes sinais seguirão aos que creem: em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas” (Marcos 16:17). Isto significa que, cada vez que usarmos o nome de Jesus, Ele se fará presente, respaldando Seu poderoso Nome.

2.    O NOME MAIS PODEROSO

O nome de Jesus é poderoso sobre todo nome: “pelo que também Deus o exaltou soberanamente e lhe deu o nome que está sobre todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus e na terra e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.” (Filipenses 2:9-11).

Quando a doença ataca uma pessoa, sua mente é bombardeada com todo tipo de pensamentos negativos, pois a meta do inimigo é enfraquecer a nossa fé em Deus para que nos sintamos fracassados. A nossa fé precisa ser alimentada diariamente pela Palavra de Deus. Algumas doenças são denominadas de “incuráveis”. Mas nosso Deus é Deus de milagres e está pronto para trazer a cura a todos que buscam, em fé, ser lavados pelo Sangue do Cordeiro.


CONCLUSÃO

Devemos colocar Jesus e Sua obra redentora como o centro da nossa vida. Jesus, com Sua obra redentora na cruz já levou os nossos pecados, dores e transgressões e “pelas suas pisaduras fomos sarados” (Is 53:5). O milagre está condicionado à fé, à obediência e à Palavra de Deus. Porém, o maior milagre que o homem pode experimentar da parte de Deus, é a salvação em Cristo Jesus. Portanto, não deixe que o sacrifício D’ele por você tenha sido em vão, e o aceite hoje como seu Salvador e Senhor!

Publicado em Células
Segunda, 19 Agosto 2019 11:16

SOMOS FEITURA DE DEUS

Texto: Rm 5:1-5

 

INTRODUÇÃO

O que tinha Deus em mente quando decidiu criar o homem? Esta pode ser a intrigante pergunta de muitos, diante da maneira como se comporta o ser humano. Mas não fica nenhuma dúvida de que Ele visualizou um ser que pudesse reproduzir Seu caráter e Sua vontade. Por essa razão, soprou sobre suas narinas o espirito de vida. Assim como Deus domina nos céus, Ele quis que o homem dominasse em toda a Terra, exercendo sua autoridade sobre todas as coisas.

1.   RECEBENDO A SEMENTE DE VIDA

Deus reproduz Seu caráter no ser humano “porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas” (Efésios 2:10). Deus nos projetou para que pudéssemos, acima de tudo, desfrutar de uma comunhão intima e permanente com Ele. A personalidade de Deus foi reproduzida no homem, mas, quando deu entrada ao pecado, a personalidade do homem foi mudada pela influência de forças adversas. Deus, em Sua infinita misericórdia, abriu um caminho novo, pois, através da fé na pessoa do Senhor Jesus Cristo, qualquer que o recebe, como Senhor e Salvador, apropria-se das Suas promessas e a semente de vida é novamente gerada em seu coração e, assim, passa a ser participante da natureza divina.

2.   A FÉ É PELO OUVIR A PALAVRA

A fé em Deus está acima dos sentidos humanos e nasce no coração através da Sua Palavra, “de sorte que a fé é pelo ouvir e o ouvir pela palavra de Deus” (Romanos 10:17). A fé na Palavra de Deus é como uma semente que, ao ser plantada no coração do homem, dará fruto para a vida eterna(Romanos 6:22).

Deus usa diferentes canais para que a fé chegue aos nossos corações. Ela pode nascer através da leitura da Bíblia, de uma pregação ou, simplesmente, do testemunho de alguém que, através da fé em Jesus teve a sua vida transformada. Assim, os olhos espirituais se abrem ao mundo espiritual, onde Cristo reina para que possamos ver e tomarmos posse das ricas bênçãos que nos esperam no maravilhoso mundo de Deus.


CONCLUSÃO

A fé é para o agora. A esperança é para o amanhã, conforme Romanos 5:5: “E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nosso coração pelo Espírito Santo que nos foi dado”.

Publicado em Células
Segunda, 12 Agosto 2019 09:03

Jesus me Transformou

Texto:   2 Coríntios 3:18 

INTRODUÇÃO

Levar o homem a buscar uma mudança de vida é o maior desejo do coração de Deus. Saiba que você, por si só, não conseguirá essa mudança. Só Jesus pode transformar a vida de um homem. Jesus é a verdade que transforma. O crescimento espiritual é o processo pelo qual substituímos as mentiras pelas verdades. Jesus fez a seguinte oração: “Santifica-os na verdade, a tua palavra é a verdade.” (João 17.17). 

1.  DEUS NOS AMOU PRIMEIRO (I João 4.19)

Deus nos amou desde o princípio, quando nos criou. O que temos que fazer é reconhecer isso. Quando aceitamos esta condição e nos rendemos a esse amor, somos salvos por Ele e recebemos o perdão dos nossos pecados, mediante nossa confissão real e arrependimento genuíno. Então passamos a nos purificar em todo o tempo, a reconhecer os nossos pecados e pedir perdão a Deus por meio de Jesus Cristo, nosso Mediador (Hb. 9.15). Assim vamos buscando, cada vez mais, a santidade, conforme nos diz a Palavra: “Portanto santificai-vos e sede santos, pois eu sou o Senhor vosso Deus” (Levítico 20.7). Para isso, o Espírito Santo nos ensina a usar a Palavra a fim de nos tornar semelhantes ao Filho de Deus.

2.  A PALAVRA DE DEUS É VIDA (Romanos 6:23)

Para tornar semelhantes a Jesus, devemos preencher nossa vida com a Palavra, pois, por meio dela, fomos regenerados “não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a palavra de Deus, viva e que permanece para sempre” (1Pedro 1:23). A Palavra de Deus é diferente de qualquer outra, pois ela é, conforme disse Jesus, “espírito e vida” (João 6:63). Não podemos viver sem a Palavra de Deus. Ela é o alimento espiritual do qual devemos nos fortalecer para cumprirmos o Seu propósito. Devemos impregnar nossa mente com seus ensinamentos, de forma que o Espírito Santo possa nos transformar com a verdade. As bênçãos de Deus provêm da obediência à verdade, não apenas por conhecê-la, mas, também, por praticá-la (Mateus 7:24).


CONCLUSÃO

A Palavra de Deus é a Verdade, e somente essa Verdade é capaz de transformar, por completo, a vida do homem. Se você deseja ser transformado pela Palavra de Deus, tome, hoje mesmo, a decisão de receber Jesus no seu coração. Ele é a verdade que transforma e nos conduz à vida eterna. “E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” (João 8:32). Declare agora: Jesus me transformou!

Publicado em Células
Segunda, 05 Agosto 2019 08:35

Casa Favorita

Texto:   1Co 3:16-17; 6:19-20 

INTRODUÇÃO

A Bíblia diz que nós somos o templo do Espírito Santo de Deus. Isso significa que o próprio Deus, na pessoa do Espírito Santo, habita em nós. Precisamos entender, com muito temor, o que isso representa para nossa vida: Deus faz do nosso corpo a Sua Casa Favorita. 

1.  SOMOS TEMPLO DO ESPIRITO SANTO

A verdade de que somos realmente o templo do Espírito Santo de Deus, nos leva, primeiramente, para a forma como Deus manifesta a Sua presença na nossa vida cotidiana, o que implica vivermos em santidade diante do Senhor. A Palavra de Deus nos ensina a sermos santos e a preservar a santidade em nosso corpo. Para isso, precisamos matar as obras da carne que são manifestas, gerando o pecado “as quais são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissenções, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias…” E, os “que cometem tais coisas, não herdarão o Reino de Deus”. (Gl 5:19-21). Isso deve ser um processo contínuo e diário que devemos colocar em prática. Não tem como preservar a presença de Deus em nossas vidas se não alimentarmos nosso espírito com a Palavra de Deus e com as coisas espirituais. Alimentar o nosso espírito é algo essencial para mantermos uma vida de intimidade e comunhão com o Senhor. À medida que nos relacionamos com Deus, o pecado e as concupiscências vão sendo mortificados. Devemos ter uma luta diária e um esforço constante da nossa parte em manter o nosso “espírito, alma e corpo, plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda do nosso Senhor Jesus Cristo” (1Tessalonicenses 5:23).

2.    SOMOS DO ESPÍRITO SANTO

O Templo era o local onde a presença de Deus habitava, no sentido de que Ele se manifestava, de tal forma, que todo o templo enchia-se com a nuvem da Sua Glória, “e não podiam ter-se em pé os sacerdotes para ministrar, por causa da nuvem, porque a glória do Senhor enchera a Casa do Senhor” (1Reis 8:10,11). Com a vinda de Jesus e o advento da nova aliança, bem como a descida do Espírito Santo, no Pentecostes (Atos 2:1-4), Deus passou a habitar no homem através do seu Espírito. “Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?” (1Co 6:19). Em Tiago 4:5, o Apóstolo nos alertando sobre os perigos de ser amigo do mundo o que consequentemente nos leva aos prazeres passageiros da carne, diz que, o Espírito Santos tem ciúme de nós. Que privilégio, só quem não se dá conta disso vive uma vida sem o cuidado de agradar a Deus.


CONCLUSÃO

Procuremos ser cheios do Espírito Santo todos os dias da nossa vida. Guardar-se de pecar é a melhor forma. O pecado costuma entrar pelas brechas que abrimos em nossas vidas. Um corpo que é templo do Espírito Santo não pode deixar-se contaminar por coisas profanas e que entristecem o coração do Senhor. Devemos, portanto, fazer a nossa parte, porque o nosso corpo é a Casa Favorita do Espírito Santo!

 

Publicado em Células

Programações

Blog do MiR PBS