Itens filtrados por data: Janeiro 2021

Segunda, 22 Fevereiro 2021 11:55

FRUTIFICAI

 Texto: João 15.1-6

INTRODUÇÃO

Um ramo frutífero é um ramo abundante em frutos, que se derrama em frutos e alegra o coração do lavrador ao ver a recompensa do seu trabalho. O fruto é, portanto, o resultado de um planejamento, de um preparo, de investimento, de cuidado, de amor. A época de colheitas é uma época de alegria em que os lavradores buscam seus cestos para enchê-los de frutos, uma vez que se dedicaram e investiram esforços para então colhê-los. A Bíblia diz que Deus é o Lavrador, Jesus é a videira e nós, seus discípulos, somos os ramos. Isso significa que há uma equipe trabalhando no cultivo da VINHA DO SENHOR. Desde o início da Criação podemos observar que Deus não trabalha sozinho, Ele trabalha em equipe (Gn 1.26). Veremos como se processa esse trabalho:  

1. DEUS É O LAVRADOR.  Jo 15.1 Nesse texto, Jesus diz: “Meu Pai é o lavrador”. A palavra lavrador significa aquele ‘que lavra a terra, que trabalha na lavoura, agricultor. A palavra “lavrar”, do lat. “laborare” quer dizer ‘ abrir sulcos na terra com arado, cultivar’. Enfim, o lavrador prepara a terra para o plantio e cultiva sua plantação. Conforme entendemos na Parábola do Semeador, o nosso coração é a terra que Deus prepara para o plantio da semente, que é a Sua Palavra.  Deus, o Lavrador, procura uma terra fértil para semear a Sua Palavra, isto é, uma terra adubada, fortalecida pelo Seu Poder, onde a Semente possa germinar crescer e frutificar. O Lavrador, além de preparar a terra, também limpa das pragas e poda os galhos secos dos arbustos para que estes se renovem e deem mais frutos. 

 

  1. JESUS É A VIDEIRA. Jo 15:1Jesus nos diz:Eu sou a videira verdadeira…”A videira, também chamada parreira, é uma planta trepadeira cultivada no mundo inteiro por seus deliciosos frutos, as uvas, dispostas em cachos que fermentam com facilidade originando o vinho. A videira, para que dê uma excelente qualidade de frutos, precisa ser bem cultivada e estar limpa de todas as pragas. Para darmos frutos de excelente qualidade para o Senhor, precisamos estar com o nosso coração limpo dos pecados e a nossa alma restaurada. Jesus é Santo e, por essa razão, somos santificados na verdade (Jo 17:19). 
  2. NÓS SOMOS OS RAMOS DA VIDEIRA. Jo 15:5Os ramos de uma planta ou as varas são a parte do vegetal que frutifica. Jesus declara assim:Toda vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto”. Deus, o Lavrador, nos limpa através da Sua Palavra. Jesus disse aos discípulos que estavam com Ele: “Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado” (J0 15.3). Aqueles que permanecem na Presença de Deus, ouvindo e guardando a Sua Palavra, estão sendo limpos, pois estão passando pela lavagem das águas do Espírito Santo (Tt 3.5) Quando já estamos limpos pela Palavra, devemos ter cuidado para não nos contaminar, voltando ao pecado.

CONCLUSÃO:

 Nós, como ramos da Videira, isto é discípulos de Jesus, fazemos parte da Sua equipe de trabalho. Sejamos como membros ativos da equipe de Deus. Deus conhece cada coração e não permite engano na Sua Casa. Portanto, sejamos ramos frutíferos, trazendo outras pessoas para também se tornarem ramos frutíferos na Vinha de Deus. Amém!

Publicado em Células
Segunda, 15 Fevereiro 2021 19:22

COLHENDO A CEM POR UM - Parte 1

Texto:

“E semeou Isaque naquela mesma terra, e colheu naquele mesmo ano cem por um, essa foi a medida, porque o Senhor o abençoava.” (Gênesis 26:12)

 

INTRODUÇÃO:

Não tem como ser fiel e não ser abençoado, porque é promessa do Pai. Existe uma bênção de milagre para quem honra a Deus. A todos os que são fiéis a Deus, o Senhor traz a recompensa.

As privações e provações fazem parte da formação dos discípulos, principalmente dos que querem e têm pressa de crescer em Deus. Jesus disse: “No mundo, você vai passar por muitas provas, mas Eu lhe darei o Meu bom ânimo e você vencerá essa batalha.” (João 16:33)

 

1 – A MAIOR DAS CRISES

A maior crise agora não é financeira, é a crise da fé. Existem pessoas que estão bem financeiramente e outras não. E a verdade é que muitos foram abalados no seu sistema de crenças, e estão fracassando. Tenha bom ânimo! Deus vai mudar a sua sorte. Ele é Fiel! Os que estão alimentando sua fé estão galgando vitórias; acumulando experiências novas e vivendo o novo de Deus. Deus está suprindo todas as suas necessidades físicas, emocionais e espirituais. Vamos conversar sobre a vida de um homem que foi suprido por Deus física, emocional e espiritualmente: Isaque.

 

2 – QUEM ERA ISAQUE?

  • Isaque foi o filho da promessa; nasceu de um milagre. Deus disse que ele iria nascer; era uma materialização da vontade de Deus.
    · Isaque significa: Alegria, sorriso, felicidade.

Mesmo que as circunstâncias dissessem o contrário, ele tinha certeza de que seria vencedor. Todas as vezes que alguém falava o nome Isaque, estava profetizando: Alegria!

A casa da fé estava triste, sem alegria e sem felicidade. E Deus disse a Abraão e Sara que eles teriam uma casa com alegria, com um sorriso novo e com felicidade. E mesmo que Sara pensasse ser impossível ainda ter prazer, Deus cumpriu Sua promessa. Assim será na sua vida, neste tempo de pandemia, Deus vai restituir o seu sorriso e a sua alegria.

Você sabe quantos ‘Isaques’ temos na Bíblia?! Somente UM, porque essa promessa é irrepetível. Foi um milagre!

Isaque foi diferente dos patriarcas. Marido de uma só mulher, apaixonado por sua casa, e teve filhos como resposta das suas orações. Uma alegria possuída em FÉ.

Isaque enfrentou uma guerra: Era seca na região. A terra estava rachada de tanta sequidão. E Isaque pediu a bênção de Abimeleque para plantar. Mas para que plantar, se não era o tempo? Só havia fome na terra.

Contudo, a bíblia diz que Isaque:
· Plantou;
· Plantou e colheu;
· Colheu a CEM por UM.

“E semeou Isaque naquela mesma terra, e colheu naquele mesmo ano cem por um, essa foi a medida, porque o Senhor o abençoava.” (Gênesis 26:12)


Continua...

 

Publicado em Células
Segunda, 08 Fevereiro 2021 16:46

VIVENDO DE ACORDO COM A VONTADE DE DEUS

Texto:  Mateus 6:9-10 e Salmos 40:8

INTRODUÇÃO

“Seja feita a tua vontade”. Se de todo coração declararmos ao Senhor estas palavras, seremos imbatíveis em todos os tipos de tentações, provações e adversidades, pois o Senhor nos dará o escape. Usando o poder dessas palavras, triunfaremos sobre o poder das trevas e encontraremos descanso e conforto para nossas almas. Nisso, o nosso Deus será glorificado.

2.  ENTENDENDO A VONTADE DE DEUS. 

Uma das coisas mais necessárias na nossa caminhada cristã é entender qual a vontade de Deus para nossas vidas. Sabemos que Ele tem o melhor para nós, mas, às vezes, não sabemos como tomar as decisões corretas e isso pode nos trazer sérias consequências. Talvez, para você seja angustiante tentar descobrir se é da vontade de Deus começar ou terminar um relacionamento, fazer este ou aquele curso na faculdade, sair ou ficar em tal emprego, fazer ou não aquele negócio etc. Para tudo isso, precisamos buscar a Deus, em oração, a fim de sabermos qual a Sua vontade. Vemos na Bíblia que a vontade de Deus está acima de qualquer situação ou vontade humana, por isso podemos confiar plenamente na Sua perfeita vontade, pois os Seus planos nunca serão frustrados (Jó 42:2). Tudo que devemos fazer é vivermos em obediência ao Senhor. Há momentos, em que realmente ficamos confusos e não conseguimos enxergar claramente a vontade de Deus. Por isso precisamos orar antes de tomar qualquer decisão. A oração faz com que nosso coração se alinhe ao de Deus e, assim, podemos conhecer qual a Sua vontade para nossos projetos e sonhos.

2.  A VONTADE DE DEUS REVELADA.

Na Bíblia, está revelada toda a vontade de Deus para cada área de nossas vidas. Ela é a fonte mais confiável de todas e é onde podemos ouvir a voz de Deus, pois ela foi inspirada pelo Espírito Santo e não por ideias humanas (2 Pedro 1:20-21 e 2 Timóteo 3:16). A Bíblia diz que a vontade de Deus é boa, perfeita e agradável. Mas, para experimentá-la precisamos renovar a nossa mente com a Sua Palavra (Rm 12:2) e agir conforme ela nos ensina. Assim, com o passar do tempo veremos que Deus fará todas as coisas cooperarem para o nosso bem. Portanto, saibamos esperar o Seu tempo, pois Ele sempre tem o melhor para nós.

 

 CONCLUSÃO:

Deus é perfeito em tudo que faz. Ele sabe exatamente do que precisamos para nos tornarmos pessoas melhores. Para vivermos a Sua vontade, às vezes será necessário abrirmos mão do nosso conforto, dos nossos planos e das nossas próprias vontades. Obediência é o primeiro passo para entendermos a perfeita vontade do Senhor.

Publicado em Células
Segunda, 01 Fevereiro 2021 16:07

O Primeiro e o Último

Texto:  Ap 22:13-14

INTRODUÇÃO

Na Ilha de Patmos, o apóstolo João teve a maior experiência da sua vida. Confinado naquela ilha, só lhe restava orar ao Senhor. Que o visitou dizendo: “’Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso”.  

1.  O SIGNIFICADO DE ALFA E ÔMEGA

Alfa e ômega são, respectivamente, a primeira e a última letra do alfabeto grego, que foi o idioma usado para escrever a parte da Bíblia conhecida como o Novo Testamento, onde está também o livro de Apocalipse ou o Livro da Revelação. As letras alfa e ômega, do alfabeto grego, nos ajuda bem a explicar que só Deus é “o princípio e o fim” (Apocalipse 21:6). Ele sempre foi e sempre será o Deus Todo-Poderoso, o único que existe “de eternidade a eternidade” (Salmos 90:2). Em outras palavras, a expressão “Alfa e Ômega” aponta para os atributos de Deus que transmite o significado de que Ele é o Senhor do passado, presente e futuro. É fácil perceber isso quando analisamos cada uma das vezes em que essa expressão ocorre no livro do Apocalipse. Assim, à luz das Escrituras, podemos entender a expressão “Alfa e Ômega”: Deus, como o Alfa, significa que Ele é o Criador de todas as coisas, é único que possui o conhecimento da origem de tudo que existe, e possui o poder e o controle de todas as coisas. Ele conduz a História do Universo e da Humanidade, segundo o Seu propósito.

2.  JESUS É O PRINCÍPIO E O FIM

Deus tem algo para nós a cada dia. Quando Ele diz: “Eu sou o Alfa e o Ômega”, está dizendo que Ele está no controle da nossa vida, desde o início até o fim. Conhecer o Senhor Jesus Cristo e recebê-lo em seu coração consiste na maior glória do ser humano. Muitas são as pessoas que o conhecem porque d’Ele ouvem falar, mas não decidem recebe-lo como Senhor e Salvador. Por isso, quando vêm as tribulações, não sabem como sair delas, pois, só crer que Ele existe não é suficiente para salvá-las. Jesus “é antes de todas as coisas. Nele tudo subsiste. Ele é a cabeça do corpo que é a Igreja. Ele é o princípio, o primogênito de entre os mortos para, em todas as coisas, ter a primazia, porque aprouve a Deus que, nele, residisse toda a plenitude e que, havendo feito a paz, pelo sangue da sua cruz, por meio dele, reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, quer sobre a terra, quer nos céus.” (Colossenses 1.17-20).

CONCLUSÃO

Jesus é o princípio e o fim, o primeiro e o último. Quando Ele disse a João: “Eu sou o Alfa e o Ômega”, disse-lhe logo em seguida: “o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim” (Apocalipse 22:13). Isso confirma a divindade de Jesus. Ele é Deus. Aqueles que assim creem e o recebem como Senhor e Salvador alcançam a Vida Eterna com Deus.

Publicado em Células

MiR PARAUAPEBAS

Blog do MiR PARAUAPEBAS