Itens filtrados por data: Março 2017

Segunda, 24 Abril 2017 00:00

Procedimentos do cristão Verdadeiro

Texto: 1 Pedro 1:13-22

 

Introdução:

Pelas estatísticas, temos hoje no mundo aproximadamente dois bilhões de cristãos em toda a terra. Porém, ao observarmos os frutos, constatamos que a grande maioria são apenas cristãos nominais. O Apóstolo Pedro, neste texto, nos orienta sobre procedimentos necessários a uma vida cristã autêntica. Vejamos:

1- Obediência a Deus.

 (v.22 – “Tendo purificado a vossa alma, pela vossa obediência à verdade, tendo em vista o amor fraternal não fingido, amai-vos, de coração, uns aos outros ardentemente”), em lugar da antiga vida de rebelião (v.14 – “Como filhos da obediência, não vos amoldeis às paixões que tínheis anteriormente na vossa ignorância”).

2- Santidade, separado para o seu serviço.

(v.15 e 16 – “Pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santo também vós mesmos em todo o vosso procedimento, porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo”), em vez de fútil procedimento (v.18 – “sabendo que não foi mediante coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados do vosso fútil procedimento que vossos pais vos legaram”).

3- Temor de Deus.

 (2 Coríntios 7.1 – “tendo, pois, ó amados, tais promessas, purifiquemo-nos de toda impureza, tanto da carne como do espírito, aperfeiçoando a nossa santidade no temor de Deus”),  (v.17 – “Ora, se invocais como Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo as obras de cada um, portai-vos com temor durante o tempo da vossa peregrinação”).

4- Amor fraternal genuíno, em lugar de afeição hipócrita.

(Romanos 12.9,10 – “O amor não seja hipócrita. Detestai o mal, apegando-vos ao bem. Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros”).

Conclusão:

 “Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça” Isaías 59.2 - O Senhor tem nos chamado à santidade, porque sem a mesma, jamais receberemos as benesses do Reino de Deus. A vinda do Senhor está próxima. Andemos como filhos da luz. É uma decisão pessoal, uma questão de atitude.

Publicado em Células
Segunda, 17 Abril 2017 00:00

A Oração de Jabez

Texto: 1 Crônicas 4.9-10

Introdução:
Os 9 capítulos iniciais do livro de I Crônicas contêm uma lista com mais de 500 nomes. É genealogia pura. Mas a dádiva do versículo 10 de 1 Crônicas 4 revela-nos que algo parecia estar fora do contexto! Dentro da lista de genealogias, os versos 9 e 10, e principalmente este, fogem inteiramente da lógica sequencial. Com certeza Deus nos quer falar que Jabez fez algo que mereceu um destaque especial. E o que a Palavra mostra que Jabez fez? Ele simplesmente orou, e sua oração foi tão especial que mereceu uma quebra na sequência expositiva, pois havia alguma coisa especial nesse homem que foi capaz de levar o autor a interromper sua exposição e dizer: "Este rapaz,Jabez, está muito acima do resto". E o que ele orou?

1. Tomara que me abençoes.
Ao clamarmos pela bênção de Deus, estamos pedindo aquilo que não poderíamos conseguir com nosso próprio esforço. Que urgência e entrega pessoal neste apelo! Pai, por favor, abençoa-me, sim, abençoa-me, Senhor, e muito! Pv 10:22 diz: "A bênção do Senhor é a base da verdadeira riqueza, pois não traz tristezas nem preocupações."

2. E me alargues as fronteiras.
Não encare fronteiras como simplesmente terras. Jabez ao fazer este pedido, estava clamando por mais e maiores oportunidades para realizar os propósitos de Deus para sua vida. Quando Jabez clamou a Deus "alarga minhas fronteiras", ele pensava: "Eu posso ir além". Este clamor engloba aspectos espirituais, materiais, físicos, financeiros, familiares, etc. Este pedido pode ser entendido como um aumentar de oportunidades. Deus sempre intervém quando você coloca as prioridades d'Ele acima das suas.

3. Que seja comigo a Tua mão.
Jabezsabia que por mais que Deus o abençoasse ele continuaria a precisar da intervenção de Deus a seu favor. À medida que suas fronteiras começassem a alargar e tarefas proporcionais ao território preparado por Deus começassem a se colocar diante dele, Jabezprecisaria da ajuda de Deus, e por isso ele clama, “que a tua mão seja comigo”.

Conclusão:

 “E me preserves do mal, para que não me sobrevenha aflição”. Foi assim que Jabez concluiu sua oração. É fato comprovado que o sucesso traz consigo grandes oportunidades de fracasso. Podemos até dizer que ser abençoado é o maior dos perigos, pois tende a reduzir nossa dependência de Deus e nos deixa propensos à arrogância. Após um grande momento de sucesso espiritual, é que necessitamos com urgência do último pedido de Jabez.

 

 

Publicado em Células
Segunda, 10 Abril 2017 00:00

Produzindo Frutos de Excelência

 Texto: Mt 13:3-9

Introdução:

 A Palavra de Deus é a semente que quando é lançada em terra boa produz muitos frutos. O que é a terra boa? Um coração cheio de fé. A verdadeira fé leva à prática da Palavra de Deus. Quando lemos e meditamos na Palavra de Deus a compreendemos no espírito, e pela fé a colocamos em prática. Esta palavra produz muitos frutos em nossas vidas.
Vejamos alguns dos frutos produzidos pela prática da Palavra:

1- VITÓRIA SOBRE O PECADO – Sl 119:11 – A Palavra de Deus é um grande recurso para nos auxiliar a viver em santidade. Muitas pessoas lutam com áreas de pecado em sua vida e não prevalecem pelo fato de não dedicarem tempo de leitura e meditação na Palavra de Deus. À medida que fazemos isto é liberado o poder de Deus para nossas vidas, santificando-nos. Ver ainda Jo 17:17

3- PROSPERIDADE – Sl 1:1-3 – Meditar na Palavra de Deus, é diferente de ler, meditar na Palavra de Deus é ler e refletir sobre ela, deixando o Espírito Santo trazer revelação do que Deus quer dizer através do texto lido. A promessa de Deus é que aquele que meditar e colocar em prática a Palavra de Deus será bem sucedido em tudo que fizer. E a prosperidade bíblica abrange a vida espiritual, a vida familiar, a saúde e a vida financeira. Você deseja este fruto em sua vida? Então aplique-se à Palavra de Deus.

5- NOS FAZ GANHADORES DE VIDAS – At 4:31 – Qual o segredo da grande colheita de vidas que a Igreja de Atos teve? Eles tinham uma vida de oração e compromisso com a Palavra de Deus. Eles estavam cheios do Espírito e da Palavra. É interessante observar que eles pregavam a Palavra de Deus e isto fazia com que multidões se convertessem.

Conclusão:

Como você ouviu, para que haja fruto da Palavra de Deus em nossas vidas, é necessário uma terra boa, que é um coração que crê na Palavra de Deus. Hoje é o dia de tomar esta decisão com o Senhor, se comprometendo a meditar mais na Sua Palavra, para que tenha uma vida de qualidade. Ou você gostaria de fazer uma oração entregando seu coração a Jesus, pois ainda não o fez?

Publicado em Células
Segunda, 03 Abril 2017 00:00

A Oração que Traz Resultados

Texto: II Crônicas 6:12-31, 7:1-4 e 14


Introdução: Há muitas maneiras de orar descritas na palavra do Senhor. No texto que vamos estudar Salomão pôs-se de joelhos (v.13), elevou sua voz perante toda a congregação e falou com Deus. Precisamos ter atitude diante do Pai, lançar fora toda covardia e, falar com Deus, independente de quem esteja ouvindo, pois quando oramos, falamos com o Pai e não com os homens.

Como devemos orar:
a) Com submissão e adoração; (v.14a)
b) Lembrando as promessas; (v.14b e v.15)
c) Com súplica. (v.21a)

Quando devemos orar:
a) Quando pecarmos contra o próximo; (v.22)
b) Quando formos feridos por ter pecado; (v.24)
c) Quando os céus estiverem fechados, não houver chuva e mantimento. (v.26,28)


Os benefícios da oração:
a) Traz justiça a nossa causa; (v.23)
b) Traz perdão aos nossos pecados; (v.25)
c) Ensina o bom caminho, dá chuva e mantimento a cada um segundo o seu coração.(v.27)

O que Deus faz mediante a oração:
a) Manifesta-se com fogo, recebendo o sacrifício; (v.1)
b) Enche o lugar com a sua presença de maneira que ninguém mais consiga entrar, tamanha é a sua Glória;(v.2)
c) Traz rendição e quebrantamento.(v.3)

Conclusão:

 Prostre-se hoje mesmo diante deste Deus que é único, e busque-o em adoração, oração e suplica; e Ele certamente responderá. Se ainda não sabe o que é ter a presença deste Deus tão maravilhoso na sua vida, receba-O hoje mesmo como Seu Único Senhor e Salvador, e, desfrute do Seu imenso Amor.

Publicado em Células

MiR PARAUAPEBAS

Blog do MiR PARAUAPEBAS