Itens filtrados por data: Fevereiro 2021

Segunda, 15 Março 2021 16:57

A CRISE DA PATERNIDADE

Textos: Malaquias 4:5-6

INTRODUÇÃO:

A paternidade não começou na terra, começou no céu. Também não começou no tempo ou na história humana, mas na eternidade. Podemos dizer que toda paternidade do universo se deriva de Deus (Tg 1.17). Ele é o Pai da Eternidade (Is 9.6). O reconhecimento da paternidade bíblica é o fim da crise existencial. Porém, o mundo vive uma grande crise de ver Deus como pai porque a imagem do pai terreno vem sendo distorcida. Por exemplo: uma pessoa que foi abusada pelo pai na infância terá dificuldade de chamar Deus de Pai. Importante saber que:

1.  O BOM RELACIONAMENTO ENTRE PAIS E FILHOS É O IDEAL BÍBLICO - Ef 6:1-4.

As principais coisas terrenas são uma figura e sombra das coisas celestiais, por exemplo: a casa (Jo 14.1-3); o pai (Hb 12.9; Mt 6.9); a família (Mt 12.46-50; Ef 3.15). Um bom relacionamento entre pais e filhos era o projeto inicial do Criador. João escreve: “No princípio… o Verbo estava com Deus” (Jo 1.1). Isto foi antes da criação. O Verbo divino, o eterno Filho de Deus, estava com o Pai. A Escritura diz que estava no seio do Pai (Jo 1.18). Este relacionamento íntimo e pessoal entre Deus e o Filho já existia antes da criação e serve de base para nós. A promessa de Malaquias 4.5-6 se cumpriu com a vinda do Espírito Santo que pode reconciliar tanto os filhos aos seus pais terrenos, quanto ao Pai Celestial. Quantas consequências negativas decorrentes da falta de conversão dos pais aos filhos e dos filhos aos pais estamos vivenciando em nossos dias!

 2. DE FORMA SUTIL A FIGURA PATERNA VEM SE PERDENDO A CADA GERAÇÃO – Lc 6:36.

Algumas doenças atuais como anorexia, bulimia e dependência química que dizimam as últimas gerações de filhos, podem estar vinculadas diretamente – segundo os últimos estudos da psicologia - ao vazio da figura paterna. Pois estar privado da figura do pai equivale a estar privado da espinha dorsal da família estruturada. Nossa geração, portanto, a geração da emancipação sob todas as formas, é ao mesmo tempo uma geração de filhos sem pai. O pai presente, mas ausente da autoridade bíblica onde não há mais o respeito nem a honra paterna. Por outro lado, os pais ocupados com o ativismo da vida secular negligenciam o afeto a seus filhos. Onde vamos parar se não voltarmos para as Escrituras? Era em nome do pai que se dava a continuidade da história. Vemos a cada dia o enfraquecimento da identidade paterna, lembrando que “identidade” tem a mesma origem da palavra “idem”, ou seja, a figura paterna perde a identidade numa nova geração que não quer ser igual ao pai.

3. A FIGURA DO PAI TERRENO REFLETE NA IMAGEM DO PAI CELESTIAL – Mt 6.26.

A pressão do mundo atual lançando os pais contra os filhos e os filhos contra os pais já fora prevista nas Escrituras. Não podemos concordar com o abuso de poder, mas a crítica à autoridade paterna como opressiva contribui para a desaparição do pai, deixando um vazio existencial na mente e no coração desta geração. Para superar o mal-estar geral de uma cultura que vive em curto circuito com os seus próprios fundamentos, importa resgatar as raízes bíblicas da revelação de Deus como Pai que se manifesta amorosamente no Seu Filho Jesus Cristo. Portanto, os pais cristãos devem mostrar amor, afeto, carinho, atenção e segurança aos filhos, porque a figura do pai terreno reflete na imagem do Pai Celestial. E Ele nos proporciona mais que isso.

CONCLUSÃO

Vamos orar e contribuir para o resgate da identidade paterna em nossos lares, porque o ideal bíblico é um bom relacionamento entre pais e filhos. Deus sendo o Pai Celestial deve ser honrado e amado, e a imagem do pai no lar reflete nessa bênção. Portanto, a figura paterna precisa ser preservada.

Publicado em Células
Segunda, 08 Março 2021 17:18

DESCENDO À CASA DO OLEIRO

Texto: JEREMIAS 18:1-2

 

INTRODUÇÃO

Há momentos em que precisamos descer à presença de Deus e nos humilhar, esvaziando-nos de nós mesmos, deixando o nosso EU, reconhecendo que somos pecadores e que precisamos de uma transformação em nossas vidas.  Com certeza, sem o reconhecimento dos nossos erros e o arrependimento dos nossos pecados, não haverá transformação de forma nenhuma, Isso implica negar a nós mesmos e tomar a nossa cruz para seguirmos os passos de Jesus (Marcos 8:34). Para vencermos as nossas lutas precisamos dar lugar a Deus para operar a transformação em nosso caráter. Quão confortante é sabermos que temos um Pai que cuida dos Seus filhos! Mesmo com nossas fraquezas, somos a Sua imagem e semelhança e Ele soprou sobre nós o fôlego de vida, dando-nos o Seu Espírito (Gênesis 2:7). 

1.  DESCENDO À CASA DO OLEIRO

Como somos vasos de barro, não podemos sair das mãos do Oleiro que, constantemente, está nos moldando de acordo com a Sua vontade para nos transformar em vasos de honra. Assim como Ele quer nos moldar, também deseja moldar nossos amigos e familiares, salvando toda a nossa casa, conforme está escrito na Sua Palavra (At 16:31)

Para descermos à casa do oleiro a fim de sermos moldados por Ele, precisamos deixar as influências e as contaminações do mundo.

2.  APRENDENDO COM O OLEIRO 

O que podemos aprender com a Palavra de Deus ao nos pedir para descermos à Casa do Oleiro?  Primeiro: Deus é amor e ama a todos de modo incondicional.  Ele é paciente, longânimo e benigno para com seus filhos e sempre nos dá oportunidades para   pensar, refletir e decidir voltar para Ele. Segundo: Deus sempre respeita o nosso livre arbítrio e nos dá a liberdade para escolhermos o nosso futuro.   Podemos escolher a bênção ou a maldição, bem como, o arrependimento ou continuarmos no pecado. A Escolha é nossa. Terceiro: Deus sempre está disposto a nos dar uma segunda chance, ainda que tenhamos ferido o Seu coração com nossos pecados.  Quarto: O Espírito Santo, que nos convence do pecado, da justiça e do juízo sempre nos avisa o que   precisamos fazer, e nos ajuda a vencer as nossas lutas. Cabe a nós escutá-lo e obedecê-lo.

CONCLUSÃO

Deus quer nos encher para que a excelência do Poder seja d’Ele e não nossa (2Corintios 4:7). É preciso nos esvaziarmos de tudo que não agrada ao nosso Deus para que Ele nos transforme a cada dia. O que nos falta é deixarmos de sermos nós mesmos, pois “já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim” (Gálatas 2:20).

Publicado em Células
Segunda, 01 Março 2021 15:53

COLHENDO A CEM POR UM – PARTE 2

Texto:  Genesis 26:12

INTRODUÇÃO

Quando Deus coloca a mão na sua direção não há quem freie nem pare você. Se a Palavra do Senhor diz que você vai prosperar, você prospera, independente da terra. Ou seja, mesmo no deserto, Isaque prosperou, ficou rico, ficou riquíssimo. É a Bíblia quem diz: “E prosperou o homem, e ficou rico, e ficou riquíssimo, até que se tornou mui poderoso. ” (Gênesis 26:13)

1.  A BENÇÃO É O ETERNO QUEM DÁ.

E diante da prosperidade sobre a vida de Isaque, os inimigos ficaram com inveja. É impossível você prosperar e as pessoas não ficarem com inveja. Mas quando Deus faz, Ele faz. Se Deus escolheu prosperar você, você vai prosperar muitíssimo e a sua descendência vai desfrutar de tudo que o Senhor fará na sua vida. “E tinha possessão de ovelhas, e possessão de vacas, e muita gente trabalhando para ele, de maneira que os filisteus o invejavam. ” (Gênesis 26:14). Observe que para a sua prosperidade, sempre terá um “filisteu” para ter inveja e falar mal de você. Preste atenção: Se você perder a visão de quem está lhe prosperando, é porque você não tem convicção de que a bênção é do Eterno. A Bíblia diz, em Provérbios 10:22, que a bênção do Senhor enriquece sem deixar dor. Os líderes prósperos não são os que arriscam, são os que creem! Se você crer e der seus passos de fé, você vai prosperar, porque aquele que crê jamais será confundido, como está escrito em Romanos 10:11.

2.   CONTINUE FIRME.

Se você se mantiver firme, os seus adversários virão e reconhecerão quem é o Deus que você serve. Porque há muita gente olhando pra você. E essas pessoas, ao verem a sua prosperidade, terão que reconhecer que o Deus que você serve é o Senhor Todo-Poderoso. “E Abimeleque veio a ele de Gerar, com Auzate seu amigo, e Ficol, príncipe do seu exército. E disse-lhes Isaque: Por que viestes a mim, pois que vós me odiais e me repelistes de vós? E eles disseram: Havemos visto, na verdade, que o Senhor é contigo, por isso dissemos: Haja agora juramento entre nós, entre nós e ti; e façamos aliança contigo. ” (Gênesis 26:26-28). Muitos da sua casa e da sua família reconhecerão que você tem uma aliança com o Deus Vivo. Abimeleque pediu a isaque: “Que não nos faças mal, como nós te não temos tocado, e como te fizemos somente bem, e te deixamos ir em paz. Agora tu és o bendito do Senhor. Então lhes fez um banquete, e comeram e beberam. E levantaram-se de madrugada e juraram um ao outro; depois os despediu Isaque, e despediram-se dele em paz. E aconteceu, naquele mesmo dia, que vieram os servos de Isaque, e anunciaram-lhe acerca do negócio do poço, que tinham cavado; e disseram-lhe: Temos achado água. E chamou-o Seba; por isso é o nome daquela cidade Berseba até o dia de hoje. ” (Gênesis 26:29-33).

CONCLUSÃO:

Deus pode fazer isso? Sim! Mas não acontece sem uma semente genuína, plantada no deserto, na sequidão, fora da época, na escassez. Se sua colheita não for de uma forma diferente, não é milagre. Se for normal, não causará impacto. Mas lembro a você que onde está a bênção do Senhor, também está o favor do Céu para viver o extraordinário.

Publicado em Células

MiR PARAUAPEBAS

Blog do MiR PARAUAPEBAS