Itens filtrados por data: Março 2021

Quinta, 29 Abril 2021 09:52

A FÉ, A ESPERANÇA E O AMOR

Texto: 1Coríntios 13.4-13

Introdução:

“Se existem motivos pra desanimar, se as nuvens escuras espalham temor! Preciso aprender a sorrir e cantar, a minha esperança está no Senhor. ” Os versos deste cântico nos fazem lembrar quão desesperadas e aflitas estão as pessoas que colocam suas esperanças em homens e não em Deus. Não deve ser assim, porque estes podem falhar, mas o nosso Deus não falha. Portanto, para superarmos estes dias difíceis em que estamos, sigamos seguros e felizes, porque a nossa fé, a nossa esperança e o nosso amor estão firmados no Senhor.

1- A FÉ – 2Co 5.7 – Rm 5.1-5.

A fé agrada a Deus (Hb11.6). Somos salvos pela fé (Ef 2.8). Recebemos cura, proteção e prosperidade pela fé! Pode parecer estranho, mas a nossa fé em Cristo não é medida por aquilo que nossos olhos veem; a nossa fé se traduz exatamente nisto: “Fé é a certeza das coisas que se esperam, e a convicção de fatos que não vemos” (Hb 11.1). Deus pode e quer nos socorrer, para isso, a nossa esperança e fé devem estar focadas nEle, na sua Palavra, no seu amor. A fé nos possibilita viver cada promessa de Deus, subjugar a carne e andar em espírito, ver o sobrenatural, orar eficazmente, nos deliciar do impossível, transpor montes e viver feliz em qualquer situação. Tudo no reino que tange a você é acessado pela fé: sua salvação, cura, libertação e prosperidade.

2 – A ESPERANÇA - Hb 11.13-16 – Fp 3.20

Muitas vezes, caminhamos por aquilo que vemos, ouvimos e sentimos, e desprezamos o que está na Palavra de Deus. Nossos olhos e sentimentos podem nos trair, porque eles podem estar feridos, machucados, e a soma de tudo o que experimentamos na nossa vida, no nosso dia a dia, pode nos trazer desesperança. Porém, quando estamos firmados na Palavra, independente do que nossos olhos estejam vendo, ou daquilo que estejamos vivendo, sempre haverá uma esperança. Saber que esta vida é passageira e que há uma eternidade que nos aguarda, nos coloca em movimento, pois, afinal de contas, a primeira coisa que acontecerá ao entrarmos na eternidade será receber os galardões pela obra que realizamos em fé aqui na terra. Como peregrinos, nesta difícil jornada, o cristão verdadeiro não perde essa esperança.

3 - O AMOR – Rm 8.35-39

Esta declaração de Paulo é uma promessa maravilhosa: o amor de Deus é inseparável A vida não é indolor, no percurso dela passamos por rios, pântanos, desertos e caminhos cheios de espinhos. Situações que nos levam a lágrimas, tristezas e amarguras. Há momentos onde a dor das perdas, do luto e da saudade dói mais do que a dor que fustiga nosso corpo. São ocasiões onde ninguém, por mais forte que seja, consegue lidar firmado em suas próprias forças ou sabedoria. Somente a graça de Deus pode nos assistir nessas horas e nos dar ânimo para prosseguir (2Co 12.9-10). Quando nos apropriamos do amor de Deus somos revigorados, porque o amor é a raiz que produz fé e esperança em nossos corações. Há esperança quando cremos e nos apropriamos do eterno amor de Deus em nossos corações.

 

Conclusão:

Tudo na vida passa. A pandemia vai passar. O tempo está passando e a cada minuto ficamos mais próximos do grande Dia, quando não mais precisaremos da fé e nem da esperança. Estaremos definitivamente com o Senhor. A fé e a esperança irão acabar, porém o amor, eternamente permanecerá. Pela fé abrace o amor de Deus e firme-se nessa esperança. Paulo explica bem isto em 1Tessalonicenses 1.3 ao dizer: “Lembrando-nos sem cessar da obra da vossa fé, do trabalho do amor, e da paciência da esperança em nosso Senhor Jesus Cristo, diante de nosso Deus e Pai.”  

Publicado em Células

Texto: 1 Pedro 1:13-22

Introdução:

Qual a diferença entre os chamados cristãos nominais e o verdadeiro Cristão? O Apóstolo Pedro, neste texto, nos orienta sobre procedimentos necessários a uma vida cristã autêntica. Vejamos:

1- Obediência a Deus.

(v.22 – “Tendo purificado a vossa alma, pela vossa obediência à verdade, tendo em vista o amor fraternal não fingido, amai-vos, de coração, uns aos outros ardentemente”), em lugar da antiga vida de rebelião (v.14 – “Como filhos da obediência, não vos amoldeis às paixões que tínheis anteriormente na vossa ignorância”).

2- Santidade em todo o nosso proceder.

(v.15 e 16 – “Pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santo também vós mesmos em todo o vosso procedimento, porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo”), (v.18 – “sabendo que não foi mediante coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados do vosso fútil procedimento que vossos pais vos legaram”).

3- Temor de Deus.

(2 Coríntios 7.1 – “tendo, pois, ó amados, tais promessas, purifiquemo-nos de toda impureza, tanto da carne como do espírito, aperfeiçoando a nossa santidade no temor de Deus”),  (v.17 – “Ora, se invocais como Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo as obras de cada um, portai-vos com temor durante o tempo da vossa peregrinação”).

4- Amor fraternal genuíno.

(Romanos 12.9,10 – “O amor não seja hipócrita. Detestai o mal, apegando-vos ao bem. Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros”). (v.22 – “Tendo purificado a vossa alma, pela vossa obediência à verdade, tendo em vista o amor fraternal não fingido, amai-vos, de coração, uns aos outros ardentemente”)

Conclusão:

“Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça” Isaías 59.2 - O Senhor tem nos chamado à santidade, porque sem a mesma, não poderemos ver o Senhor. A vinda do Senhor está próxima. Andemos como filhos da luz. É uma decisão pessoal, uma ques

Publicado em Células
Terça, 13 Abril 2021 14:49

Seja um Conquistador

 
 
 

Texto: Js 14:6-14

Introdução:
transformar-nos em verdadeiros conquistadores é a benção que Deus tem para nós. De que adianta experimentar um milagre, mas seguir vivendo como um derrotado? O que o senhor quer fazer em nós é mudar nossas atitudes diante da vida, levando-nos a conquistar nossos ideais pela fé. A Bíblia está cheia de exemplos de conquistadores, Calebe é um deles. Este homem guardou a promessa de Deus por quarenta e cinco anos e finalmente a conquistou. No dia em que o Senhor lhe prometeu o Monte Hebrom, Calebe começou a sonhar com isso. Mas, sonhos serão apenas sonhos se não tivermos o caráter de vencedores. Vamos ver as marcas que fazem de um homem um conquistador em Deus:

1. Ele guarda as promessas de Deus para a sua vida.
Calebe não tinha apenas sonhos humanos, mas buscou projetar sua vida de acordo com a palavra de Deus. Uma vez que o senhor lhe vez promessas, ele creu, e perseverou nelas. Por quarenta e cinco anos ele insistiu em crer, e foi pela sua perseverança que Deus o abençoou. Veja as promessas que Deus fez a Calebe em Números 14:24.

2. Ele não dá ouvido a vozes de incredulidade (Vs.8)

Se há um inimigo das nossas conquistas, esse inimigo é a incredulidade. Muitos tentarão nos convencer de que o caminho da fé não nos levará a nada. Calebe foi um dos poucos da sua geração que creu no que Deus dizia. Ele não entrou na onda dos incrédulos! Essa é uma marca dos conquistadores de sonhos

3. Ele conhece o valor de Deus, mesmo quando ainda não tem tudo o que busca (vs.10).

Você seria capaz de esperar 45 anos por uma benção e, ainda assim, ter um coração agradecido? Calebe reconhecia que a benção do Senhor o mantivera vivo e com vigor. A gratidão é um segredo espiritual. Aquele que não vê a mão de Deus na dificuldade desanima e não consegue perseverar. Em 1Pe 5:6-7 existem dois bons conselhos que podem nos ajudar a continuar esperando pela benção.

 

4. Ele tem disposição para lutar pelos seus sonhos (vs.11).

O monte que Calebe queria estava cheio de inimigos, mas ele estava disposto a lutar contra eles. Muitas vezes pensamos que a fé nos livra das lutas e nos entrega a benção, mas na verdade temos que pelejar pelo que almejamos, pois, a fé não é um sentimento, mas uma atitude (Tg 1:22-25).

 

5. Ele reivindica as promessas, confiando no poder de Deus (vs. 12).

Um conquistador de sonhos pede objetivamente o que quer. Ele não espera passivamente que as coisas aconteçam, mas ora e insiste com Deus, não confiando na sua própria força, mas no poder do altíssimo.

Precisamos ter coragem para pedir. 1Jo 5:14-15 nos incentiva a pedir.

 

Conclusão:

Para conquistar algo é preciso tomar a decisão que queremos ter e estarmos dispostos a lutar para conseguir.

 

 

Publicado em Células

MiR PARAUAPEBAS

Blog do MiR PARAUAPEBAS