Itens filtrados por data: Mai 2017

Segunda, 26 Junho 2017 00:00

UM NOVO AMOR – PARTE 2

Texto: Mt 22:39b

 

INTRODUÇÃO:

 

Quando conhecemos o Perfeito Amor de DEUS, descobrimos que este Novo Amor não se restringe ao relacionamento com ELE, também influencia o relacionamento com as pessoas. Quando amamos a DEUS, Ele nos faz compreender que Sua vontade é que também amemos ao próximo, por isso nos fez conhecer este modelo de amor: Jesus Cristo. Esta foi a razão para Ele entregar a própria vida, nos ensinar que o amor ao próximo é a vontade do Pai.

 

1-    FOMOS CRIADOS COM PARA AMAR E SER AMADOS. Gn 2:18-25 / I Jo 4:7,8

 

O primeiro e maior mandamento que Jesus dá aos Seus discípulos é amar a Deus. É neste relacionamento de amor que uma pessoa encontra satisfação na sua necessidade nata pelo amor eterno. Mas amar a Deus e ter um relacionamento com Ele não é a única coisa que Jesus espera dos Seus discípulos. Desde o começo, o plano original do Criador era que os seres humanos se relacionassem uns com os outros em amor.

 

2-    JESUS CRISTO É O NOSSO EXEMPLO PERFEITO DE AMOR EM AÇÃO. Lc 4:38 Lc 9:10-17

 

DEUS sabia que os seres humanos, por causa do pecado, não podiam mais amar perfeitamente uns aos outros de acordo com o propósito original para o qual foram criados. Por esta razão JESUS viveu entre os seres humanos, para ser um exemplo perfeito e contínuo do amor de Deus em ação para capacitar os seres humanos a amar seus semelhantes.

 

3-    DEVEMOS COLOCAR EM PRÁTICA O EXEMPLO DE JESUS. Mt 9:36 / 2TS 1:3 / MT 15:32

 

JESUS teve compaixão quando viu as multidões. Ter compaixão é sentir dor ou misericórdia pelos problemas dos outros, identificar-se com eles, sentir a sua dor, a sua necessidade. É através de Seus Filhos que DEUS continua demonstrando Sua compaixão personificada, JESUS, para Sua criação perdida e sem esperança. Por esta razão Ele deixou o mandamento de “amar ao próximo”, para que ainda hoje se conheça do Seu Amor.

 

 

CONCLUSÃO:

DEUS, o Pai, provou Seu eterno amor entregando seu Filho para morrer por nossos pecados. E JESUS, o Filho, deu o maior exemplo de amor entregando a própria vida. É com este exemplo que JESUS nos exorta à necessidade de amar ao próximo, até mesmo os inimigos, pois este foi seu exemplo. Por esta razão Ele nos faz experimentar do Amor de Deus, para reproduzir deste mesmo Amor.  “AME AO PRÓXIMO COMO A TI MESMO!”.

 

Enumere algumas coisas que pode fazer esta semana para demonstrar o Amor de DEUS e ore a Ele para que possa alcançar: Na família, na igreja, com vizinhos, na comunidade, no trabalho, na escola, etc. Na próxima semana você poderá testemunhar aqui na célula!

Publicado em Células
Segunda, 19 Junho 2017 00:00

UM NOVO AMOR

Texto: Mt 22:37-38

INTRODUÇÃO:

Como uma pessoa pode demonstrar que ama verdadeiramente a DEUS? Como uma pessoa pode amá-Lo e viver da forma que o entristece e desagrada? É possível que muitos sintam amor por DEUS, mas o receio de amá-Lo plenamente contradiz as palavras nas atitudes. Então, como poderemos amá-Lo de todo o nosso coração? Reflita nisso.

 

1. O QUE SIGNIFICA AMAR?

JESUS deixou claro o mandamento mais importante que os filhos de DEUS devem guardar, o AMOR. Não é fácil descrever o amor, até porque o verbo “amar” perdeu o seu verdadeiro significado. Não podemos compreender o amor se não compreendermos quem DEUS é. DEUS É AMOR! Ele é a fonte de onde vem à capacidade humana para amar.

 

2. COMO DEUS MOSTRA O SEU AMOR PARA CONOSCO? Gn 3:1-4

DEUS nos ama tanto que começando do nada, criou o universo e tudo o que nele há para nos receber. Ele nos criou perfeitos, com capacidade mental, desejos, emoções e sentimentos. Mesmo depois do pecado, Ele continua nos considerando especiais porque nos AMA e deseja compartilhar o Seu amor conosco, como Pai cuidadoso e protetor. Ele fez e faz tudo por nós!

 

3. DEUS ANSEIA QUE O SEU AMOR SEJA CORRESPONDIDO. Jo 14:21

Você já amou profundamente, mas este amor não foi correspondido? Esta é uma experiência nada agradável e que ninguém deseja. Infelizmente, muitas pessoas acreditam que DEUS pode ser amado superficialmente ou não precisa ser correspondido. Sim, DEUS anseia por nosso amor, e correspondemos ao Amor Dele quando vivemos de acordo com a Sua vontade.

 

4. DEUS ESPERA QUE O AMEMOS COM TUDO QUE SOMOS. Dt 6:5 / 1 Jo 4:10 / Ef 2:4,5

Você gostaria de ser amado pelo que é ou pelo que faz? Temos a tendência de amar as pessoas pelo que são capazes de fazer, mas isto não é o que alguém gostaria. Todos desejam ser amados pelo que são e este é o amor que DEUS também espera de nós, pois quando O amamos pelo que Ele é demonstramos este amor com tudo que somos e que temos.

 

CONCLUSÃO:

Não perca mais tempo receoso em amar a DEUS com todo o Seu coração. Obedeça aos mandamentos da Sua Palavra confiante que ELE te AMA e quer sempre o melhor pra você. Desta forma você experimentará um novo amor, não apenas no relacionamento com Ele, mas em todas as áreas da sua vida. AME A DEUS COM TODO O SEU CORAÇÃO!

Publicado em Células
Segunda, 05 Junho 2017 00:00

UM NOVO CAMINHO

INTRODUÇÃO:

Quando trilhamos um novo caminho, mesmo tendo uma idéia clara para onde vamos enfrentamos dificuldades. Nestas horas, recorremos a pessoas que já conhecem o caminho ou a equipamentos como GPS ou mapas. Quando recebemos a Cristo acontece algo semelhante, trilhamos um novo caminho e também nos deparamos com diversas dificuldades. Apesar de este caminho ser espiritual, a solução também é semelhante: Seguir a Cristo que é o próprio caminho e recorrer ao único guia infalível, a Sua Palavra. E o que é seguir a Cisto?

 

1. SEGUIR A CRISTO É CONHECÊ-LO: 1 Tm 2:5 / 1 Co 3:11 / Mt 16:13-18

Você seria capaz de seguir uma pessoa que não conhece, não tem certeza ou não pode garantir que está no caminho certo? Creio que não! A Bíblia afirma que há apenas uma pessoa a qual Deus enviou para ser mediadora e guiar a humanidade. Na verdade Ele é o próprio caminho, o único capaz de salvar e conduzir ao Pai Celestial.

 

2. SEGUIR A CRISTO É OBEDECÊ-LO: Jo 8:31 / Lc 14:26 / Mt 8:22

Uma pessoa pode ser capaz de alcançar seu destino se desobedecer às sinalizações e as orientações? Com certeza irá terminar em outro lugar. JESUS como O caminho deixou diversas orientações para aqueles que têm o céu como destino. Seguir a Cristo é obedecer cada uma destas orientações e permanecer no único caminho que leva ao céu.

 

3. SEGUIR A CRISTO É IMITÁ-LO: Jo 6:38-40 / Jo 13:14,15 / 1 Co 11:1

Jesus não obrigou Seus seguidores a praticarem uma nova religião baseada em rituais ou regras, mas ensinou passo a passo um estilo de vida em harmonia permanente com a vontade de Deus. O chamado de JESUS era e ainda é que cada pessoa o siga, imitando-O no mesmo estilo de vida, trilhando um caminho de atitudes e que refletem a vontade do Pai.

 

4. SEGUIR A CRISTO É ESTAR DISPOSTO A DEIXAR TUDO: 2 Tm 2:15 / Lc 9:23 / Rm 5:35

Você conhece alguém que deixou tudo por causa de um sonho? Existem diversos exemplos de atletas que dedicaram tudo neste caminho e alcançaram resultados inspiradores. Se para coisas terrenas isto já é incrível, o que podemos dizer de um caminho que nos leva para o céu? Vale a pena abrir mão de qualquer coisa para alcançar o destino deste glorioso caminho!

 

CONCLUSÃO:

Sabemos que seguir a Cristo não é fácil, o próprio JESUS alertou para as dificuldades desta nova caminhada, mas uma atitude será capaz de nos fazer alcançar sempre o auxílio Divino: SEGUIR A CRISTO E SER FIEL! Seguir a CRISTO é viver uma vida desafiadora todos os dias, sendo fiéis até a morte, mas certos que receberemos a Coroa da Vida! SIGA A CRISTO, SEJA FIEL!

Publicado em Células

MiR PARAUAPEBAS

Blog do MiR PARAUAPEBAS