Itens filtrados por data: Março 2018

Segunda, 30 Abril 2018 17:20

Governo de Deus

Texto: Sl 1:1-6

Introdução

Quando éramos apenas criaturas de Deus e dirigíamos nossa vida sem considerar sua vontade, não nos demos muito bem. Muitas coisas permaneceram amarradas e sem solução. Agora, porém, temos um novo dono, um novo Senhor. Ao entregar nossa vida a Jesus, demos a Ele o controle dos nossos passos e isso precisa resultar em uma mudança que seja perceptível para aqueles que convivem conosco. Você está sob o governo de Deus.

O Salmo 1 é um texto maravilhoso da Bíblia, porque ele descreve o homem justo em comparação com o ímpio (aquele que não tem uma aliança com Deus)  Vamos estudar esse Salmo e descobrir as diferenças entre aquele que vive sob o governo de Deus e aquele que prefere viver por conta própria.

1. Só existem dois caminhos e eles são bem diferentes (vs. 4-6).

A Bíblia deixa muito claro que só existem dois caminhos. Ou estamos sujeitos a Deus, ou trilhamos o caminho dos ímpios, daqueles que não consideram a vontade de Desus. Se queremos viver abençoados na terra e, depois na eternidade, permanecer em pé, temos de decidir seguir ao Senhor, caso contrário, pereceremos e seremos destruídos como um monte de palha (Mt 7:13-14).

  1. Viveremos pela lei do Senhor ou pelo conselho dos ímpios (vs. 1-2)?

O homem que está sob o governo de Deus, ao entregar sua vida a Jesus, muda seus próprios pensamentos. Antes, era alimentado pelo conselho dos ímpios, pelas ideias daqueles que vivem à revelia da vontade de Deus; agora, entende que precisa alinhar sua vida com a vontade de Deus. Precisa meditar na palavra de dia e de noite, reconhecendo nela a lei do Senhor (direção inquestionável que precisa ser obedecida). Leia Romanos 8:5-14, neste texto o Apóstolo Paulo fala de uma nova maneira de viver.
3. Nossas raízes estão no Senhor ou na roda dos que zombam das coisas sagradas (vs.1)?

O homem que está sob o governo de Deus aprofunda suas raízes no Senhor e não vive preso aos relacionamentos pecaminosos. Ser como árvore que cresce à beira de um riacho, uma vida profundamente comprometida com Deus, e não superficial. Quando vivemos assim, independente das circunstâncias ou do clima, percebemos que nossas folhas não murcham (nossa aparência é inspiradora) e nossas vida torna-se próspera (Tg 4:4 / Ef 2:1-3).
4. Temos prazer na palavra de Deus, ou no caminho dos pecadores (vs. 1-2)?

Um dos sinais de que uma pessoa nasceu de novo, ou seja, realmente está sob a direção do Espírito Santo é que seu prazer muda de lugar. Antes ele se alegrava no pecado (vícios, imoralidade, mentira etc). Agora, sua alegria está na lei do Senhor (leitura bíblica) e no ambiente da Igreja, onde a palavra é levada a sério e obedecida. Assim, ela descobre que quer ser discípulo de Jesus, ao invés de ser uma renúncia ao prazer, é uma descoberta da verdadeira alegria que só é encontrada em Deus. Salmo 119:97 diz “como eu amo a tua a lei! Penso nela o dia todo”, Veja também Salmos 84:10.

Obs: orientações finais

Orar, ungindo todas as pessoas na célula, apresentando todos os pedidos, atraindo o milagre para cada um. Fazer com que cada pessoa presente na célula faça sua oração apresentando o seu pedido de milagre ao Senhor, confirmando a sua aliança de milagres.

Como sinal da aliança usaremos na 9ª semana uma roupa ou um acessório na cor verde.

Publicado em Células
Segunda, 23 Abril 2018 11:23

Conquista

 
 
 

Texto: Js 14:6-14

Introdução:
transformar-nos em verdadeiros conquistadores é a benção que Deus tem para nós. De que adianta experimentar um milagre, mas seguir vivendo como um derrotado? O que o senhor quer fazer em nós é mudar nossas atitudes diante da vida, levando-nos a conquistar nossos ideais pela fé. A Bíblia está cheia de exemplos de conquistadores, Calebe é um deles. Este homem guardou a promessa de Deus por quarenta e cinco anos e finalmente a conquistou. No dia em que o Senhor lhe prometeu o Monte Hebrom, Calebe começou a sonhar com isso. Mas, sonhos serão apenas ilusões, se não tivermos o caráter de vencedores. Vamos ver as marcas que fazem de um homem um conquistador em Deus:

1. Ele guarda as promessas de Deus para a sua vida.
Calebe não tinha apenas sonhos humanos, mas buscou projetar sua vida de acordo com a palavra de Deus. Uma vez que o senhor lhe vez promessas, ele creu, e perseverou nelas. Por quarenta e cinco anos ele insistiu em crer, e foi pela sua perseverança que Deus o abençoou. Veja as promessas que Deus fez a Calebe em Números 14:18-24.

2. Ele não dá ouvido a vozes de incredulidade (Vs.8)

Se há um inimigo das nossas conquistas, esse inimigo é a incredulidade. Muitos tentarão nos convencer de que o caminho da fé não nos levará a nada. Calebe foi um dos poucos da sua geração que creu no que Deus dizia. Ele não entrou na onda dos incrédulos! Essa é uma marca dos conquistadores de sonhos. A palavra que Deus nos dá deve ter mais valor para nós do que a a palavra daqueles que são negativos e pessimistas, só porque não são capazes.

3. Ele conhece o valor de Deus, mesmo quando ainda não tem tudo o que busca (vs.10).

Você seria capaz de esperar 45 anos por uma benção e, ainda assim, ter um coração agradecido? Calebe reconhecia que a benção do Senhor o mantivera vivo e com vigor. A gratidão é um segredo espiritual. Aquele que não vê a mão de Deus na dificuldade desanima e não consegue perseverar. Em 1Pe 5:6-7 existem dois bons conselhos que podem nos ajudar a continuar esperando pela benção.

 

4. Ele tem disposição para lutar pelos seus sonhos (vs.11).

O monte que Calebe queria estava cheio de inimigos, mas ele estava disposto a lutar contra eles. Muitas vezes pensamos que a fá nos livra das lutas e nos entrega a benção, mas na verdade temos que pelejar pelo que almejamos, pois, a fé não é um sentimento, mas uma atitude (Tg 1:22-25).

 

5. Ele reivindica as promessas, confiando no poder de Deus (vs. 12).

Um conquistador de sonhos pede objetivamente o que quer. Ele não espera passivamente que as coisas aconteçam, mas ora e insiste com Deus, não confiando na sua própria força, mas no poder do altíssimo.

Precisamos ter coragem para pedir. 1Jo 5:14-15 nos incentiva a pedir.

 

Conclusão:

Para conquistar algo é preciso tomar uma decisão que queremos ter e estarmos dispostos a lutar para conseguir.



Obs: Orientações finais

 

Orar, ungindo todas as pessoas na célula, apresentando todos os pedidos, atraindo o milagre para cada um. Fazer com que cada pessoa presente na célula faça sua oração apresentando o seu pedido de milagre ao Senhor, confirmando sua aliança de milagres.

Como sinal da aliança usaremos na 8ª semana uma roupa ou um acessório na cor branca.

 

 

 

 

 

Publicado em Células
Terça, 17 Abril 2018 09:26

Perseverança

 
 
 

Texto: Hb 10:35-39

Introdução:
A perseverança é uma das virtudes mais importantes ara alguém que busca uma conquista espiritual. É a capacidade de crermos até o fim e insistirmos com Deus até ver nossa causa atendida.

Muitos têm perdido a benção porque não perseveraram até o fim. São reprovados em sua fé porque, quando chega o tempo de Deus enviar o milagre, já desistiram. Como o Senhor é um Deus de aliança, Ele quer ver o nível de compromisso que há no coração daqueles que o buscam, o quanto creem e desejam sua intervenção.

1. Na perseverança, ganhamos nossa alma.
Em Lucas 21:19 diz: “Fiquem firmes, pois assim serão salvos”. Quando lemos a palavra alma, muitas vezes ela se refere às emoções do ser humano. E isso é um grande desafio para nós! É vermos nossa alma dando mais importância a aparência e circunstâncias do que a vontade de Deus. Nossa alma quer se firmar na razão, enquanto o Senhor espera que vivamos pela fé. A única maneira de ganhar esse jogo contra a alma é decidirmos perseverar, não desistir, mesmo que tudo pareça estar piorando, sempre cuidando para não contaminar a nossa alma (2Co 7:1 e 1Pe 2:11).

2. Só a perseverança nos coloca na categoria dos aprovados (TG 1:12).
Muitas vezes o Senhor nos provará para ver o nível da nossa fé. Nem sempre o milagre acontece instantaneamente, assim que cremos, mas só depois de passarmos pela prova da perseverança. Então, estaremos aptos para receber, como premio, a vida que Deus promete para quem for aprovado nas provações.

3. O valor de perseverar contra as circunstâncias (Mt 15:21-28).

Neste relato Bíblico, vemos uma mulher que não era descendência judaica sendo provada em sua fé. Ela necessitava de uma intervenção de Deus e a buscou, mas a princípio só recebeu como resposta o silêncio, o desestímulo e a humilhação. Entretanto, ela não desistiu! Sua humildade, perseverança e ousadia não apenas fizeram com que Jesus classificasse sua fé como grande, mas também conquistou a libertação da filha, milagre que ela buscava.

 

Obs: orientações finais

Orar, ungindo todas as pessoas na célula, apresentando todos os pedidos, atraindo o milagre para cada um. Fazer com que cada pessoa presente na célula faça sua oração apresentando o seu pedido de milagre ao Senhor, confirmando a sua aliança de milagres.

Como sinal da aliança usaremos na 7ª semana uma roupa ou um acessório na cor Azul.

 

 

Publicado em Células
Segunda, 09 Abril 2018 16:39

O Poder da Concordância

Texto: Mt 18:19


Introdução: As conquistas espirituais sempre demandam uma batalha espiritual.

Existe uma luta no Reino espiritual para que possamos nos manter no propósito de Deus (Ef 6:12). Se por um lado Deus quer nos abençoar, por outro, o reino das trevas luta para nos impedir, lançando desânimo, dúvidas, e fazendo tudo para que não perseveremos ao ponto de vermos o milagre acontecer.

1. Nessa luta precisamos de armas (II Co 10:4)
Embora as nossas armas não sejam as convencionais deste mundo, mesmo assim precisamos de algum de tipo de arma para nos ajudar nessa luta. Uma grande arma que Deus nos deu é a união com outros irmãos, em torno de um mesmo propósito, buscando pelos milagres. As nossas armas são poderosas em Deus.
2. A Concordância é força.

Quando concordamos uns com os outros ficamos fortes, sendo difícil para o nosso inimigo nos vencer. Jesus disse que até o reino de satanás é unido e concorda entre si (Mt 12:22-26).

È por isso que precisamos de apoio de pessoas que tenham fé e estejam dispostas a lutar ao nosso lado por uma conquista.

A Bíblia nos ensina que, quando duas ou três pessoas concordam acerca de alguma coisa em fé e oração o Pai concede.
3. É melhor serem dois do que um (EF 4:9-12).

Não devemos andar só. Deus não nos fez para a solidão, para independência ou isolamento. Quando estamos em aliança com outros cristãos, pessoas de fé, que creem conosco, somos fortalecidos em nossa esperança e supridos em nossas necessidades. Essa é uma das maiores riquezas da aliança de milagres. Além de ter um companheiro de oração orando por você todos os dias, ainda há uma equipe de amigos na célula, onde nos reunimos para orar pela benção uns dos outros.
4. Deus tem uma família e é importante fazer parte dela (Jo 1:11-13)

Embora a maioria das pessoas diga ser filho de Deus, a Bíblia nos mostra que os filhos de Deus são aqueles que recebem Jesus, o unigênito do Pai como seu Senhor e Salvador. Quando tomamos essa decisão, somos adotados como filhos de Deus e passamos a fazer parte de uma grande família. Esse é o conceito de Igreja, família de Deus, não uma instituição, organização ou religião, mas uma família que aceitou a paternidade de Deus (Hb 12:11)

  1. Frequentar um grupo cristão não salva, mas fortalece a nossa fé (Hb 10:23-25)

Esse texto fala da importância de estimularmos uns aos outros, e de congregar, ou seja, reunirmos sempre com os outros irmãos, para não perdermos a fé. Essa é a importância da Igreja (célula). Quem salva é Jesus, mas os irmãos nos fortalecem e ensinam o caminho de Deus.

  1. A oração coletiva tem muito poder espiritual (At 12:4-17)

Quando os cristãos se reúnem para orar, coisas sobrenaturais acontecem. Nesse texto, Pedro estava preso na cadeia, mas a Igreja orava intensamente por ele numa casa e um milagre tremendo aconteceu! Sabe a primeira coisa que Pedro fez ao ser abençoado? Procurou o lugar onde a Igreja se reunia e foi dar o seu testemunho. A igreja e a célula são lugares onde os filhos de Deus se reúnem para compartilharem e pedirem, em concordância, as coisas necessárias para o bem estar comum e crescimento de todos. Precisamos desfrutar mais desta benção que Deus nos deu, que é ser Igreja em células.

Publicado em Células
Segunda, 09 Abril 2018 16:39

O Poder da Concordância

Texto: Mt 18:19


Introdução: As conquistas espirituais sempre demandam uma batalha espiritual.

Existe uma luta no Reino espiritual para que possamos nos manter no propósito de Deus (Ef 6:12). Se por um lado Deus quer nos abençoar, por outro, o reino das trevas luta para nos impedir, lançando desânimo, dúvidas, e fazendo tudo para que não perseveremos ao ponto de vermos o milagre acontecer.

1. Nessa luta precisamos de armas (II Co 10:4)
Embora as nossas armas não sejam as convencionais deste mundo, mesmo assim precisamos de algum de tipo de arma para nos ajudar nessa luta. Uma grande arma que Deus nos deu é a união com outros irmãos, em torno de um mesmo propósito, buscando pelos milagres. As nossas armas são poderosas em Deus.
2. A Concordância é força.

Quando concordamos uns com os outros ficamos fortes, sendo difícil para o nosso inimigo nos vencer. Jesus disse que até o reino de satanás é unido e concorda entre si (Mt 12:22-26).

È por isso que precisamos de apoio de pessoas que tenham fé e estejam dispostas a lutar ao nosso lado por uma conquista.

A Bíblia nos ensina que, quando duas ou três pessoas concordam acerca de alguma coisa em fé e oração o Pai concede.
3. É melhor serem dois do que um (EF 4:9-12).

Não devemos andar só. Deus não nos fez para a solidão, para independência ou isolamento. Quando estamos em aliança com outros cristãos, pessoas de fé, que creem conosco, somos fortalecidos em nossa esperança e supridos em nossas necessidades. Essa é uma das maiores riquezas da aliança de milagres. Além de ter um companheiro de oração orando por você todos os dias, ainda há uma equipe de amigos na célula, onde nos reunimos para orar pela benção uns dos outros.
4. Deus tem uma família e é importante fazer parte dela (Jo 1:11-13)

Embora a maioria das pessoas diga ser filho de Deus, a Bíblia nos mostra que os filhos de Deus são aqueles que recebem Jesus, o unigênito do Pai como seu Senhor e Salvador. Quando tomamos essa decisão, somos adotados como filhos de Deus e passamos a fazer parte de uma grande família. Esse é o conceito de Igreja, família de Deus, não uma instituição, organização ou religião, mas uma família que aceitou a paternidade de Deus (Hb 12:11)

  1. Frequentar um grupo cristão não salva, mas fortalece a nossa fé (Hb 10:23-25)

Esse texto fala da importância de estimularmos uns aos outros, e de congregar, ou seja, reunirmos sempre com os outros irmãos, para não perdermos a fé. Essa é a importância da Igreja (célula). Quem salva é Jesus, mas os irmãos nos fortalecem e ensinam o caminho de Deus.

  1. A oração coletiva tem muito poder espiritual (At 12:4-17)

Quando os cristãos se reúnem para orar, coisas sobrenaturais acontecem. Nesse texto, Pedro estava preso na cadeia, mas a Igreja orava intensamente por ele numa casa e um milagre tremendo aconteceu! Sabe a primeira coisa que Pedro fez ao ser abençoado? Procurou o lugar onde a Igreja se reunia e foi dar o seu testemunho. A igreja e a célula são lugares onde os filhos de Deus se reúnem para compartilharem e pedirem, em concordância, as coisas necessárias para o bem estar comum e crescimento de todos. Precisamos desfrutar mais desta benção que Deus nos deu, que é ser Igreja em células.

Publicado em Células

MiR PARAUAPEBAS

Blog do MiR PARAUAPEBAS