Itens filtrados por data: Dezembro 2019

Segunda, 27 Janeiro 2020 11:07

Alfa e Ômega

Texto:  Ap 22:13-14

INTRODUÇÃO

Na Ilha de Patmos, o apóstolo João teve a maior experiência da sua vida. Confinado naquela ilha, só lhe restava orar ao Senhor. que o visitou dizendo: “’Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso”.  

1.  O SIGNIFICADO DE ALFA E ÔMEGA

Alfa e ômega são, respectivamente, a primeira e a última letra do alfabeto grego, que foi o idioma usado para escrever a parte da Bíblia conhecida como o Novo Testamento, onde está também o livro de Apocalipse ou o Livro da Revelação. As letras alfa e ômega, do alfabeto grego, nos ajuda bem a explicar que só Deus é “o princípio e o fim” (Apocalipse 21:6). Ele sempre foi e sempre será o Deus Todo-Poderoso, o único que existe “de eternidade a eternidade” (Salmos 90:2). Em outras palavras, a expressão “Alfa e Ômega” aponta para os atributos de Deus que transmite o significado de que Ele é o Senhor do passado, presente e futuro. É fácil perceber isso, quando analisamos cada uma das vezes em que essa expressão ocorre no livro do Apocalipse Assim, à luz das Escrituras, podemos entender a expressão “Alfa e Ômega”: Deus, como o Alfa, significa que Ele é o Criador de todas as coisas, é único que possui o conhecimento da origem de tudo que existe e possui o poder e o controle de todas as coisas. Ele conduz a História do Universo e da Humanidade, segundo o Seu propósito.

2.  JESUS É O PRINCÍPIO E O FIM

Deus tem algo para nós a cada dia. Quando Ele diz: “Eu sou o Alfa e o Ômega”, está dizendo que Ele está no controle da nossa vida, desde o início até o fim. Conhecer o Senhor Jesus Cristo e recebê-lo em seu coração consiste na maior glória do ser humano. Muitas são as pessoas que o conhecem porque d’Ele ouvem falar, mas não decidem recebe-lo como Senhor e Salvador. Por isso, quando vêm as tribulações, não sabem como sair delas, pois só crer que Ele existe não é suficiente para salvá-las. Jesus “é antes de todas as coisas. Nele tudo subsiste. Ele é a cabeça do corpo que é a Igreja. Ele é o princípio, o primogênito de entre os mortos para, em todas as coisas, ter a primazia, porque aprouve a Deus que, nele, residisse toda a plenitude e que, havendo feito a paz, pelo sangue da sua cruz, por meio dele, reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, quer sobre a terra, quer nos céus.” (Colossenses 1.17-20).

CONCLUSÃO

Jesus é o princípio e o fim, o primeiro e o último. Quando Ele disse a João: “Eu sou o Alfa e o Ômega”, disse-lhe logo em seguida: “o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim” (Apocalipse 22:13). Isso confirma a divindade de Jesus. Ele é Deus. Aqueles que assim creem e o recebem como Senhor e Salvador alcançam a Vida Eterna com Deus.

Publicado em Células
Segunda, 20 Janeiro 2020 10:54

Transformados pelo Espírito Santo

Texto:  2Co 3:18

INTRODUÇÃO

Ser uma nova criatura é ser transformado pelo poder de Deus, deixando as velhas coisas para trás e permitir que tudo se faça novo. É não viver e não aceitar mais os padrões deste mundo. O dicionário traz a seguinte descrição sobre a palavra transformação: Mudança; qualquer tipo de alteração que modifica ou dá uma nova forma a alguma coisa.” Assim devemos nos mostrar para o mundo: uma vida diferente dos padrões que ele vive. 

1.  O PODER QUE TRANSFORMA

Em nossos dias, muitas pessoas têm se submetido a muitos procedimentos estéticos para mostrar uma nova aparência, como se isso pudesse também torná-las diferentes na sua maneira de ser. Muitos produtos são lançados todos os dias, prometendo uma transformação na aparência. Todo esse cuidado pode fazer bem às pessoas por certo tempo, mas o que de fato transforma a vida de qualquer pessoa é, unicamente, o poder do Espírito Santo através da Palavra de Deus. Pessoas que verdadeiramente querem ser transformadas precisam renunciar a tudo que foge aos padrões do Evangelho de Cristo, em prol de algo novo que a Palavra gera de dentro para fora de nós. Isso nos leva a experimentar uma viva e verdadeira transformação.

2.   TRANSFORMADOS DE GLÓRIA EM GLÓRIA

Transformados de gloria em gloria é mais do que ir à Igreja. Precisamos, além de crer em Jesus e em Seus ensinamentos conhecer a Palavra da Verdade, buscar nela, diariamente, a revelação e a intimidade constante com o Senhor, desenvolvendo com Ele um relacionamento profundo. O espelho é um instrumento que usamos no dia a dia, cuja característica mais especial é a capacidade de refletir, de frente, a nossa verdadeira imagem. A Palavra nos compara com espelhos, porque Deus está à procura de pessoas que reflitam a Sua glória nesta terra (2Co 3:18). Ele quer usar nossas vidas como agentes de transformação afim de fazermos maravilhas e testemunharmos a respeito de Cristo para que as pessoas alcancem a Salvação Eterna!

CONCLUSÃO

A vontade de Deus é que sejamos pessoas transformadas, preparadas para toda boa obra (2Tm 3:17), refletindo o Amor e a Luz de Jesus. Assim, Ele apagará as marcas do velho homem, curará nossa alma, dando-nos um coração novo e pondo dentro de nós um espírito novo, transformando nosso coração de pedra em um coração de carne (Ez 36:26). Dessa forma, viveremos uma nova vida, transformada pelo Espírito Santo. Amém!

Publicado em Células
Segunda, 13 Janeiro 2020 11:19

Confiar e Obedecer

Texto:  Salmos 71:5-6

 

INTRODUÇÃO
Deus cuida de nós nos mínimos detalhes. Ele sabe até quantos fios de cabelo nós temos em nossas cabeças (Mt 10.30), quanto mais prover o nosso sustento, o nosso vestir, ou atender os desejos do nosso coração (Sl 145.16,19). 

1. DEUS JAMAIS SE ESQUECE DE NÓS

A Bíblia nos diz que uma mãe pode até se esquecer do filho do seu ventre, mas Deus não esquece, nem por um segundo, de você (Is 49.15). Tenhamos confiança n’Ele, e creia que Ele fez, faz e fará o impossível  por nós, pois o nosso nome está escrito na palma da Sua mão com o sangue carmesim que foi, por Jesus,  derramado na cruz do Calvário. Portanto, confiemos na Sua Palavra e deixemos que se cumpra a Sua perfeita vontade em nossa vida. Depositemos n’Ele toda nossa confiança, pois Ele é fiel e vela sobre Sua Palavra para cumpri-la (Jr 1.12). 

2. CONFIAR, OBEDECER E ESPERAR 

Às vezes confiamos em Deus para resolver nossos problemas menores, mas nos desesperamos no momento das grandes tribulações. Lembremo-nos de tudo que Ele tem feito por nós. Por isso, por mais difícil que pareça nosso problema ou situação, permaneçamos obedecendo a Deus e, apesar de tudo que esteja acontecendo em nossa vida, Ele pode transformar tudo em bênçãos, se obedecermos, confiar e esperar. Não tem como obedecer a Deus sem confiar na Sua Palavra e, só se conhece a Palavra, lendo e estudando a Bíblia. Para isto, não existem atalhos e ninguém pode fazer isso por nós. É preciso que seja uma decisão nossa. Não adianta dizer que confiamos em Deus sem obedecê-lo.

CONCLUSÃO

A Palavra de Deus nos diz que Ele põe diante de nós “a bênção e a maldição”. Porém, Ele nos aconselha a escolher a bênção para que vivamos, nós e nossa semente (Dt 30:19). A escolha é nossa. Então, para sermos abençoados, a bênção está condicionada à obediência. Não é somente ouvir, mas também obedecer.

Publicado em Células
Segunda, 06 Janeiro 2020 10:27

O Poder da Esperança

Texto:  HEBREUS 11:13-16

INTRODUÇÃO

O texto de Hebreus nos traz a galeria dos heróis da fé, composta de homens que se destacaram como referenciais para nós. Eles viveram na terra, receberam as promessas de Deus, creram nelas, viram-nas de longe, mas não as alcançaram neste tempo. O que mais nos impressiona é que, mesmo não alcançando as promessas aqui, eles não esmoreceram na fé, nem blasfemaram contra Deus. 

1. BUSCANDO ALCANÇAR AS PROMESSAS

- De que forma? Vivendo em fé – A fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que não se vêem (Hb 11.1). Ela não é obra do acaso, mas fruto da ação da Palavra de Deus na vida de quem nela crê. A fé é construída. É fruto da experiência do ouvir a palavra e aplicá-la. Sobre esse pilar do ouvir e aplicar teremos as experiências que consolidarão nossa fé, confirmando, dia após dia, nossa caminhada em direção ao Senhor e à sua vontade.

- Vendo ao longe

Os que andam em fé enxergam além das distâncias comuns que os olhos humanos alcançam. A alma daquele que, pela fé, espera a promessa, faz com que ele não olhe mais as circunstâncias, mas, sim, confie na fidelidade de Deus que vela pela Sua Palavra e sempre cumpre Suas promessas (Jr. 1.12).

- Crendo nas promessas

Crer é um ato da vontade. Decidimos crer em Deus, nas suas promessas e na Sua Palavra. Crer não é um sentimento ou a sensação de estar crendo. É uma certeza de encontrar o que se está buscando. É, em meio às guerras e circunstâncias, dizer: “eu creio em Deus”.

- Abraçando as promessas

Abraçar as promessas é deixar que elas moldem seu estilo de vida. É adequar toda nossa realidade às diretrizes das promessas de Deus. É tomá-las para nós, permitindo que a sua vida seja transformada por elas. É estarmos sempre prontos a nos mover em Deus e para Deus. A nossa maior promessa é o céu – A Vida Eterna com nosso Deus e Pai.

2.  O CARÁTER DAQUELE QUE ESPERA

- Um caráter moldado na esperança

A Bíblia diz que aqueles que morreram, naquele tempo, na esperança, mesmo não alcançando as promessas, exaltaram ao Senhor e deixaram um testemunho digno do qual Deus não se envergonhou de que o chamasse “seu Deus” (vs.16).

CONCLUSÃO

As promessas são importantes, mas totalmente precioso é o Senhor da Promessa. As bênçãos que aguardamos são tremendas, mas imprescindível é ter o abençoador na nossa vida. Enquanto vivemos e aguardamos por tudo que o Senhor nos tem falado e prometido, cresçamos na comunhão com Ele e na dependência da Sua vontade, sabendo que as promessas são importantes para nossa vida aqui na terra.

Publicado em Células

MiR PARAUAPEBAS

Blog do MiR PARAUAPEBAS