Itens filtrados por data: Setembro 2020

Segunda, 26 Outubro 2020 17:35

O MAIOR PROPÓSITO DE DEUS PARA O HOMEM

Texto: “Romanos 5:6-11“

INTRODUÇÃO

O desejo do coração de Deus é abençoar o homem, sua mais preciosa criação, em todas as áreas da sua vida. Todo aquele que se aproximar de Deus, certamente será abençoado, pois Ele é galardoador dos que o buscam (Hb 11.6). A salvação é a maior e a mais importante e preciosa bênção que Deus proporcionou ao homem. A vontade de Deus é “que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade.” (1Tm 2:4).

1. SALVAÇÃO: PROPÓSITO DE DEUS PARA HOJE

Através da misericórdia de Deus, o plano da Salvação se cumpre, hoje, na vida daqueles que se entregam a Jesus. Deus é rico em misericórdia e a Sua misericórdia dura para sempre e é por isto que não somos consumidos pelos nossos pecados (Is 54:10; Lm 3:22-23). A bondade e a misericórdia do Senhor estão sempre disponíveis a nós. Através da nossa regeneração Deus nos torna livres de qualquer acusação por parte do inimigo (Tito 3:4-7).

2. SALVAÇÃO: UMA RECOMPENSA ETERNA

Embora o plano da salvação tenha sido elaborado desde a eternidade, ele se cumpre hoje em nossas vidas e nos dá uma garantia futura de Vida Eterna com Deus. Isso acontece pela confirmação da nossa fé.

A nossa decisão de seguir a Cristo, mesmo em meio às dificuldades e provações, confirmará a nossa fé naquele que pode e quer nos salvar (Marcos 16:16).

Deus manifestou a Sua graça enviando Seu único Filho para ser crucificado e morto em nosso lugar, dando-nos, assim, a Salvação, mesmo quando, por causa dos nossos pecados, não merecíamos. A aceitação dessa graça fará com que o Propósito da Salvação se cumpra na vida do homem. (Tito 2:11-14).

CONCLUSÃO

Concluímos, então, que a nossa salvação é o proposito principal de Deus para o pecador. Mas, para que isto aconteça, é preciso tomar a decisão de receber Jesus em seu coração, pedindo para que Ele entre em sua vida. O Apóstolo Paulo escreveu aos Romanos que é necessário crer com o coração e fazer confissão com os lábios, pois, com o coração o homem crer para ser justo e com os lábios se faz confissão para ser salvo. Rm 10:9-10.

 

Publicado em Células
Segunda, 19 Outubro 2020 16:56

O Poder da Esperança

Texto:  HEBREUS 11:13-16

INTRODUÇÃO

O texto de Hebreus nos traz a galeria dos heróis da fé, composta de homens que se despontaram como referenciais para nós. Eles viveram na terra, receberam as promessas de Deus, creram nelas, viram-nas de longe, mas não as alcançaram neste tempo. O que mais nos impressiona é que, mesmo não alcançando as promessas aqui, eles não esmoreceram na fé, nem blasfemaram contra Deus que lhes fez tais promessas. O Senhor nos chama para sermos uma geração que não busca o imediatismo que norteia o ser humano. 

1. BUSCANDO ALCANÇAR AS PROMESSAS

- De que forma? Vivendo em fé – A fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que não se vêem (Hb 11.1). Ela não é obra do acaso, mas fruto da ação da Palavra de Deus na vida de quem nela crê. A fé é construída. É fruto da experiência do ouvir a palavra de Deus e aplicá-la. Sobre esse pilar do ouvir e aplicar, teremos as experiências que consolidarão nossa fé, confirmando, dia após dia, nossa caminhada em direção ao Senhor e à sua vontade.

Os que andam em fé enxergam além das distâncias comuns que os olhos humanos alcançam. O espírito daquele que, pela fé, espera a promessa, faz com que ele não olhe mais as circunstâncias, mas, sim, confie na fidelidade de Deus que vela pela Sua Palavra e sempre cumpre Suas promessas (Jr. 1.12).

2.  O CARÁTER DAQUELE QUE ESPERA

- Um caráter moldado na esperança

A Bíblia diz que aqueles que morreram, naquele tempo, na esperança, mesmo não alcançando as promessas, exaltaram ao Senhor e deixaram um testemunho digno do qual Deus não se envergonhou de que o chamasse “seu Deus” (vs.16).

CONCLUSÃO

Para muitos, o texto de Hebreus 11 pode ser desanimador, pois pensam, se estes homens, tão usados por Deus, não alcançaram as promessas, como eu alcançarei? Acontece que, havia um propósito específico pra cada desses homens, e não era exatamente ter uma vida tranquila e abastarda na terra, mas sobretudo, deixar-nos um legado de fé. O texto sagrado diz que eles aspiravam por uma Pátria superior, ou seja, não havia na terra recompensa a altura de sua esperança, e por isso, Deus os preparou uma cidade, diz o texto de Hebreus 11:16. Isto fala de uma recompensa celestial que não se pode comparar com o que podemos receber nesta vida!

 

Publicado em Células
Terça, 13 Outubro 2020 09:32

Buscai a Deus Enquanto se Pode Achar

Texto:   ISAÍAS 55:6-7 

INTRODUÇÃO

Buscar ao Senhor enquanto se pode acha-lo, é a mensagem que Deus está nos dando através da Sua Palavra, revelando-nos que nosso tempo é limitado. Chegará o dia em que todos nós teremos que enfrentar a Justiça Divina. Por isso devemos, através da confissão e do arrependimento dos nossos pecados, buscarmos o perdão e a graça de Deus enquanto temos na terra o Espírito Santo que nos dá esta oportunidade. Deus gosta de perdoar e restaurar vidas. Essa é a Sua prioridade 

1.   BUSCANDO A DEUS

A Palavra de Deus nos ensina que devemos procurar nos aproximar d’Ele enquanto ainda é possível achá-lo.  Deus não tem prazer em nos castigar nem nos condenar. Ele quer nos abençoar, apagando nossos pecados, mas Ele só faz isso quando nós o buscamos, arrependidos e determinados a mudar de vida. Arrependimento é rejeitar e abandonar a vida de pecado, voltando-nos para Deus (Tiago 4:8-10). Quando buscamos a Deus, encontramos a Salvação Eterna. Estamos vivendo os últimos tempos e os sinais da volta de Jesus estão cada vez mais evidentes. Muitas pessoas não têm se dado conta disso. Cada vez mais a humanidade se afasta de Deus, apenas buscando-o nos momentos difíceis, de angústia e de sofrimento, não tendo essa busca o objetivo de ter um encontro com Deus, mas sim a urgência de encontrar uma solução para os seus problemas. Buscar a Deus deve ser a maior de todas as necessidades do homem. Somente Ele pode atender as questões da nossa vida e as inquietações de nossa alma

2.  O CONVITE É PARA TODOS

O convite “buscai ao Senhor” é para todos os homens, independentemente de qualquer situação ou estilo de vida, porém não se deve demorar em fazer isso, pois o tempo está nos pedindo urgência. A Palavra de Deus está nos dando o alerta: “enquanto se pode achar”. Isso significa que estamos diante de uma verdade que nos dá a esperança de termos um encontro com nosso Pai Eterno.


CONCLUSÃO

Chegará o tempo em que o convite para buscarmos ao Senhor será retirado, que a porta será fechada e que o Senhor não mais poderá ser encontrado. Jesus falou claramente sobre isso na parábola das dez virgens (Mateus 25:1-13), quando as cinco virgens prudentes estavam preparadas para a chegada do Noivo, tendo óleo nas suas vasilhas, para as suas lamparinas e as cinco virgens loucas não se prepararam, pois suas vasilhas estavam vazias. Prepara-te, Jesus está voltando!

Publicado em Células
Terça, 13 Outubro 2020 09:32

Buscai a Deus Enquanto se Pode Achar

Texto:   ISAÍAS 55:6-7 

INTRODUÇÃO

Buscar ao Senhor enquanto se pode acha-lo, é a mensagem que Deus está nos dando através da Sua Palavra, revelando-nos que nosso tempo é limitado. Chegará o dia em que todos nós teremos que enfrentar a Justiça Divina. Por isso devemos, através da confissão e do arrependimento dos nossos pecados, buscarmos o perdão e a graça de Deus enquanto temos na terra o Espírito Santo que nos dá esta oportunidade. Deus gosta de perdoar e restaurar vidas. Essa é a Sua prioridade 

1.   BUSCANDO A DEUS

A Palavra de Deus nos ensina que devemos procurar nos aproximar d’Ele enquanto ainda é possível achá-lo.  Deus não tem prazer em nos castigar nem nos condenar. Ele quer nos abençoar, apagando nossos pecados, mas Ele só faz isso quando nós o buscamos, arrependidos e determinados a mudar de vida. Arrependimento é rejeitar e abandonar a vida de pecado, voltando-nos para Deus (Tiago 4:8-10). Quando buscamos a Deus, encontramos a Salvação Eterna. Estamos vivendo os últimos tempos e os sinais da volta de Jesus estão cada vez mais evidentes. Muitas pessoas não têm se dado conta disso. Cada vez mais a humanidade se afasta de Deus, apenas buscando-o nos momentos difíceis, de angústia e de sofrimento, não tendo essa busca o objetivo de ter um encontro com Deus, mas sim a urgência de encontrar uma solução para os seus problemas. Buscar a Deus deve ser a maior de todas as necessidades do homem. Somente Ele pode atender as questões da nossa vida e as inquietações de nossa alma

2.  O CONVITE É PARA TODOS

O convite “buscai ao Senhor” é para todos os homens, independentemente de qualquer situação ou estilo de vida, porém não se deve demorar em fazer isso, pois o tempo está nos pedindo urgência. A Palavra de Deus está nos dando o alerta: “enquanto se pode achar”. Isso significa que estamos diante de uma verdade que nos dá a esperança de termos um encontro com nosso Pai Eterno.


CONCLUSÃO

Chegará o tempo em que o convite para buscarmos ao Senhor será retirado, que a porta será fechada e que o Senhor não mais poderá ser encontrado. Jesus falou claramente sobre isso na parábola das dez virgens (Mateus 25:1-13), quando as cinco virgens prudentes estavam preparadas para a chegada do Noivo, tendo óleo nas suas vasilhas, para as suas lamparinas e as cinco virgens loucas não se prepararam, pois suas vasilhas estavam vazias. Prepara-te, Jesus está voltando!

Publicado em Células
Segunda, 05 Outubro 2020 10:49

EIS QUE BATO À PORTA

Texto: Apocalipse 3:20

 INTRODUÇÃO

“Eis que eu estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei na sua casa e cearei com ele, e ele comigo.”

Ao dizer “eis que estou à porta e bato”, Jesus está nos mostrando que quer nos salvar. Ao longo da nossa vida, Ele tem chamado a nossa atenção, convidando-nos ao arrependimento. O chamado de Jesus é como uma pessoa que bate à nossa porta. Nós temos que fazer uma escolha: abrir a porta e deixar Jesus entrar ou rejeitá-lo fechando a porta do nosso coração. A Bíblia fala sobre o perigo de resistir ao chamado de Deus. Quando ouvimos a Palavra de Deus e a rejeitamos, escolhendo não crer, nosso coração fica endurecido (Hebreus 3:15). A incredulidade impede o homem de receber Jesus e alcançar a Salvação Eterna. 

1.   O PLANO REDENTOR.

Deus, o Autor da vida, em sua infinita sabedoria, criou o homem à Sua imagem e semelhança. Porém, de forma ingrata, o homem rebelou-se contra o seu Criador, violando as leis divinas. Mas Deus, que é grande em misericórdia, decidiu buscar o homem quando este estava longe da Sua Presença, dando-lhe um plano para sua Redenção. Deus estabeleceu um plano para nos salvar da perdição eterna. Plano, mediante o qual, Seu Filho, Jesus, deu a vida em lugar do pecador. “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3:16).

2.  O PLANO CONSUMADO.

Diante do plano de salvação estabelecido por Deus e consumado por Jesus, na Cruz do Calvário, hoje, todas as pessoas podem ter acesso direto ao Senhor e ter a certeza da vida eterna que só se encontra em Jesus. Para isso, basta cada um crer n’Ele e aceitá-lo como seu Senhor e suficiente Salvador, tendo os seus pecados perdoados e recebendo a promessa de vida eterna. Tudo o que Deus deseja é nos amar e nos dar o melhor presente de todos os tempos, isto é, a Vida Eterna com Cristo. O que Deus tinha que fazer para que a Redenção fosse concluída, já foi feito. Agora, Ele espera que respondamos favoravelmente à Sua infinita misericórdia e ao Seu imenso amor.


CONCLUSÃO:

Jesus é aquele que, todos os dias, bate à porta do nosso coração. Ele espera que nós não o desprezemos e deseja que todos, não apenas abram a porta, mas o convide para entrar e ficar em sua vida. Quando obedecemos ao chamado de Deus e cremos em Jesus, ele passa a morar dentro do nosso coração (João 14:23). Jesus faz uma promessa especial para quem abre a porta para recebê-lo: a Vida Eterna com Deus.

 

Publicado em Células

MiR PARAUAPEBAS

Blog do MiR PARAUAPEBAS