Itens filtrados por data: Julho 2021

Segunda, 30 Agosto 2021 11:44

VIDA ABUNDANTE

Texto: João 10:10

 INTRODUÇÃO:

 A missão redentora de Cristo, diz o apóstolo João, foi dar vida, e vida em abundância. Essa abundância não significa apenas longos anos de vida, prosperidade terrena, vida de sucesso ou algo relacionado a este mundo. A vida em abundância é muito mais que isso! Vida em abundância é desfrutar desde já a comunhão e o gozo da presença do Espírito Santo em nossas vidas. Assim sendo, como ter? Como desfrutar? O que fazer com a vida abundante?

 

1 – CRER PARA TER VIDA – João 11:25-26 – Atos 16:31

Quantos se iludem com a vida terrena achando que nela está toda alegria, toda realização. A realização da vida não está aqui, mas na vida futura prometida pelo Senhor. Esta vida futura é o céu, lugar de gozo que Jesus foi preparar para nós (Jo 14.1-3). Desde o primeiro século os cristãos sofreram pressões e perseguições. O apóstolo Pedro escreveu aos irmãos espalhados por cinco diferentes províncias romanas da época. Aos eleitos de Deus. Eles estavam sendo santificados e nutridos por uma viva esperança. E dentre as palavras de conforto e força ele disse: “A quem, não havendo visto, amais; no qual, não vendo agora, mas crendo, exultais com alegria indizível e cheia de glória” (1Pe 1.8). O que significa essa alegria indizível e cheia de glória? De onde ela procede? Como ela se manifesta? Qual é a sua força? Essa alegria é a expressão da presença manifesta de Deus no meio do seu povo. “Na sua presença há plenitude de alegria” (Sl 16.11). É uma alegria diferente da que o mundo dá, porque ela procede do céu e não da terra. Só quem tem Jesus sabe, porque não existem palavras suficientes para explicá-la.

 

2 – DO TEU INTERIOR FLUIRÃO RIOS DE ÁGUA VIVA – João 7:37-39

Só quem já sentiu muita sede sabe o quanto a água faz falta. Jesus estava em uma festa e no último dia se levanta e exclama: “Quem tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz as Escrituras, do seu interior fluirão rios de água viva”. Anteriormente, o Mestre já havia feito esta afirmação à mulher samaritana lá no poço de Jacó, Jesus disse a ela: “Quem beber desta água tornará a ter sede; aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna” (Jo 4.13-14). Esta fonte é o Espírito Santo, que é como um poço de satisfação, que limpa e traz paz com suas águas cristalinas. Só quem recebeu Jesus em seu coração consegue desfrutar desse fluir do Espírito Santo em sua vida e viver uma verdadeira vida abundante. Como está o seu coração?

 

3 – FARÃO OBRAS MAIORES AINDA – João 14:12-14

Quão linda é esta promessa feita pelo nosso Senhor Jesus aos seus discípulos. É tremendo saber que o desejo de Jesus é que todos os seus filhos façam não somente as mesmas obras que ele fazia, mas, outras maiores ainda. Estas obras falam não apenas da conversão de almas a Cristo, mas, também da operação de milagres. Logo após a assunção do Senhor Jesus, os discípulos já começaram a provar desta maravilhosa promessa e ela é válida ainda hoje. Porém, o segredo é estar cheio da presença do Espírito Santo. Ele é o Poder de Deus que opera o sobrenatural através de nós (Ef 3.20). Quem tem uma vida abundante está cheio do Poder de Deus para realizar tais obras. Você crê nisso?

 

CONCLUSÃO:

Para aqueles que creem, Jesus prometeu dar-lhes vida e vida em abundancia. Vida é ir da terra para o céu. Vida abundante é trazer o céu para a terra. É desfrutar de uma vida de gozo e paz através da comunhão com o Senhor. Uma "vida abundante" não significa uma vida fácil, mas uma vida feliz porque do seu interior fluirão rios de água viva. Portanto, quem tem uma verdadeira vida abundante está cheio do Espírito Santo de Deus. Você tem uma vida abundante?

Publicado em Células
Segunda, 23 Agosto 2021 16:08

BUSQUEMOS A SANTIDADE

Texto: Hebreus 12.11-17

 INTRODUÇÃO:

Precisamos priorizar, almejar e perseguir a santificação. “Segui a paz com todos e a santificação” (Hb 12.14). Há aqui a ideia de algo que deve ser buscado com firmeza de propósito e determinação. Faz parte dos planos eternos de Deus que cada um de seus filhos alcance a santificação. Razão pela qual o Pai Celestial nos educa como filhos amados: “É para disciplina que perseverais (Deus vos trata como filhos); pois que filho há que o pai não corrige?” (Hb 12.7). “Pois o Senhor corrige quem ele ama e castiga quem ele aceita como filho” (Hb 12.6-NTLH).

 

1 – SANTIFICAÇÃO IMPLICA NA RENÚNCIA DO “EU”  - 1Ts 5:23 Gl 5:22-23

Dominar os próprios desejos sem a ajuda do Espírito Santo é algo praticamente impossível. No processo da santificação o Espírito de Deus trabalha na renúncia do nosso “eu”, dos nossos desejos e vontades da carne, pela decisão pessoal e incondicional de seguir a Jesus Cristo como Senhor. “Deus, porém, nos disciplina para aproveitamento”. A santificação é o meio que Deus usa para conduzir seus filhos pelo caminho da fé, preparando-os para receber graça sobre graça: “Santificaivos, porque amanhã o Senhor fará maravilhas no meio de vós” (Js 3.5). Assim como Deus pediu para Josué convocar Seu povo a santificar-se antes de entrarem na terra prometida, hoje profeticamente, o Senhor pede a nossa santificação para pisarmos na Canãa Celestial. Santificar-se nada mais é que render-se ao Espírito Santo na renúncia dos desejos da carne.

 

2 – SEGUIR O CAMINHO DO PADRÃO DIVINO – Jo 14:6 Dt 5:33

O céu é 100% puro, lá não existe pecado! A carta aos hebreus revela a importância da nossa busca constante e diligente pelo padrão divino (santidade), que são opostos aos fracassos e derrotas da carne (vida de pecado). Biblicamente, a disciplina do Senhor nos leva a sermos fortes e perseverantes, sem fraquejar: “Mãos enfraquecidas e joelhos vacilantes” de Hebreus 12.12 é uma descrição de fraqueza e relaxamento. Também somos exortados contra os caminhos que conduzem à perdição, aqueles que são ameaça à nossa vida espiritual. O caminho que conduz à morada eterna não tem atalhos ou desvios, é um caminho reto por onde podemos andar em segurança, pois nele até mesmo “o manco” tem a chance de ser curado e chegar ao destino (Hb 12.13). “Por aquela terra, antes deserta, passará um caminho largo; ele será chamado “O Caminho da Santidade”. Por esse caminho, os impuros não poderão passar; somente os que obedecem ao Senhor. Mesmo uma pessoa simples e sem instrução não se desviará dele” (Is 35.8-BV).

 

3 – SEGUIR A PAZ E A SANTIDADE – Rm 12: 17-21 Hb 12:14-15

Compartilhar com o próximo a paz que temos em Deus faz parte do processo da nossa santificação. A paz que domina o coração do cristão também norteia o seu relacionamento com as pessoas. “Aparta-te do mal, e faze o bem; procura a paz, e segue-a” (Sl 34.14-FIEL). Santificação é separar-se para Deus; sugere pureza de alma, consagração, desvio de contendas, da imoralidade, da incredulidade e de qualquer tipo de idolatria. A amargura está associada com contaminação. A amargura corrompe, começa dentro da pessoa e vai contaminando o ambiente todo, como uma mágoa por exemplo. Santificação pressupõe vigilância pessoal e propósito firme de combater a qualquer tipo de raiz que possa produzir amargura em nossa alma. O antídoto, aqui, é o apropriar-se da graça: “ninguém seja faltoso, separando-se da graça” (Hb 12.15).

 

CONCLUSÃO:

A santificação precede a conquista. Santidade implica na renuncia do “eu”, seguir o caminho do padrão divino e viver em paz com todos. Precisamos priorizar, almejar e perseguir a santificação, porque ela é essencial para que um dia possamos ver o Senhor: “Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor” (Hb 12.14).

Publicado em Células
Segunda, 16 Agosto 2021 10:24

SANTIDADE E GRAÇA

Texto: Efésios 2.1-10

 INTRODUÇÃO:

Assim como as ovelhas precisam evitar a lama, as ovelhas de Cristo precisam evitar o pecado. O pecado pesa. É contra a natureza da ovelha estar com os pés sobre a terra molhada, porque o barro pesa-lhe a lã e se não lavá-la poderá adoecer e morrer. Quando aceitamos Jesus passamos pelo novo nascimento e é gerado em nós uma nova natureza, a natureza de Cristo. Almejar por santidade é algo natural do Cristão. Quem vive em paz com o pecado precisa se converter.

1 – O PECADO NOS AFASTA DE DEUS – Rm 3.23 – Is 59.2

A morte eterna é a separação definitiva de Deus. O castigo pelo pecado é a morte (Gn 2.17; Rm 6.23). Quem vive na prática do pecado anda segundo o curso deste mundo, “segundo o príncipe da potestade do ar" (Ef 2.2). O caminho deste mundo é o caminho de Satanás, que conduz ao pecado e à morte. Desde a primeira vez que pecamos fomos separados de Deus, e por nós mesmos somos incapazes de escapar do castigo da morte. Somente uma genuína entrega de corpo e alma a Jesus é que nos faz ter vida eterna e forças para viver em santidade, em comunhão com o Espírito Santo.

 

2 – O SANGUE DE JESUS NOS APROXIMA DE DEUS - Ef 2.13

No Antigo Testamento apenas a nação de Israel tinha acesso à presença de Deus em seu templo, em Jerusalém. Estávamos separados da comunidade de Israel e estranhos às alianças da promessa (Ef 2.12), mas em Cristo Jesus fomos aproximados através de seu sangue (Ef 2.13). Deus aproximou a todos, tanto os judeus convertidos, quanto os gentios (aqueles que não são Judeus). Temos agora acesso ao Pai em um Espírito (Ef 2.18). Em Cristo, não há mais separação de Deus, de seu povo e de suas promessas. Somos um só em Cristo Jesus. O sangue de Jesus nos purifica do pecado que outrora nos separava.

 

3 – CONECTADOS AO ESPÍRITO SANTO, A VIDA DE SANTIDADE REVELA A FÉ QUE VALIDA A GRAÇA – Cl 2.6-7

“Porque pela graça sois salvos, mediante a fé” (Ef 2.8). Pela fé recebemos Jesus e passamos a estar unidos a Ele. “Por estarmos unidos com Cristo Jesus, Deus nos ressuscitou com ele para reinarmos com ele no mundo celestial.” (Ef 2.6-NTLH). Aqueles que estão "em Cristo" não pertencem mais a este mundo de pecado. Fomos ressuscitados juntamente com Ele para nos fazer assentar nos lugares celestiais. Na velha aliança era preciso obedecer às leis para receber o beneficio, na graça de Jesus você recebe o beneficio e passa a obedecer a Deus pela fé. A vida de comunhão com o Espírito Santo é uma vida de santidade e a fé nos leva a viver em obediência. Lembrando que a fé é que valida a graça. Pela graça sois salvos, mediante a fé.

 

CONCLUSÃO:

O pecado nos afasta de Deus, mas o sangue de Jesus apaga o pecado e nos aproxima de Deus. Pela graça recebemos o perdão, e essa mesma fé nos leva à obediência, a escutar e obedecer a voz de Deus.

Publicado em Células
Segunda, 09 Agosto 2021 10:17

SOMOS TEMPLO DO ESPÍRITO SANTO

Texto:   1Co 3:16-17; 6:19-20 

INTRODUÇÃO

A Bíblia diz que nós somos o templo do Espírito Santo de Deus. Isso significa que o próprio Deus, na pessoa do Espírito Santo, habita em nós. Precisamos entender, com muito temor, o que isso representa para nossa vida:

1.  SOMOS TEMPLO DO ESPIRITO SANTO

A verdade de que somos realmente o templo do Espírito Santo de Deus, nos leva, primeiramente, para a forma como Deus manifesta a Sua presença na nossa vida cotidiana, o que implica vivermos em santidade diante do Senhor. A Palavra de Deus nos ensina a sermos santos e a preservar a santidade em nosso corpo. Para isso, precisamos matar as obras da carne que são manifestas, gerando o pecado “as quais são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissenções, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias…” E, os “que cometem tais coisas, não herdarão o Reino de Deus”. (Gl 5:19-21). Isso deve ser um processo contínuo e diário que devemos colocar em prática. Não tem como preservar a presença de Deus em nossas vidas se não alimentarmos nosso espírito com a Palavra de Deus e com as coisas espirituais. Alimentar o nosso espírito é algo essencial para mantermos uma vida de intimidade e comunhão com o Senhor. À medida que nos relacionamos com Deus, o pecado e as concupiscências vão sendo mortificados. Devemos ter uma luta diária e um esforço constante da nossa parte em manter o nosso “espírito, alma e corpo, plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda do nosso Senhor Jesus Cristo” (1Tessalonicenses 5:23).

2.    SOMOS DO ESPÍRITO SANTO

O Templo era o local onde a presença de Deus habitava, no sentido de que Ele se manifestava, de tal forma, que todo o templo enchia-se com a nuvem da Sua Glória, “e não podiam ter-se em pé os sacerdotes para ministrar, por causa da nuvem, porque a glória do Senhor enchera a Casa do Senhor” (1Reis 8:10,11). Com a vinda de Jesus e o advento da nova aliança, bem como a descida do Espírito Santo, no Pentecostes (Atos 2:1-4), Deus passou a habitar no homem através do seu Espírito. “Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?” (1Co 6:19). Em Tiago 4:5, o Apóstolo nos alertando sobre os perigos de ser amigo do mundo o que consequentemente nos leva aos prazeres passageiros da carne, diz que, o Espírito Santos tem ciúme de nós. Que privilégio, só quem não se dá conta disso vive uma vida sem o cuidado de agradar a Deus.


CONCLUSÃO

Procuremos ser cheios do Espírito Santo todos os dias da nossa vida. Guardar-se de pecar é a melhor forma. O pecado costuma entrar pelas brechas que abrimos em nossas vidas. Um corpo que é templo do Espírito Santo não pode deixar-se contaminar por coisas profanas e que entristecem o coração do Senhor. Devemos, portanto, fazer a nossa parte, porque o nosso corpo é a Casa Favorita do Espírito Santo!

Publicado em Células
Segunda, 02 Agosto 2021 14:20

SINTOMAS DO PECADO

Texto: Gênesis 3.1-13

 INTRODUÇÃO:

Adão e Eva eram íntimos do Criador. Havia um relacionamento constante entre eles. Vemos que diariamente Deus dialogava com eles no Jardim do Éden. Porém, o pecado colocou uma barreira de separação entre eles. A exemplo de Adão e Eva, vejamos alguns sintomas que são decorrentes do pecado.

1 – SENTIR VERGONHA DE DEUS

Após o pecado Adão e Eva envergonharam-se de si mesmo. O pecado nos leva a ter vergonha de nós mesmos. Eles também se envergonharam de Deus. Quantos vivem hoje nessa mesma situação? Tiraram a roupa da santidade e deixaram aparecer suas vergonhas. Quem se afasta de Jesus se aproxima mais do pecado e vive escondendo-se de Deus. A situação é séria, é a eternidade que está em jogo. Jesus pode voltar a qualquer momento e a pergunta é: como estão as tuas vestes espirituais? Jesus disse: “Eis que venho como ladrão. Bem-aventurado aquele que vigia, e guarda os seus vestidos, para que não ande nu, e não se vejam as suas vergonhas” (Ap 16.15)

 

2 – SENTIR MEDO DE DEUS

O medo anula a fé. O medo vem da natureza adâmica – A fé vem da natureza de Cristo. Após o pecado Adão e Eva tiveram medo de Deus. Não quiseram mais dialogar com Deus. Quando perdemos a vontade de dialogar com Deus temos uma situação muito sintomática. O pecado é sempre a causa de querermos nos afastar de Deus, de nos afastarmos da Igreja e dos homens de Deus. O medo é fruto do erro, do pecado. O filho desobediente teme o castigo do pai; o infrator da lei teme a punição da justiça. Há um ditado que diz: “quem não deve, não teme!” Qual é consequência desse medo? Os medrosos não entrarão no reino dos céus (Ap 21.8).

 

3 – ARRUMAR SEMPRE UMA DESCULPA

Tanto Adão, quanto  Eva fizeram uma transposição de culpa. Adão disse: “A mulher que tu me deste”; Eva disse: “A serpente me enganou”. Quando o pecado cresce no coração da pessoa ela logo começa a se justificar acusando algo ou alguém: se a igreja me amasse mais; se tivessem me ouvido antes; se os irmãos soubessem perdoar; se alguém tivesse me visitado, etc...Cada um de nós daremos conta a Deus de nossos próprios atos. Devemos amar uns aos outros, mas muitas vezes, aqueles que mais exigem amor são os que menos amam. O pecado leva a pessoa a arrumar desculpas para se justificar, mas isso é muito perigoso, porque um dia todos nós teremos de prestar contas àquele que sonda mentes e corações (Ap 20.12).

 

CONCLUSÃO:

Como está a sua vida com Deus? Você tem vontade de ter momentos a sós com Ele? Como está a sua vida devocional? Sua frequência nos cultos e nas células? Tem lido a Bíblia e louvado a Deus? Ou está arrumando desculpas para se justificar? Se Jesus voltasse hoje como estariam as tuas vestes? A hora é oportuna para reflexão, arrependimento e tomada de decisão. Que a cada novo dia você possa dizer: “Maranata! Vem Jesus! Estou preparado!

Publicado em Células

MiR PARAUAPEBAS

Blog do MiR PARAUAPEBAS