Itens filtrados por data: Agosto 2021

Segunda, 27 Setembro 2021 11:40

ALPINISTAS DE CRISTO

Texto: Salmo 121:1-8

 INTRODUÇÃO:

Num sentido figurado podemos comparar os cristãos com três tipos de pessoas: desistentes, campistas e alpinistas. Os Desistentes seriam aqueles que têm dificuldade em suportar o peso das provas. Julgam-se injustiçados, dão várias desculpas e estão sempre na posição de vítimas. Frustram-se facilmente. No início eles têm lindos sonhos e projetos, mas na primeira adversidade desistem de seus planos. Os Campistas são aqueles que olham para a montanha, mas no lugar de enfrentá-la, se acomodam onde estão e ali armam suas barracas. Estão satisfeitos com o que conquistaram e param de avançar. É o caso da grande maioria. Porém, os alpinistas são aqueles cristãos valorosos que não desistem por nada, olham para a montanha, desarmam suas barracas e avançam cada vez mais a fim de superar seus próprios limites. Você é um alpinista de Cristo?

 

1 – OS ALPINISTAS DE CRISTO SÃO PESSOAS DE FÉ – Hebreus 11:6 Romanos 10:17

Os alpinistas são bem equipados, tem paciência, preparo físico, emocional e são perseverantes. Estão sempre desafiando seus próprios limites. Corajosos os alpinistas depositam toda sua segurança em apenas um grampo ou em uma corda. Firmados nisto, estão sempre dando o máximo de si para o próximo passo. Assim também podemos dizer que “os alpinistas Cristo” depositam toda a sua fé nas promessas registradas nas Escrituras Sagradas e estão sempre se esforçando para agradar a Deus e avançar um pouco mais na carreira cristã.

 

2 – OS ALPINISTAS DE CRISTO BUSCAM A SANTIDADE – Hebreus 12:1-2

O alpinista sabe que terá que deixar para trás o que é inferior e todo peso inútil. E que, com força e perseverança, conseguirá atingir seu objetivo. ”Levantarei os meus olhos para os montes, de onde vem o meu socorro” – este conhecido versículo descreve a ligação entre o ser humano e o Deus da montanha. O homem a que este salmo se refere sabe que de forma natural está muito distante das alturas. A montanha que toca o céu é símbolo da força celestial mais elevada e esta força aumenta na medida em que nos aproximamos de Deus através de uma vida de santidade. Quanto menos de si, mais cheios de Deus (Jo 3:30). Os “alpinistas” de Cristo vivem se livrando do peso do pecado para subir mais e mais no degrau da unção.

 

3 – O ALPINISTA DE CRISTO SABE O VALOR DE APROXIMAR-SE DE DEUS – Salmo 73:28

A Bíblia fala muito de montanhas. Moisés recebeu de Deus as tábuas da lei numa montanha. Foi num monte que Jesus reuniu seus discípulos para transmitir-lhes o sermão da montanha. A montanha serve de orientação, ela é um local de força, um ponto de encontro com o Altíssimo. Quem já escalou montanhas conhece a sensação de sentir-se pequeno diante da imensidão de um gigante. O desafio atrai o alpinista. A sede de Deus faz do cristão um alpinista. O “alpinista” de Cristo quer estar cada vez mais próximo Deus. Isto não significa necessariamente estar subindo os montes, mas estar sempre subindo em direção a Deus!

 

CONCLUSÃO:

Muitos gostam de caminhar pelas montanhas, outros de escalar as mais altas, outros não querem nada. Nessa analogia, você se sente um desistente? Ou um campista acomodado? Ou você é ou deseja ser um “alpinista” na fé que vive agradando a Deus e superando limites? Por que os alpinistas se sentem atraídos pelos cumes? Por galgar alturas cada vez maiores! Neste simbolismo a montanha é um lugar especial de manifestação da glória de Deus ao Seu povo. Você quer viver a glória de Deus? Então suba mais um pouco hoje!

Publicado em Células
Segunda, 20 Setembro 2021 11:10

A BOA SEMENTE EM BOA TERRA

Texto:  MARCOS 4:1-20

INTRODUÇÃO

Deus está sempre investindo em nós, semeando boas sementes para que sejamos abençoados. Ele faz isso diretamente, pelo Espírito Santo, mas também através de nossas famílias, líderes e igreja, especialmente pela ministração da Sua Palavra em nós. O problema é que, embora as sementes de Deus sejam boas, muitas vezes, o nosso coração não está pronto para recebê-las e preservá-las até que frutifiquem. Jesus contou uma parábola sobre um semeador e suas sementes. O resultado de uma semeadura depende da atitude do coração daquele que recebe a semente, se irá se perder, ou germinar, crescer, frutificar e multiplicar.

1.  SUPORTANDO AS TRIBULAÇÕES

“Mas, saindo o sol, queimou-se; e, porque não tinha raiz, secou-se (vs. 6a).“…depois, sobrevindo a tribulação ou a perseguição, por causa da palavra, logo se escandalizaram.” (vs. 17b). Muitos perdem a semeadura de Deus, porque não suportam as tribulações. Só permanecem na presença do Senhor quando tudo está bem. Entretanto, ao decidirmos seguir a Cristo, satanás, nosso inimigo, tenta nos impedir. O que é melhor? Enfrentá-lo e vencê-lo ou ser dominado por ele? Quem quer servir a Deus precisa aprender a perseverar, mesmo no calor das provas.

2.   FALTA DE PROFUNDIDADE

“E outra caiu sobre pedregais, onde não havia muita terra, e logo nasceu porque não tinha terra profunda.” (vs 5). O problema de muitos é a falta de profundidade com Deus. Recebem a palavra apenas no nível das emoções, mas não se aprofundam e, devido a essa superficialidade estão sempre vulneráveis. Se quisermos ver os frutos de Deus em nossa vida, temos que cultivar a vida cristã, dedicando-nos através da oração, da leitura da palavra, da obediência no discipulado, da frequência à célula e às reuniões na igreja.

 3.  ENFIM, UMA BOA TERRA

“...deu fruto que vingou e cresceu, produzindo a trinta, a sessenta e a cem por um. ” (vs. 8b). A boa terra é aquele coração sedento pela palavra de Deus. Aquele coração que a recebe de bom grado e logo trata de levá-la a outros, e assim acontece a multiplicação. Começa um novo ciclo e ao final outros são salvos. E as boas novas de salvação chegam a outros, e assim chegou a nós. Aleluia!

CONCLUSÃO

O Pai quer nos abençoar, semeando a Sua Palavra em nossas vidas. Porém, é necessário ter uma atitude de receber essa semente, aprofundar sua busca ao Senhor, assumir uma aliança com Ele, com Sua Igreja, com a nossa célula e permitir que a Palavra mude nossos conceitos. Tomemos hoje a decisão de sermos esse solo fértil onde a semente vai germinar, crescer e frutificar.

Publicado em Células
Segunda, 13 Setembro 2021 12:19

SEJA SUPRIDO EM TUDO

Texto: 1Tessalonicenses 5:23

 INTRODUÇÃO:

É possível vida abundante diante de um mundo tão conturbado? De que vale riqueza material sendo pobre na vida emocional e espiritual? A vida abundante que Jesus promete não conhece escassez de nada. O apóstolo João disse: “Amado, acima de tudo, faço votos por tua prosperidade e saúde, assim como e próspera a tua alma” (3Jo 1.2). A vida abundante começa na alma, nas emoções saudáveis, e estas levam-nos às demais conquistas. Lembrando que a bênção do Senhor é que enriquece, e não acrescenta dores (Pv 10.22). A maior riqueza que uma alma pode ter é o perdão de seus pecados e a comunhão com o Espírito Santo de Deus. Com a presença do Espírito Santo é possível sim, mesmo diante de um mundo em caos viver não apenas uma vida suprida no espírito, alma e corpo. Vejamos:

 

1 – NO ESPÍRITO – Romanos 14:17

Enganamos a nós mesmos quando pensamos que a abundância de Deus é só provisão de comida e de bens materiais. Quantos têm bens em abundância, mas não tem paz na alma? Quantos dariam toda a sua fortuna para preencher o vazio existencial? Deus quer que sejamos prósperos na vida financeira sim, porém, mais que isso, Ele nos deseja a abundância de amor, paz, graça e alegria no Espírito Santo. A salvação em Jesus Cristo traz bênçãos superabundantes! Viver em comunhão com o Espírito Santo resulta na nossa convicção de filhos amados de Deus (Rm 8.14-16). Vida abundante no espírito requer de nós, primeiro, uma total entrega a Cristo e, depois, a sua conservação através de uma vida de oração, de leitura da Bíblia, de louvor, de adoração e de comunhão com a Igreja de Cristo. Participar da célula é bênção, ir com frequência aos cultos é importante, mas, além disso, como está a sua intimidade com o Espírito Santo? Você quer ser superabundante no espírito?

 

2 – NA ALMA – Mateus 11:28-30

É na nossa alma que estão os nossos sentimentos a as nossas emoções. A pessoa fica amargurada na alma (Jó 21.25). Aqueles que se apegam à palavra de Deus e entregam a alma à Sua guarda, e a vida a Seu dispor, encontram paz e sossego! Só quem se rende às Escrituras sabe perdoar, ser humilde e obediente aos Seus ensinos. Muitas pessoas têm adoecido fisicamente porque primeiro adoeceram na alma (Sl 32.3). Você quer ter uma vida abundante na alma? Então você precisa aprender a perdoar, a pedir perdão e ser amável como Jesus. Não permita que a amargura brote em seu coração e contamine todo o seu corpo (Hb 12.14-15). Quem flerta com o pecado não é fiel a Deus. Quem ama a Deus vive uma vida de santidade evitando intriga, ódio, murmuração, mentira, trapaças, enganos e demais coisas que vão contra os princípios da Palavra.

 

3 – NO CORPO – 1corintíos 6:19-20

Vida abundante na alma e no espírito é bênção! Mas como está seu corpo físico? O nosso corpo é templo do Espírito Santo, portanto devemos zelar dele. Razão pela qual precisamos cuidar da nossa alimentação, do jejum, da higiene pessoal, praticar uma atividade física, descansar e ter um momento de lazer. Paulo fez uma recomendação interessante ao seu filho Timóteo: “Cuida de ti mesmo” (1Tm 4.16). Não podemos espiritualizar o natural e nem naturalizar o espiritual, porém, muita gente atribui seu cansaço à batalha espiritual, contudo, na maioria das vezes é falta de um simples descanso físico! Até Jesus que era Jesus se retirava com seus discípulos para comerem e descansarem um pouco (Mc 6.30-32). Somos bem mais produtivos no reino quando estamos saudáveis no corpo. Como está o seu estado físico? Você tem zelado do seu corpo?

 

CONCLUSÃO:

Uma vida suprida em tudo é o desejo de todo mundo! E é o sonho de Deus para seus filhos. Como vou conseguir? Jesus Cristo veio ao mundo para dar-nos esse presente. "O prazer está no corpo, a felicidade na alma e a alegria no espírito, e somente Jesus Cristo pode nos dar tudo isso". Viva feliz! Viva uma vida abundante no espírito, na alma e no corpo!                   

Publicado em Células
Segunda, 06 Setembro 2021 11:08

REFLEXÃO SOBRE A ESTAÇÃO DA ALMA

Texto: Isaias 26:3-4 Filipenses 4:6-7

 INTRODUÇÃO:

Talvez você conheça um amigo, parente ou colega de trabalho que precise de apoio e segurança neste momento, pela perda de um familiar, pelo desemprego, pela enfermidade, passando por angústia ou depressão. Embora, estejamos passando por dias difíceis, a Bíblia nos dá luz de que é possível ter paz e alegria mesmo em meio às tribulações. Fazendo uma analogia dos estágios da vida com o tempo e as estações do ano, podemos dizer que:

 

1 – TODOS PASAAMOS PELAS QUATRO ESTAÇÕES DA VIDA – Ec 3:1-7

Quem dera vivêssemos só na primavera, a estação da empolgação da vida onde tudo são flores e alegria, é o momento de um novo nascer, de entusiasmo, de paixão, onde de todos os lados o colorido e o perfume nos encantam. A primavera é linda, porém, muitos a desperdiçam. O verão já fala de força, calor, temperaturas altas. Precisamos administrar o verão para não se machucar com o Sol. No verão os dias são mais longos e as noites mais curtas, todos associam verão com férias, é no verão da vida que muitos se realizam. No outono as noites começam a ficar mais frias, o que brilhava não brilha mais, a cor não é mais colorida e algo nos faz sentir que as coisas podem ficar pior. E o inverno é a estação mais sombria, onde os dias são mais curtos e as noites longas. Inverno fala de frieza, sofrimento, isolamento, recolhimento, de momentos difíceis da vida. O fato é que nesta peregrinação terrena todos nós passamos pelas quatro estações da vida.

 

2 – AS ESTAÇÕES MUDAM, MAS HÁ PESSOAS QUE PERMANECEM NA MESMA ESTAÇÃO – At 16:23-26

Podemos destacar três tipos de pessoas: 1) O homem natural, de forma normal, aquele que vive de acordo com cada estação; 2) O homem natural de forma anormal, onde a primavera da vida já chegou, mas a sua alma continua no inverno. Não consegue viver as alegrias do momento, vive reclamando de tudo, nada está bom. Não adianta dinheiro e saúde física se a alma está enferma; 3) O homem sobrenatural, aquele que mesmo que esteja vivendo em pleno inverno, sua alma está sempre na primavera ou verão. Um exemplo: Paulo e Silas no cárcere. Mesmo açoitados e presos injustamente, “por volta da meia noite, oravam e cantavam louvores a Deus, e os demais companheiros de prisão escutavam. ”

 

3 – CORPO NA TERRA, ALMA NO CÉU – Jr 17:7-8  2Co 4:16-18

Há um cântico antigo que diz: “Depois que Cristo me salvou, em céu o mundo se tornou, até no meio do sofrer, eu tenho paz no meu viver! Oh! Aleluia! Sim, é céu. É céu fluir perdão aqui! Na terra ou mar, por onde for, com Cristo ali é céu pra mim! ”. Éden significa “lugar de delícias.” O homem foi expulso do Éden após o pecado. Jesus veio ao mundo morrer por nossos pecados. Quando recebemos Jesus Cristo como nosso Senhor e Salvador, o nosso corpo continua peregrinando neste mudo, mas a nossa alma já passa a desfrutar do Éden. Muito em breve, todos nós, os salvos, estaremos na nova Jerusalém Celestial, onde de corpo e alma, livres do pecado, viveremos eternamente com o Senhor. Para quem tem Jesus e está em plena comunhão com ele, pode sofrer as pressões externas das estações da vida, mas o seu interior se renova de dia em dia.

 

CONCLUSÃO:

Como está a sua alma? Você está em comunhão com Jesus?  Você tem paz no seu coração? Quem está salvo e convicto da vida eterna, mesmo vivendo nos mais tenebrosos invernos da vida é capaz de sentir paz, conforto e consolo do Espírito Santo em todas as horas. Você conhece alguém que está sofrendo por ainda não ter tido uma verdadeira experiência com Cristo? O que eles têm visto em você? Paulo e Silas num momento tão difícil oravam e cantavam louvores a Deus e os demais companheiros escutavam. O que seus companheiros têm escutado?

Publicado em Células

MiR PARAUAPEBAS

Blog do MiR PARAUAPEBAS