Itens filtrados por data: Outubro 2021

Segunda, 29 Novembro 2021 11:28

EXPRESSE SUA GRATIDÃO A DEUS

Texto: Salmo 116.12

 INTRODUÇÃO:

“E agora, como posso pagar ao SENHOR as coisas boas que ele fez por mim?” (Sl 116.12-Bíblia Viva). Amados, apesar das lutas, podemos olhar para o ano que se finda e ver a bondosa mão de Deus em nossa vida. Em cada momento, em cada situação, em cada detalhe, o Senhor estava lá, com Sua Onipresença, Onisciência e Onipotência, nos protegendo e cuidando de tudo. A Ele toda honra, toda glória e todo louvor. Sejamos gratos a Deus por superarmos mais este ano, por que:

 

1 –  A GRATIDÃO É A MEMÓRIA DO CORAÇÃO – Atos 13:22

A Bíblia diz que Davi era um homem segundo o coração de Deus. Vemos em Davi um coração humilde e quebrantado; quando pecou, reconheceu seu erro, assumiu a culpa, arrependeu-se, humilhou-se e pediu perdão a Deus e foi perdoado; as suas conquistas ele sempre atribuía a Deus. Aquele que triunfa não pode se esquecer de alguém que lhe ajudou; você vê Davi conversando consigo mesmo, relembrando os feitos do Senhor e se policiando para não se esquecer de nada. No Salmo 103.1-2 ele diz: “Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e tudo o que há em mim bendiga ao seu santo nome. Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e não te esqueças de nem um só de seus benefícios”. O apóstolo Paulo escreveu: “Habite ricamente em vocês a palavra de Cristo… e cantem salmos, hinos e cânticos espirituais com gratidão a Deus em seu coração” (Cl 3.16). A gratidão é a memória do coração. A gratidão revela o caráter. Deus conhece os corações. Temos sido gratos a Deus?

 

2 – A GRATIDÃO ABRE PORTAS PARA NOVAS BENÇÃOS – Lucas 17:17-19

Não foram dez os leprosos curados? Por que somente um voltou para agradecer? Só aquele que voltou para agradecer que recebeu o maior de todos os milagres: a salvação da sua alma! Quando você despreza o que Deus lhe deu, desabilita-se para o que Ele ainda tem para lhe dar. Quando você valoriza o pouco, você caminha para o muito (Mt 25.23). Um coração transformado por Jesus é um coração grato. Grato pela cruz, pela vida, pelas circunstâncias, grato por tudo. Tudo é bom com Jesus no coração. A Bíblia diz “Em tudo daí graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco” (1Ts 5.18). A gratidão deve ser uma característica da vida cristã em qualquer circunstância, quer sejam boas, quer sejam ruins, todas são para nosso bem (Rm 8.28). A gratidão deve ser um estilo de vida. Como Davi, devemos cantar e louvar a Deus em todo tempo. Paulo e Silas foram açoitados e lançados injustamente no cárcere e, por volta da meia-noite, no lugar de reclamar e murmurar, eles oravam e cantavam louvores a Deus. De repente, sobreveio um terremoto, que sacudiu os alicerces da prisão; abriram-se todas as portas, e soltaram-se as cadeias de todos (At 16.16-26). Você quer novas bênçãos? Seja grato.

 

CONCLUSÃO:

Devemos ser gratos a Deus, pela vida, saúde, família, pela igreja, pelos nossos pastores, pelos líderes, pelos discípulos, pelo trabalho, pelo pão de cada dia, pelo teto, pelas vestes, pelo ar, enfim, por tudo! A gratidão é a memória do coração, a gratidão abre portas para novas bênçãos e a gratidão precisa ser expressada. Portanto, faça algo para Deus e expresse a sua gratidão. Você irá se surpreender com as bênçãos e o favor de Deus no próximo ano.

Publicado em Células
Segunda, 22 Novembro 2021 18:40

O PODER DA ESPERANÇA

Texto:  HEBREUS 11:13-16

INTRODUÇÃO

O texto de Hebreus nos traz a galeria dos heróis da fé, composta de homens que se destacaram como referenciais para nós. Eles viveram na terra, receberam as promessas de Deus, creram nelas, viram-nas de longe, mas não as alcançaram neste tempo. O que mais nos impressiona é que, mesmo não alcançando as promessas aqui, eles não esmoreceram na fé, nem blasfemaram contra Deus que lhes fez tais promessas. O Senhor nos chama para sermos uma geração que não busca o imediatismo que tem norteado o ser humano. 

1. BUSCANDO ALCANÇAR AS PROMESSAS

- De que forma? Vivendo em fé – A fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que não se vêem (Hb 11.1). Ela não é obra do acaso, mas fruto da ação da Palavra de Deus na vida de quem nela crê. A fé é construída. É fruto da experiência do ouvir a palavra de Deus e aplicá-la. Sobre esse pilar do ouvir e aplicar, teremos as experiências que consolidarão nossa fé, confirmando, dia após dia, nossa caminhada em direção ao Senhor e à sua vontade.

Os que andam em fé enxergam além das distâncias comuns que os olhos humanos alcançam. O espírito daquele que, pela fé, espera a promessa, faz com que ele não olhe mais as circunstâncias, mas, sim, confie na fidelidade de Deus que vela pela Sua Palavra e sempre cumpre Suas promessas (Jr. 1.12).

2.  O CARÁTER DAQUELE QUE ESPERA

- Um caráter moldado na esperança

O que dizer de Abraão? Aquele que creu contra a esperança (Rm 4:18). Isso significa que não havia condições humanas para que ele acreditasse. Abraão acreditou no caráter daquele que prometeu. Está escrito: Fiel é quem fez a promessa. Portanto, tenhamos esperança! E quando não houver esperança acreditemos assim mesmo porque Deus não mudou. Ele é fiel em cumprir o que prometeu.

A Bíblia diz que aqueles que morreram, naquele tempo, na esperança, mesmo não alcançando as promessas, exaltaram ao Senhor e deixaram um testemunho digno do qual Deus não se envergonhou de que o chamassem “seu Deus” (vs.16).

CONCLUSÃO

Para muitos, o texto de Hebreus 11 pode ser desanimador, pois pensam, se estes homens, tão usados por Deus, não alcançaram as promessas, como eu alcançarei? Acontece que, havia um propósito específico pra cada um desses homens, e não era exatamente ter uma vida tranquila e abastarda na terra, mas sobretudo, deixar-nos um legado de fé. O texto sagrado diz que eles aspiravam por uma Pátria superior, ou seja, não havia na terra recompensa a altura de sua esperança, e por isso, Deus os preparou uma cidade, diz o texto de Hebreus 11:16. Isto fala de uma recompensa celestial que não se pode comparar com o que podemos receber nesta vida!

Publicado em Células
Domingo, 14 Novembro 2021 11:25

BUSCAI AO SENHOR ENQUANTO SE PODE ACHAR

Texto:   ISAÍAS 55:6-7 

INTRODUÇÃO:

Buscar ao Senhor enquanto se pode acha-lo, é a mensagem que Deus está nos dando através da Sua Palavra, revelando-nos que nosso tempo é limitado. Chegará o dia em que todos nós teremos que enfrentar a Justiça Divina. Por isso devemos, através da confissão e do arrependimento dos nossos pecados, buscarmos o perdão e a graça de Deus enquanto temos na terra o Espírito Santo que nos dá esta oportunidade. Deus gosta de perdoar e restaurar vidas. Essa é a Sua prioridade 

1.   BUSCANDO A DEUS

A Palavra de Deus nos ensina que devemos procurar nos aproximar d’Ele enquanto ainda é possível achá-lo.  Deus não tem prazer em nos castigar nem nos condenar. Ele quer nos abençoar, apagando nossos pecados, mas Ele só faz isso quando nós o buscamos, arrependidos e determinados a mudar de vida. Arrependimento é rejeitar e abandonar a vida de pecado, voltando-nos para Deus (Tiago 4:8-10). Quando buscamos a Deus, encontramos a Salvação Eterna. Estamos vivendo os últimos tempos e os sinais da volta de Jesus estão cada vez mais evidentes. Muitas pessoas não têm se dado conta disso. Cada vez mais a humanidade se afasta de Deus, apenas buscando-o nos momentos difíceis, de angústia e de sofrimento, não tendo essa busca o objetivo de ter um encontro com Deus, mas sim a urgência de encontrar uma solução para os seus problemas. Buscar a Deus deve ser a maior de todas as necessidades do homem. Somente Ele pode atender as questões da nossa vida e as inquietações de nossa alma

2.  O CONVITE É PARA TODOS

O convite “buscai ao Senhor” é para todos os homens, independentemente de qualquer situação ou estilo de vida, porém não se deve demorar em fazer isso, pois o tempo está nos pedindo urgência. A Palavra de Deus está nos dando o alerta: “enquanto se pode achar”. Isso significa que estamos diante de uma verdade que nos dá a esperança de termos um encontro com nosso Pai Eterno. Significa, também, que um dia não se poderá mais encontra-lo. Busquemo-lo enquanto há tempo!


CONCLUSÃO

Chegará o tempo em que o convite para buscarmos ao Senhor será retirado, que a porta será fechada e que o Senhor não mais poderá ser encontrado. Jesus falou claramente sobre isso na parábola das dez virgens (Mateus 25:1-13), quando as cinco virgens prudentes estavam preparadas para a chegada do Noivo, tendo óleo nas suas vasilhas, para as suas lamparinas e as cinco virgens néscias não se prepararam, pois, suas vasilhas estavam vazias. Prepara-te, Jesus está voltando!


Publicado em Células
Segunda, 08 Novembro 2021 11:09

O ARREPENDIMENTO MUDA O CURSO DA NOSSA VIDA

O ARREPENDIMENTO MUDA O CURSO DA NOSSA VIDA

Texto:  Atos 3:19

“Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, de sorte que venham os tempos de refrigério, da presença do Senhor” (Atos 3:19).

INTRODUÇÃO

Após sermos trazidos por Deus para o Seu Reino, o arrependimento de todos os nossos pecados torna-se o ponto de início da nossa relação com Ele. Sem o verdadeiro arrependimento estaremos separados de Deus. Jamais o Senhor rejeitará um coração quebrantado. Ele sempre estenderá a Sua mão para nos salvar“Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem o seu ouvido surdo para não poder ouvir. Mas as vossas iniquidades fazem divisão entre vós e o vosso Deus, e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça” (Isaías 59:1-2). 

1.   ARREPENDIMENTO: UM PRESENTE DE DEUS

A vontade perfeita de Deus é que todos os homens se arrependam e se tornem Seus filhos (2Pedro 3:9), a fim de gozarem as bênçãos que já estão preparadas para eles desde a fundação do mundo. Esse é o grande presente de Deus para o pecador. No entanto, para que isso aconteça, o Espírito Santo convencerá o homem do “pecado, da justiça e do juízo” (João 16:8). Assim Deus, com Sua grande, maravilhosa e infinita misericórdia, nos conduzirá ao verdadeiro arrependimento (Rm 2:4). Quando nos arrependemos tomamos a decisão de agir de maneira diferente, deixando os pecados que cometemos ao longo da nossa vida. Começamos então, a lutar contra o pecado, a fim de vivermos de maneira diferente, com uma consciência limpa. O arrependimento genuíno traz o perdão de Deus que livra o homem de toda culpa e o leva a uma mudança de vida. Mas, para que isso aconteça, ele precisa receber Jesus como seu Salvador e Senhor. 

2.   ARREPENDIMENTO: MUDANÇA DE VIDA

A palavra de Deus diz que a sua bondade é que nos conduz ao arrependimento (Rm 2:4), mas segundo o texto de At 3:19 há um segundo passo a ser seguido, e esse depende de nós, que é a conversão, ou seja, não basta nos arrependermos, é necessária uma mudança de direção, e isso Deus não faz por nós, é uma decisão individual.

Arrependimento gera confissão de pecados, pedido de perdão a Deus e mudança de ideias e atitudes. A pessoa que se arrepende dos seus erros deve viver de forma que agrada a Deus e abrir o coração para aceitar a correção do Senhor e aprender como viver conforme a Palavra de Deus. Isso a levará a abandonar o pecado e se esforçar para viver corretamente, lutando para vencer as tentações e sempre buscando viver em santidade. Assim, com a ajuda de Jesus, pode rejeitar o pecado e escolher fazer o que é certo, resistindo ao diabo e às suas investidas (Tiago 4:7-8).


CONCLUSÃO

Para se arrepender, a pessoa precisa reconhecer que pecou. Ela fica triste, porque entende que o seu pecado feriu o coração de Deus. Por isso, pede-lhe perdão. A salvação acontece quando uma pessoa se arrepende de seus pecados e toma a decisão de voltar para Deus, pois o arrependimento muda tudo. Amém!

 

Publicado em Células
Segunda, 01 Novembro 2021 11:20

DEUS NOS CHAMA

Texto: 1Samuel 3:1-11

 INTRODUÇÃO:

Como é importante estar atento quando Deus está tentando falar conosco. No tempo de Samuel os profetas ou sacerdotes eram os mediadores entre Deus e os homens, mas, agora, Deus pode falar diretamente conosco. Se não pararmos para ouvir Deus, como aconteceu com o menino Samuel, que estava dormindo no templo do Senhor, não vamos crescer espiritualmente. Samuel ainda era muito jovem, não foi capaz de perceber que era o próprio Senhor que o chamava, talvez ainda sejamos jovens espirituais e precisamos aprender a discernir a voz do Espírito Santo que hoje nos chama para:

 

1 – NOS CHAMA PARA UM ENCONTRO PESSOAL COM ELE – Genesis 28:11-17

“Despertado Jacó do seu sono, disse: Na verdade, o SENHOR está neste lugar, e eu não o sabia.” Aquela escada, com seus anjos subindo e descendo, é uma figura do próprio Senhor Jesus Cristo (Jo 1.51). O único meio de nos aproximarmos de Deus (1Tm 2.5). Jesus é a escada que faz ligação entre o céu e a terra. Essa escada aponta para a existência da comunhão íntima e especial entre Deus em sua glória e o homem em sua solidão (Rm 3.23). Jacó estava sozinho, cheio de dúvidas, inseguro quanto ao futuro devido aos seus erros do passado. Mas, ali Deus faz uma aliança com ele, símbolo da graça salvadora revelada em Jesus por nós. Veja que o que Deus promete a Jacó em Gn 28.15 Jesus também prometeu aos seus discípulos: companhia: “Eis que eu estou contigo”; segurança: “e te guardarei por onde quer que fores”; orientação: “e te farei voltar a esta terra”; garantia pessoal: “porque não te desampararei, até cumprir eu aquilo que te hei referido”. Ali em Betel foi o primeiro encontro pessoal de Jacó registrado na Bíblia. Você já teve o seu primeiro encontro pessoal com Jesus registrado nos céus?

 

2 – NOS CHAMA PARA O APRENDIZADO – Isaias 50:4

“O Senhor Deus me deu a língua dos instruídos para que eu saiba sustentar com uma palavra o que está cansado; ele desperta-me todas as manhãs; desperta-me o ouvido para que eu ouça como os instruídos”. Aqui o profeta Isaias descreve como era instruído, disciplinado e fortalecido para sua missão. Uma das maneiras mais importantes para reconhecer a orientação do Espírito Santo é conhecer bem a Palavra de Deus. A Bíblia é a fonte divina de sabedoria sobre como devemos viver e ser aperfeiçoados para a sua obra (2Tm 3.16-17). Todo discípulo de Cristo deve estudar as Escrituras, meditar nelas e memorizá-las. A Palavra é a "espada do Espírito" (Ef 6.17), e o Espírito Santo falará conosco através dela, e assim revelar a vontade de Deus para nós. Ele trará à nossa mente os textos bíblicos nos momentos em que mais precisarmos (Jo 14.26). Como faz diferença uma pessoa com palavras sábias para animar aqueles que exaustos padecem nessa pandemia. Um despertar para o aprendizado é o desejo do Espírito Santo para nós.

 

CONCLUSÃO:

Que esta seja a nossa oração: Eis-me aqui Senhor, fala que teu servo ouve! Quero ouvir a Tua voz e despertar para uma vida que Lhe agrade.

Publicado em Células

MiR PARAUAPEBAS

Blog do MiR PARAUAPEBAS