Itens filtrados por data: Novembro 2021

Segunda, 27 Dezembro 2021 13:10

GRATIDÃO

Texto: Colossenses 3:15-17

 INTRODUÇÃO:

Uma das características da fé cristã é a gratidão. Sentir-se grato pelas bênçãos recebidas e louvar a Deus por elas revela a grandeza de uma pessoa que reconhece o favor de Deus.  A gratidão é a memória do coração, abre portas para novas bênçãos e precisa ser expressada. Qual tem sido o seu nível de gratidão?

 

1 – EM TUDO DAI GRAÇAS – 1Tessalonicenses 5:18

A ordem bíblica é: “Em tudo dai graças.” Por quê? “Porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.” Louvar a Deus quando tudo vai bem, qualquer um consegue, mas diante de situações contrárias à nossa vontade é uma forma expressiva de fé de que o Pai Celestial está no controle de tudo, e de que a Sua vontade permissiva irá extrair até dos fatos ruins algo benéfico para nós (Rm 8.28). Somente uma pessoa que tem a gratidão como estilo de vida consegue dar graças a Deus em todas as circunstâncias. Pedro por exemplo, nos dá razão para sermos gratos ao passarmos por “várias provações”, que, através das dificuldades da vida, “uma vez confirmado o valor da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo” (1Pedro 1.6-7).

 

2 – GRATOS PELO AMOR EXTRAORDINÁRIO DE DEUS – João 3:16 Salmo 136:1-3

Quando temos a revelação da dimensão do amor de Deus por nós é impossível não sermos gratos a Ele (Ef 3.17-21). Todo aquele que entende verdadeiramente o amor sacrificial de Jesus tem um coração agradecido. Nem todo dinheiro do mundo pagaria o preço da salvação da nossa alma (1Pe 1.18-20). Estávamos condenados à morte eterna e Ele nos resgatou. Portanto, a nossa principal gratidão deve ser pela vida eterna em Cristo Jesus.

 

3 – NA BÍBLIA ENCONTRAMOS MUITOS EXEMPLOS DE PESSOAS GRATAS A DEUS – Salmo 118:28-29

A Bíblia está cheia de exemplos de pessoas gratas a Deus: Abraão, Ana, Davi, Paulo, entre outros. Eles entenderam que eram pecadores, carentes da graça de Deus, confiaram no amor de Deus e pela fé se renderam a Ele. Por serem gratos, Deus os abençoou ainda mais. Eram gratos em todo tempo, mesmo nas horas mais difíceis. Em muitos salmos o autor conta todos os seus problemas a Deus, mas agradece, porque sabe que Ele iria mudar a situação e salvá-los. O cenário muda e o salmo fica muito mais alegre (Salmos 13; Salmos 22; Salmos 28, etc). Davi, o homem segundo o coração de Deus, tomava o maior cuidado para não esquecer, se quer, uma só, das bênçãos recebidas (Sl 103.1-2). A gratidão ajuda a valorizar as bênçãos que recebemos, encontrando mais prazer e alegria nelas, resultando em bênçãos maiores.

 

CONCLUSÃO:

Temos sido gratos a Deus por tudo? Você expressa a sua gratidão pelo que Cristo fez por você na cruz? Pensando em gratidão, qual tem sido o nosso estilo de vida? O que temos feito para expressar a nossa gratidão a Deus? Mais um ano se finda e o que faremos para expressar a Ele o nível da nossa gratidão? Pessoas gratas são mais felizes!

 

Um Feliz e abençoado 2022!

Publicado em Células
Segunda, 20 Dezembro 2021 11:15

Amamos a Deus de Verdade?

Texto: João 14.21

INTRODUÇÃO

O verdadeiro amor a Deus não se expressa só com palavras, mas também com atitudes. A nossa entrega a Deus, a busca constante em oração, jejum, presença nas atividades da igreja, na nossa célula, meditação na Sua Palavra, não deve ser só nos momentos de angústia, mas também nos momentos em que tudo está bem. Tudo isso Deus requer de Seus filhos e, quando assim agimos Deus se agrada de nós. Quem é que ama a Deus e quem é que não O ama? O texto que acabamos de ler nos oferece duas indicações para identificarmos quem ama a Deus: a primeira é ter os mandamentos de Deus e a segunda é guardar os Seus mandamentos. Em seguida veremos as promessas que Deus tem para aqueles que O amam.

1. O QUE SIGNIFICA TER OS MANDAMENTOS?

Ter os mandamentos não quer dizer sabê-los todos de cor ou ter uma Bíblia aberta no Salmo 91, e lê-la como um mero ritual, mas sim ler a Palavra de Deus diariamente para meditar nos seus ensinamentos (Sl 119.15,16), conhecê-los, recebê-los de Deus e crer neles, reconhecendo que são a Vontade de Deus expressa na Sua Palavra.

2. O QUE SIGNIFICA GUARDAR OS MANDAMENTOS?

Jesus diz que aquele que O ama guarda os Seus mandamentos. Mandamentos representam tudo que Deus nos ordena e ensina na Sua Palavra, e não apenas os 10 Mandamentos que estão em Êxodo 20. Amar é mais do que dizer palavras adoráveis: é um compromisso e uma conduta. Quem ama a Cristo prova o seu amor guardando o que Ele ordena na Sua Palavra. “Guardar”, nesse contexto significa obedecer, praticar o que na Palavra está escrito. E guardar os mandamentos de Deus significa ser um cumpridor da Palavra e obedecer aos seus mandamentos (Tg 1.23), ter uma vida comprometida com o que nela está escrito, meditando diariamente nos seus ensinamentos e tendo uma vida transformada continuamente.

3. PROMESSAS DE DEUS PARA OS QUE O AMAM

São três as promessas de Deus na Sua Palavra para aqueles que O amam, conforme o ensino de Jesus: “será amado de meu Pai”, “e eu o amarei” e” me manifestarei a ele”. Observamos que quem ama a Deus é amado duplamente, pois é amado, ao mesmo tempo, por Deus e por Jesus. Ser amado por Deus e por Seu Filho Jesus é o maior bem que uma pessoa pode ter. Deus expressa o Seu amor para conosco quando nos quer perto d’Ele e por essa razão elaborou o Seu plano de salvação para nós, entregando o Seu único Filho para morrer por nós, pecadores ( Rm 5.8; Jo 3.16). Além de sermos amados por Deus e por Jesus, quando amamos a Deus, Ele se manifesta a nós, isto é, manifesta a Sua Presença, a Sua Glória. Deus se manifesta a nós ao responder nossas orações, ao nos tocar com Seu toque de cura, ao nos ouvir e falar conosco, enfim, ao nos abençoar.

CONCLUSÃO

Deus considera que o amamos quando guardamos os seus mandamentos, mas espera também que o amemos com os nossos sentimentos, não com palavras protocolares, mas em espírito e em verdade. É muito bom dizermos que amamos a Deus e sentir com toda convicção que isso é verdade no nosso coração e não somente uma resposta vazia. Aliás, a Bíblia diz que o Senhor não houve gritos vazios (Jó 35:13). Quem assim agir, receberá o amor de Deus nosso Pai e de Jesus, Seu Filho, e ainda a grande bênção de Jesus se manifestar com a Sua Presença.

Publicado em Células
Segunda, 13 Dezembro 2021 11:43

O MEU CÁLICE TRANSBORDA

Texto: Salmo 23

 INTRODUÇÃO:

“Unges minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda” fala de bênçãos abundantes derramadas pelo Senhor sobre seus filhos. Em sua bondade e misericórdia o Supremo Pastor tem nos sustentado e amparado em todos os momentos da nossa vida. O Senhor é o pastor provedor que cuida atentamente de suas ovelhas; Ele é também como um anfitrião cuidadoso que prepara para seus convidados um banquete especial onde não há escassez. Quando reconhecemos Jesus Cristo como nosso Supremo Pastor, Ele nos recebe com surpreendentes banquetes espirituais.

 

1 – UNGES A MINHA CABEÇA COM ÓLEO – Lucas 10:34

O termo “unges a minha cabeça com óleo”, na época em que foi escrito, falava do óleo como um remédio que trata das enfermidades do rebanho. No fim do dia, o pastor cuidadoso examinava cada ovelha que era recolhida ao aprisco. O objetivo desse exame era identificar se alguma ovelha estava doente ou machucada. Então, as ovelhas machucadas recebiam unguento em suas feridas. Além disso, o pastor costumava aplicar óleo desde a cabeça até os lombos das ovelhas para repelir insetos que poderiam lhes causar danos. Também, a expressão do salmista diz respeito ao óleo que simbolizava a alegria e a comunhão de quando um convidado singular era gentilmente ungido por seu anfitrião.

 

2 – O MEU CÁLICE TRANSBORDA – 2Co 4:17-18

As bênçãos do Senhor sobre seu povo são sem medida. Isso, no entanto, não quer dizer que seu rebanho irá desfrutar apenas de farturas terrenas. Reduzir as bênçãos do Senhor a coisas materiais é um pensamento que não se sustenta à luz da Bíblia. Inclusive, muitas vezes a própria privação de algo é para proteger seus filhos da soberba e se desviarem do Caminho. Cristo significa “ungido’. Quando aceitamos Jesus em nosso coração o óleo do Espírito Santo nos unge para que possamos ser “pequenos Cristos”. Termo este que deu origem à palavra “Cristão”. O verdadeiro cristão é um ungido de Deus, diferente do mundo. Se hoje podemos falar que o Senhor unge nossa cabeça com óleo, símbolo das bênçãos derramadas sobre nós, é porque o Ungido de Deus foi enviado ao mundo para nos redimir de nossos pecados. Se hoje podemos dizer que o nosso cálice transborda, é porque Cristo tomou até a última gota do cálice da ira de Deus em nosso lugar e nos religou ao gozo eterno da comunhão com Deus. Só Jesus pode fazer o nosso cálice de gozo transbordar.

 

3 – A BONDADE E A MISERICÓRDIA – Salmo 31:19

Certa vez uma mulher procurou ajuda pastoral por pressentir que dois homens a perseguiam. Sempre que ela tomava o ônibus, eles o tomavam atrás dela. Quando ela saia, eles saíam. Ela estava em pânico! O pastor logo percebeu ser uma ilusão mental. Então, sabiamente disse: esses dois homens que estão te seguindo são os homens de Davi, um deles se chama “Bondade” e o outro “Misericórdia”. Ele abriu o Salmo 23.6 e mostrou a ela: “Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida”. Ela ficou aliviada e exclamou: “Isso é maravilhoso. Sempre me perguntei quais seriam seus nomes”. A mulher saiu dali com paz de espírito, consolada por saber que era a bondade e a misericórdia do Senhor que a seguiam. Você e eu também precisamos confiar que a bondade e a misericórdia de Deus estarão nos seguindo a cada passo. Precisamos viver confiantes e confortados, acreditando que em todos os dias de nossas vidas, esses dois amigos estarão conosco em cada passo da nossa caminhada. Essa convicção nos fará desfrutar de um cálice transbordante.

 

CONCLUSÃO:

Como você está se sentindo? Uma ovelha amada ou perdida e desgarrada? O Espírito Santo está convidando você a desfrutar do amor do Supremo Pastor, Ele conhece suas feridas, suas lutas e sua dor. Ele quer derramar do Seu óleo e ungir você até seu cálice transbordar. Sinta-se amado e perseguido pela bondade e misericórdia do Senhor todos os dias da sua vida e, certamente o seu cálice de gozo irá transbordar.

Publicado em Células

Texto: Lucas 6:32-38

 INTRODUÇÃO:

A expressão “boa medida, recalcada, sacudida e transbordante“ usada por Jesus se referia a figura de um mercado de cereais da época. Seria como colocar um determinado produto numa vasilha até a borda, aparentando estar cheia, mas na verdade havia ainda muito espaço nela. Para realmente enchê-la seria necessário “sacudir” e “prensar” o produto, completando-a com mais produto até que este se derramasse pelas bordas. Assim seria a medida recalcada, ou seja, prensada, sacudida e verdadeiramente transbordante. Assim, Jesus está dizendo que quem dá generosamente, também receberá generosamente, com principal ênfase ao julgamento de que nossas próprias ações nos levam a ser submetidos, isto é, porque de acordo com a medida com que medirmos, também seremos medidos. Aplica-se isso em várias áreas, vejamos apenas duas:

 

1 – ÁREA DA GENEROSIDADE FINANCEIRA – Gálatas 6:7 Provérbios 11:25

A Bíblia ensina a fazer o bem e ajudar ao próximo sem se gloriar e sem esperar nada em troca. “E seu Pai que te vê em secreto te recompensará” (Mt 6.2-4). Nossas obras de generosidade devem ter o fim principal de adorar a Deus. Porém, Deus sempre irá recompensar nossas obras. Para entendermos melhor Provérbios 11.25 vamos usar várias versões traduzidas para o português: “A alma generosa prosperará, e quem dá a beber será dessedentado” (ARA); “O generoso prosperará; quem dá alívio aos outros, alívio receberá” (NVI); “Quem é generoso progride na vida; quem ajuda será ajudado” (NTLH);. Deixando bem claras as palavras do próprio Senhor Jesus, que diz: “Mais bem-aventurado é dar que receber”.

 

2 – ÁREA DA GENEROSIDADE DO PERDÃO – Mateus 5:43-48 Mateus 6:12-15

O texto de Lucas 6.32-38 fala de misericórdia, julgamento, condenação e perdão. Ele quer que sejamos generosos com o próximo principalmente no perdoar. Perdoar de maneira transbordante. Lembrando que o perdão não é sentimento, mas decisão (Mt 18.30). Pense em como foi perdoado para aprender a perdoar. Você nunca perdoará ninguém mais do que Deus já lhe perdoou. Tem muita gente pensando ser livre, mas que vive aprisionada na caverna negra da falta do perdão. Isto rouba-lhe o tempo irrecuperável. O tempo não volta e essa medida transbordante infelizmente ficou desperdiçada. Muitas outras áreas podem ter bênçãos bloqueadas por falta de perdão: saúde, finanças, ministério, etc. (Mt 5.23-24). Quando você experimentar o desapontamento, traição ou ingratidão, não corra para os braços da amargura e da falta de perdão. Corra para os braços do Pai, para que Ele o sustente com um coração perdoador e derrame sobre a sua vida bênçãos transbordantes.

 

CONCLUSÃO:

Generosidade produz generosidade. É um princípio bíblico. A mesma medida que usamos com os outros será para nós. Vale a pena finalizar com estes dois versículos: “Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia” (Mt 5.7); “Porque o juízo é sem misericórdia para com aquele que não usou de misericórdia. A misericórdia triunfa sobre o juízo” (Tg 2.13). Que o Senhor tenha misericórdia de nós e nos dê um coração generoso e perdoador, para que em todas as áreas possamos aplicar a: boa medida, recalcada, sacudida e transbordante.

Publicado em Células

MiR PARAUAPEBAS

Blog do MiR PARAUAPEBAS