Itens filtrados por data: Julho 2022

Segunda, 29 Agosto 2022 10:57

VIDA ABUNDANTE

Texto: João 10.10

INTRODUÇÃO:

Eu quero é viver a vida! Você já ouviu essa frase? Quantos a usam por estarem vivendo momentos de crise existencial. Uma pessoa não encontra sentido no dinheiro, no sucesso e nem nos prazeres transitórios desta vida. Só Jesus pode satisfazer um coração vazio. Só Nele encontramos a verdadeira razão para viver de forma plena, feliz e abundante!

01 – QUAL É A MAIOR NECESSIDADE DO SER HUMANO? – Lucas 12.16-21

O Psicólogo Abrahan Maslow afirma que as necessidades básicas do homem são: Fisiológicas (ar, água, comida, exercício, repouso e saúde); Segurança (abrigo, estabilidade);  Social (se sentir querido, pertencer a um grupo, ser incluso); Estima (poder, reconhecimento, prestígio e autoestima); e, Autorrealização (desenvolvimento, criatividade, autonomia, realização). Todavia, existe uma necessidade vital que vai além destas. Qual é essa necessidade? — É a necessidade de um Salvador; é a necessidade de crer e se render a Cristo. Só Jesus pode dar a razão de viver de forma plena, feliz e abundante!

02 – O QUE É VIDA ABUNDANTE? – Deuteronômio 28.1-8

Deus deseja nos conceder infinitas bênçãos materiais. Mas jamais se deve pensar que esse é o foco principal do Evangelho. As pessoas que decidem seguir a Cristo limitando-se apenas a esta vida, são elas, as mais dignas de compaixão (1Co 15.19). O cristão verdadeiro não segue Jesus pelo que Ele irá fazer, mas pelo que Ele já fez lá no Calvário! Morreu em nosso lugar! Vida abundante é usufruir desde já aqui na terra do reino de Deus. E o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz, e alegria no Espírito Santo (Rm 14.17). Deus tem para nós o melhor desta terra (Is 1.19), Ele tem prazer na nossa prosperidade (Sl 35.27). Mas, o ímpio também pode desfrutar dessas coisas terrenas, porém, não desfruta das coisas do céu, tais como: consolo quando chora e coroa em vez de cinzas; e nem imagina o privilégio de usufruir do óleo de alegria em vez de pranto; e das vestes de louvor em vez de espírito angustiado; e de serem chamados de carvalhos de justiça, plantados pelo Senhor para a sua eterna glória. Vida abundante é viver plenamente feliz com Jesus em tudo e em todas as situações.

03 – O QUE É VIVER COM JESUS EM TODAS AS SITUAÇÕES? – Filipenses 4.11-13

É viver uma vida regada pela presença do Espírito Santo. Uma pessoa que ama Jesus reconhece que a sua maior necessidade não são as coisas, mas o reino (Mt 6.33) Muitos se frustram por buscarem ao contrário: coisas em vez de reino! Viver no reino é viver debaixo do Senhorio de Cristo, e, isto implica em cultivar uma vida de intimidade com o Espírito Santo. Se Ele é Senhor da minha vida então eu vou andar na sua presença e fazer a sua vontade. Vou fazer de tudo para agradá-Lo. A verdadeira sabedoria começa com a busca de Deus e se completa com a sua presença. A Bíblia diz: ―Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas (Pv 3.6). Não é a circunstância que vai definir a sua alegria, mas a presença de Cristo em toda e qualquer situação. O apóstolo Paulo definiu bem isso: ―Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação (Fp 4.11).

CONCLUSÃO:

O inimigo é um ladrão que vem somente para matar, roubar e destruir, mas, Jesus veio para dar vida e vida em abundância. Coisas terrenas não podem dar a você uma vida abundante. Vida abundante só Jesus pode dar. Vida abundante é começar a usufruir no presente daquilo que lhe espera na eternidade: paz, alegria e a doce presença do Espírito Santo.

Publicado em Células
Segunda, 22 Agosto 2022 10:26

SANTIDADE PARA O ARREBATAMENTO

Texto: Apocalipse 19.7-9 1Tessalonicenses 4.1-8

INTRODUÇÃO:

Os sinais evidenciam que a vinda do Nosso Senhor Jesus Cristo está próxima e o Espirito Santo vem preparando a Sua noiva adornada, a Igreja, para a breve festa chamada “Bodas do Cordeiro”. Pensando em santidade, vejamos três reflexões importantes sobre esse momento glorioso para os salvos:

01 – PRECISAMOS AGUARDAR A VINDA DE CRISTO EM SANTIDADE – 1Tessalonicense 5.23

Quando confiamos na Palavra do Senhor, nós a praticamos, e ao praticá-la somos santificados por ela (Jo 15.3; Jo 17.17). Santo significa separado, ou seja, separado para Deus. Deus é santo e a fonte de toda santidade, e é o Espírito Santo quem nos santifica. Deus quer que estejamos inteiramente santificados: espírito, alma e corpo. Deus nos escolheu para sermos santos e irrepreensíveis diante dEle (Ef 1.3-4). O conceito de santidade provém da raiz hebraica de uma palavra que significa cortar. O Senhor quer agir em nós para cortar toda raiz de pecado e suas consequências. Não importa o passado, o que importa é hoje! O agora! Porque as atitudes do presente definem o nosso futuro. É preciso tomar uma posição de fé e a partir de então decidir obedecer a Palavra e viver um novo estilo de vida, em santidade até a vinda de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Precisamos estar atentos e viver todos os dias preparados para o arrebatamento da Igreja.

02 – SOMOS SANTIFICADOS PELA NOSSA UNIÃO COM CRISTO – 2Coríntios 5.17

Somente mediante a nossa união com Cristo é que temos o poder necessário para dominar a velha natureza carnal e vivermos uma nova natureza espiritual (Ef 4.20-24). Ninguém é santo simplesmente por força de vontade. Não há poder em nós mesmos para mortificarmos as paixões carnais. A religiosidade não consegue obter o poder espiritual suficiente para vencer os desejos da carne. Quando reconhecemos que estamos crucificados com Cristo, o poder da ressurreição em nós passa a triunfar sobre o pecado e a morte (Rm 6.5-6), não permitindo que o pecado “reine” sobre nós (Rm 6.12). Por isso, não podemos mais “oferecer” o nosso corpo ao pecado (Rm 6.13). Paulo diz: “Considerai-vos” mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus (Rm 6.11). E assim, finalmente, passamos a gozar da vitória sobre o pecado (Rm 6.14). Santidade está ligada à nossa identidade. Nessa união, somos santificados, tornando-nos uma nova criatura em Cristo Jesus.

03 – A SANTIDADE É O ADORNO DA NOIVA DE CRISTO – Efésios 5.25-27

O apóstolo Paulo se referia a Igreja quando disse: “Estou zeloso de vós com zelo de Deus; porque vos tenho preparado para vos apresentar como uma virgem pura a um marido, a saber, a Cristo” (2Co 11.2). João em Apocalipse escreve que a noiva já está pronta, vestida de linho fino, puro e resplandecente para as Bodas (Ap 19.7-8). Também destaca que os exércitos do céu, seguem Jesus em cavalos brancos (simbolizando triunfo), “vestidos de linho fino, branco e puro” (Ap 19.14). Portanto, o caráter de Cristo, ou seja, a busca da santidade faz parte das características daqueles que são a Igreja, a “Noiva do Cordeiro” santificada e adornada para as “Bodas do Cordeiro”. Quem é essa noiva? A noiva é a Igreja, e nós somos a Igreja.

CONCLUSÃO:

Se a trombeta de Deus ressoasse neste instante, você seria arrebatado? Você está unido com Cristo? Suas vestes estão brancas? Santidade é o adorno da Noiva de Cristo, portanto, santidade deve ser nosso estilo de vida “Porque Deus não nos chamou para a impureza, e sim para a santificação. Portanto, quem rejeita a santificação não rejeita o homem, e sim a Deus, que também vos dá o seu Espírito Santo” (1Ts 4.7-8).

Publicado em Células
Segunda, 15 Agosto 2022 10:43

MENTE SANTIFICADA

Texto: Romanos 12.1-2

INTRODUÇÃO:

Todos os dias surgem em nossa mente pensamentos que são gerados por meio de alguma imagem que vimos, palavras que ouvimos, situação que passamos ou lembranças de algum tempo que passou, entre esses pensamentos existem aqueles que geram em nós desejos maus, ou seja, vontade de pecar (pensar, falar ou agir de uma forma que não agrada à Deus). O que fazer diante desses pensamentos? Como devemos agir?

01 –LIVRAR-SE DOS MAUS PENSAMENTOS – Tiago 1.12-15 Genesis 4.7

Geralmente o pecado começa pelos nossos pensamentos, portanto deve ser contido nesse primeiro momento. Foi assim lá no Jardim do Éden e é assim até hoje. O ser humano é sempre atraído por aquilo que pode lhe trazer prazer e nem sempre mede as consequências de seus desejos. Seu corpo não está no controle de sua mente, mas a sua mente está no controle de seu corpo. Não podemos impedir que pensamentos passem pela nossa mente, mas podemos decidir deixá-lo continuar até virar desejo e se consumar, ou, combatê-lo antes disso. Martim Lutero disse: “Você não pode impedir que um pássaro pouse em sua cabeça, mas, pode impedir que faça ninho.” Uma mente poluída é como um corpo sujo, não importa a roupa que vista, vai feder! Cuide dos seus pensamentos! Ore sempre pedindo para o Espírito Santo ajudá-lo a livrar-se dos maus pensamentos. Ou você controla sua mente ou ela o controlará. Você precisa ter a mente de Cristo (1Co 2.16).

02 – CUIDAR DO CORAÇÃO – Salmo 119.11 Mateus 5.8

“Ora, o fim do mandamento é o amor de um coração puro, e de uma boa consciência, e de uma fé não fingida” (1Tm 1.5-FIEL). “Ninguém consegue tirar da cabeça aquilo que não sai do coração”. Coração e mente estão ligados. Os pensamentos e os sentimentos são inseparáveis. Por isso o coração precisa ser puro. Jesus disse que a boca fala do que está cheio o coração. Nossas ações refletem aquilo que está em nosso coração. O Senhor diz: “Porque esta é a aliança que firmarei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o Senhor: na sua mente imprimirei as minhas leis, também sobre o seu coração as inscreverei; e eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo” (Hb 8.10). Portanto, diariamente devemos orar como Davi: “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno” (Sl 139.23-24)

03 – FORTALECER A FÉ – Hebreus 11.5-6 Efésios 6.16

Fé é crer que aquilo que Deus diz em sua Palavra é uma verdade absoluta. Somente os que abrem seus corações a Deus e são tocados pelo Espírito Santo adquirem o discernimento espiritual necessário para ter uma mente transformada. Não adianta eu saber o perigo dos pensamentos maus e da necessidade de ter um coração puro sem ter fé para pôr em prática a Palavra. A Bíblia diz: “Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica, será comparado a um homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; … E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica, (e não as leva a sério) será comparado a um homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia” (Mt 7.24-27). Como você estaria hoje se agisse radicalmente contra o pecado na medida em que ele surgisse em sua mente? A fé agrada a Deus e beneficia o homem.

CONCLUSÃO:

A nossa mente é um campo de batalha. Portanto, precisamos nos livrar o quanto antes dos maus pensamentos, cuidar do coração e fortalecer-se na fé. Um cristão verdadeiro precisa ter sua mente santificada, sabendo disso o apóstolo Paulo nos deixa o seguinte alerta: “E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (Rm 12.2).

Publicado em Células
Segunda, 08 Agosto 2022 11:30

LÁBIOS SANTIFICADOS

Texto: Isaías 6.1-8

INTRODUÇÃO:

Deus tinha propósitos com a vida de Isaías e algo estava bloqueando o seu chamado. Você só vê Isaías como um profeta messiânico após o capítulo seis. Por quê? Porque ele precisava purificar seus lábios. Na visão, ao ter um encontro pessoal com Deus, ele reconheceu que estava perdido porque  tinha lábios impuros. Hoje, precisamos nos humilhar e pedir que o Espírito Santo toque em nossos lábios e nos purifique. Para que possamos:

01 – EVITAR CONVERSAÇÃO TORPE – Efésios 4.29 Colossenses 4.6

Uma das grandes bênçãos da vida é ter senso de humor. Mas entre humor e chocarrice há uma grande diferença. Chocarrice é o gracejo tolo, consiste em fazer graça e provocar riso às custas dos outros. O bom humor sadio conforta, reanima e entusiasma. A chocarrice deprecia, perturba, inibe e constrange. Lábios santos evitam a vulgaridade, a blasfêmia e a imoralidade. O uso de palavrões também ferem os ouvidos santificados. Expressões maliciosas ou de duplo sentido que deem margem à sensualidade é linguagem do ímpio. Devemos evitar tudo que é duvidoso, imoral e profano. A conversação torpe é também uma conversação obscena que não edifica e muito menos transmite graça aos que ouvem. Devemos refletir e orar pedindo ao Espírito Santo que santifique nossos lábios para que não saia da nossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação.

02 – EVITAR A MENTIRA, MALEDICÊNCIA E A MURMURAÇÃO -  Colossenses 3.8-9 João 8.44

A mentira é uma obra da carne. Alguns dizem que contam “mentirinhas de brincadeira”, brincando com a seriedade do pecado. Se o pai da mentira é o diabo, mentirinha ou mentirona, nem por brincadeira ( Ap 22.14-15). O Senhor se deleita com quem fala a verdade (Pv 12.22). “Por isso, deixando a mentira, fale cada um a verdade com o seu próximo, porque somos membros uns dos outros” (Ef 4.25). Também devemos evitar a maledicência e a difamação. Antes de falar mal dos outros, reflita: meus lábios estão sendo usados para a glória de Deus ou alegria do diabo? Lábios santos evitam a murmuração. Porque murmurar é se rebelar contra Deus. O povo hebreu pereceu no deserto por causa da murmuração (1Co 10.10). “Fazei tudo sem murmurações, nem contendas” (Fp 2.14). Qualquer serviço para a família, para os amigos, na igreja ou para o reino de Cristo, se estiver sendo feito com murmuração, de nada aproveita. Portanto, “Deixando, pois, toda a malícia, e todo o engano, e fingimentos, e invejas, e todas as murmurações” (1Pe 2.1) devemos glorificar a Deus com nossos lábios.

03 – PROFERIR PALAVRAS QUE CONFESSAM O SEU NOME – Hb 13.15-16

O que é um sacrifício? Sacrifício é uma oferta de valor. Exemplo: Deus pediu a Abraão que levasse seu filho Isaque a um monte e lá sacrificasse em holocausto. Não havia nada mais custoso a Abraão do que sacrificar seu próprio filho (Gn 22.1-14). O que é louvor? Louvor é um ato de glorificar, enaltecer, dignificar, engrandecer, tornar majestoso, ao único que é digno de ser louvado (Ap 4.11). E o que é sacrifício de louvor? A resposta é: “fruto dos lábios que confessam o Seu nome” (Hb 13.15). A boca fala do que está cheio o coração. Quando usamos nossos lábios de forma correta, as pessoas do mundo veem em nós um Deus que faz a diferença. Nossas palavras exteriorizam nossa paz interior, nossa confiança e o temor ao Senhor.

CONCLUSÃO:

Você crê que foi chamado por Deus e que Ele tem propósitos para a sua vida? Então, ore para que o Espírito Santo te liberte de toda conversação torpe, da mentira, da maledicência e da murmuração. E assim como Isaías, você passe a usar seus lábios de forma correta, para a glória e louvor do nosso Deus, que é Santo. E, com lábios santificados, você venha a dizer: Senhor, eis-me aqui, envia-me a mim.

Publicado em Células
Segunda, 01 Agosto 2022 12:23

SANTIFICADOS PARA HABITAÇÃO DE DEUS

 
 
 

Texto: Efésios 2.1-10

INTRODUÇÃO:

Nós fomos salvos, estamos sendo salvos ou seremos salvos? A salvação é um processo de três etapas: justificação (passado), santificação (presente) e glorificação (futuro). Ao receber Jesus fomos justificados, salvos da penalidade do pecado. Na caminhada cristã somos santificados, salvos do poder do pecado. Ao deixarmos este mundo, estaremos salvos definitivamente da presença do pecado. Muito em breve todos nós deixaremos este corpo corruptível. Onde você passará a eternidade? A vida de santidade é uma exigência do Senhor (Hb 12.14). Por quê?

 
1. O PECADO NOS SEPARA DE DEUS – Romanos 3.23 Isaías 59.2

Lá no Éden, quando nossos primeiros pais pecaram, fomos condenados à morte eterna, que é a separação definitiva de Deus (Gn 2.17) Já nascemos com a herança do pecado (Sl 51.5). Não há na terra ninguém que não peque (Ec 7.20). Sem Cristo ninguém consegue livrar-se do pecado. Quem vive na prática do pecado anda segundo o curso deste mundo, “segundo o príncipe da potestade do ar" (Ef 2.2). O caminho deste mundo é o caminho de Satanás, que conduz ao pecado e à morte eterna. Somente uma genuína entrega de corpo e alma a Jesus Cristo poderá nos reconciliar com Deus e nos dar a vida eterna, e forças para viver em santidade e comunhão com o Espírito Santo.

 

2. O SANGUE DE JESUS NOS APROXIMA DE DEUS – Efésios 2.3 Hebreus 9.22

Deus por sua graça fez aliança com Abraão, e no Antigo Testamento apenas a nação de Israel tinha acesso à presença de Deus em seu templo, em Jerusalém. Estávamos todos separados da comunidade de Israel e estranhos às alianças da promessa (Ef 2.12), mas em Cristo Jesus fomos aproximados através de seu sangue (Ef 2.13). Deus aproximou a todos, tanto os judeus convertidos, quanto os gentios (aqueles que não são da linhagem dos Judeus). Hoje temos acesso ao Pai Celestial em um Espírito (Ef 2.18). Em Cristo, não há mais a separação de Deus, de seu povo e de suas promessas. Somos um só em Cristo Jesus. Porque o sangue de Jesus nos purifica do pecado que outrora nos separava de Deus.

 

3. ESTAMOS SENDO EDIFICADOS PARA HABITAÇÃO DE DEUS – Efésios 2.19-22

Honrar ao Senhor é obedecer, viver conforme a sua vontade revelada em sua Palavra. Vivemos num mundo rodeado pelo pecado, estamos sujeitos ao pecado, porém, como um acidente de percurso. Assim sendo, devemos diariamente fazer uma reflexão do nosso viver e, caso o Espírito Santo testifique em nosso coração algum pecado, precisamos com muito temor, confessar ao Senhor e pedir perdão (1Jo 1.9). Habitação tem a ver com lugar de moradia. Somos templos do Espírito Santo (1Co 3.16). Edificar significa erguer, construir partindo de uma estrutura estabelecida. Cristo é a nossa pedra fundamental. Em Cristo, estamos sendo edificados para habitação de Deus. Deus é santo, e nos ordena a sermos santos durante a nossa peregrinação terrena (1Pe 1.16).

 

CONCLUSÃO:

O pecado nos afasta de Deus. O sangue de Jesus nos aproxima. Pela graça recebemos o perdão, e essa mesma fé nos leva a ouvir e a honrar a Deus. Santo não é aquele que nunca peca, mas aquele que sempre se limpa. Devemos diariamente refletir na nossa conduta cristã e, se algo tem ferido a santidade de Deus, devemos o quanto antes, confessar e pedir perdão a Deus, que é misericordioso. Estamos sendo edificados em santidade para a habitação de Deus.

Publicado em Células

MiR PARAUAPEBAS

Blog do MiR PARAUAPEBAS