Itens filtrados por data: Agosto 2023

Quinta, 28 Setembro 2023 18:05

NOVA IDENTIDADE, NOVO ESTILO DE VIDA

Texto: Efésios 1.3-14

INTRODUÇÃO:

A vida abundante não é simplesmente trocar de religião, mas passar a ser uma nova criatura "em Cristo Jesus" (2Co 5.17). O Novo Testamento revela isso como Novo Nascimento e uma nova identidade. Há uma frase conhecida que diz: "Eu sou o que a Bíblia diz que eu sou; eu tenho o que a Bíblia diz que eu tenho; e eu posso o que a Bíblia diz que eu posso". Assim sendo, vejamos em Efésios 1 algumas características dessa nova vida unida com o Senhor e Salvador Jesus Cristo.

01 – EM CRISTO SOMOS ESCOLHIDOS COMO FILHOS DE DEUS - – Ef 1.4-5 – Gálatas 4.7

Este é um importante aspecto de nossa nova identidade espiritual. Deus não nos trata apenas como servos, mas como filhos. Ao ensinar seus discípulos a chamarem Deus de Pai, Jesus traz luz a uma preciosa revelação de intimidade do povo da nova aliança com o seu Criador. Jesus nos coloca por meio de sua morte na cruz na mesma posição que Ele próprio está: a de filho. O filho Unigênito nasceu do Pai, mas os filhos adotivos são escolhidos por Ele para serem filhos. A Escritura Sagrada afirma que "toda a criação aguarda com grande expectativa o dia em que os filhos de Deus serão revelados" (Rm 8.19). Nos escolheu para sermos santos e irrepreensíveis (Ef 1.4).  “Em amor nos predestinou para sermos adotados como filhos, por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito da sua vontade.” (Ef 1.5-NVI).

02 – EM CRISTO SOMOS ABENÇOADOS COM TODA SORTE DE BENÇÃOS – Ef 1.3

Por nossa união com Cristo, somos abençoados com todas as bênçãos espirituais. Isso significa que todo o fluxo de bênçãos resultantes da Graça e das promessas de Deus foi dado gratuitamente a nós. Na linguagem bíblica, "benção" é o contrário de "maldição". O homem no estado de pecado é amaldiçoado por sua desobediência a Deus e embora tendo saúde, dinheiro, fama e poder, ele estará sempre debaixo das consequências do pecado, e seu destino é o inferno, caso não se não se arrependa e aceite a Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador. Porém, o cristão pode até sofrer privações, lutas e sofrimentos, contudo, sempre se sentirá abençoado, porque está unido com Cristo, esperando a vinda do Senhor, e a gloriosa vida eterna nos céus. Assim sendo, o cristão é um herdeiro de Deus e co-herdeiro com Cristo, participante de todas as promessas que Ele fez ao seu povo através da Sua Palavra.

03 – EM CRISTO SOMOS SELADOS COM O ESPÍRITO SANTO DA PROMESSA – Ef 1.13-14

A Bíblia revela que fomos selados pelo Espírito para o dia da redenção. O selo é a marca de propriedade de Deus colocada em nossos corações. Antes, estávamos nas trevas, agora, somos da Luz. Antes, éramos filhos do diabo, agora, filhos de Deus. Esse selo funciona como um penhor que garante que Cristo virá para buscar o que lhe pertence. O selo indica pertencimento e propriedade. Tudo muda quando entendo que agora nada do que tenho é meu. Tudo é de Cristo. A consciência de que somos propriedade de Deus muda a nossa forma de conduzir a vida, negócios, família e ministério. Vivemos num novo estilo de vida.

CONCLUSÃO:

Quando entendemos e nos apropriamos dessa nossa nova identidade em Cristo Jesus, passamos a viver uma vida abundante em amor e temor. Sabemos que fomos escolhidos como filhos de Deus e que somos co-herdeiros com Cristo, e isso nos leva a desfrutar de toda sorte de bênçãos nas regiões celestiais.

Publicado em Células
Segunda, 18 Setembro 2023 09:44

VIVA A VIDA ABUNDANTE

Texto: João 10.10

INTRODUÇÃO:

Deus sempre desejou ver os Seus filhos felizes. Ele não criou o homem para o sofrimento. O sofrimento veio em decorrência do pecado. O pecado nos separa da glória de Deus (Rm 3.23; Is 59.2). O salário do pecado é a morte (Rm 6.23). Jesus, o bom pastor, veio para dar vida e vida em abundância às Suas ovelhas. Vida abundante envolve salvação, provisão, cura e muito mais. Deus quer que você viva uma vida abundante, portanto, vejamos três verdades para o seu coração:

01 – VOCÊ FOI CRIADO PARA VIVER TERNAMENTE - Atos 17.24-28 – João 14.6 – João 11.25-26

Você foi criado com a eternidade em seu coração. A Bíblia diz: “Tudo fez Deus formoso no seu devido tempo; também pôs a eternidade no coração do homem” (Ec 3.11 ARA). Você é um sonho do coração de Deus. Depois do mundo pronto, Deus fez o homem à Sua imagem e semelhança para cuidar da Criação e interagir com Ele. Deus é amor e Ele nos moldou com as próprias mãos e soprou o Seu fôlego de vida dentro de nós, para que o amássemos assim como Ele nos ama. Seu desejo sempre foi o de ter muitos filhos, amigos com quem se relacionar. Á semelhança do Pai, fomos feitos com a capacidade de pensar, imaginar, raciocinar e tomar decisões. O pecado entrou por opção. Fomos gerados perfeitos e eternos como Deus, porém o pecado manchou o nosso DNA. Gerados por Deus, degenerados pelo pecado, e regenerados pelo sangue de Jesus. Deus não criou o homem para morrer, mas para ter comunhão com Ele e viver eternamente.

02 – DEUS QUER LHE DAR VIDAE VIDA ABUNDANTE - João 10.10 – 1Coríntios 2.9 – Efésios 3.20

Há muitas coisas que desejamos nesta terra: saúde, amor, riquezas, beleza, talentos, fama, poder; no entanto, sem Jesus, isso tudo só nos trará tormento em vez de prazer. Só em Jesus há uma vida abundante. A palavra "abundante" no grego é “Perisson”, que significa: "muito, muito bem, além da medida, uma quantidade tão abundante que chega a ser acima do que era de se esperar ou antecipar." E isto sobrepõe a todos os prazeres terrenos. Deus quer nos dar uma vida próspera e feliz, Ele tem prazer na prosperidade de Seus filhos (Sl 35.27), há inúmeros homens prósperos na Bíblia! Contudo, uma vida abundante não depende de coisas terrenas. Mas de sentir o prazer em viver por gozar da paz de Cristo no coração (Fp 4.7). Aquela paz que recebemos através de Jesus ao reconciliar-nos com o Criador. Você tem essa paz? Tem prazer de viver?

03 – DEUS TRABALHA COM PROPÓSITOS - Eclesiastes 3.1 – Isaías 55.8-9 – Jeremias 29.11

Deus tem planos para a sua vida. Você pode se sentir perdido, sozinho e às vezes desprezado, porém, Deus sabe exatamente onde você está e do que você mais precisa. Ele tem algo melhor para você. A Escritura Sagrada começa com um Jardim e termina com uma cidade. Começa com o Jardim do Éden e termina com a Nova Jerusalém Celestial. Tanto no meio do Jardim, quanto no meio da cidade, está em destaque a “Árvore da Vida” (Gn 2.8,9; Ap 22.1-2), porque o nosso Deus é o Deus da vida. Embora o homem tenha pecado, todavia, nenhum dos planos do Criador pode ser frustrado (Jó 42.2). A morte entrou, mas o próprio Senhor Jesus, sendo Deus, veio ao mundo em forma de homem para nos restaurar a vida, retomando ao projeto inicial. Deus deseja a você um casamento feliz, uma família feliz, prosperidade e uma vida abundante. Todavia, além de tudo isso, o maior desejo do coração de Deus é que você viva com Ele por toda a eternidade na Nova Jerusalém Celestial.

Publicado em Células
Segunda, 11 Setembro 2023 11:37

A VIDA PELA FRENTE

Texto: João 10:10

INTRODUÇÃO:

Você sabe por que é utilizada a cor amarela no Setembro Amarelo? Setembro é o mês da prevenção ao suicídio. A cor faz referência a um jovem do Colorado (EUA), chamado Mike Emme, que se suicidou aos 17 anos de idade, no dia 8 de setembro de 1994. Ele tinha um Ford Mustang amarelo e foi encontrado sem vida dentro do carro. Mas o que levaria uma pessoa com tudo pela frente a tirar a própria vida? A Bíblia diz que o ladrão veio senão para matar, roubar e destruir, mas Jesus veio para dar vida e vida em abundância. Um coração cheio de Deus é um coração cheio de vida.

01 – O QUE LEVARIA UMA PESSOA A TIRAR A PRÓPRIA VIDA? 1Sm 2.6

O suicida não tem por objetivo a morte, mas sim o fim do sofrimento. É triste saber que o sofrimento só acaba no plano terreno, espiritualmente ele continua pela eternidade. O que leva uma pessoa a esse extremo é a falta de esperança, o desespero da alma vazia e a crise existencial diante das adversidades da vida. Não podemos espiritualizar o natural e nem naturalizar o espiritual, mas devemos ter sim, o equilíbrio. Na Bíblia encontramos homens de Deus que passaram por depressão, o caso do profeta Elias que após vencer os 450 profetas de Baal (1Rs 18.20-40), foge da rainha Jezabel e ainda pede a Deus para morrer (1Rs 19.4). Desejo suicida pode ser espiritual, uma ação de demônios, mas também pode ser problemas físicos ou psíquicos que precisa da ajuda de um profissional de saúde. O fato é que é Deus quem cura, mas Ele pode usar um anjo, ou até mesmo um médico para poder curar (Sl 103.3). Portanto, mesmo que por brincadeira, se alguém falar em suicídio, é perigoso e precisa de ajuda urgente.

02 – QUAL É A MAIOR NECESSIDADE DO SER HUMANO? Lucas 12.16-21

O Psicólogo Norte Americano Abrahan Maslow afirmou que as necessidades básicas do homem são: Fisiológicas (ar, água, comida, exercício, repouso e saúde); Segurança (abrigo, estabilidade, segurança); Social (se sentir querido, pertencer a um grupo, ser incluso); Estima (reconhecimento, prestígio e autoestima); e, Autorrealização (desenvolvimento, criatividade, autonomia, realização). Todavia, há uma necessidade fundamental além destas, a de um Senhor e Salvador; a necessidade de crer e se render a Jesus Cristo. Um indivíduo pode ter saúde, educação e segurança, mas, sem Cristo, sua vida continua vazia. Precisamos do evangelho, pois só o evangelho é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê. (Rm 1.16). Só em Cristo encontramos esse poder para viver uma verdadeira vida, plena, feliz e abundante!

03 – O QUE É VIDA ABUNANTE? – Isaías 61.1-3

O Senhor tem prazer na nossa prosperidade (Sl 35.27), mas isto não é o principal foco do evangelho. Alguém que segue a Cristo limitando-se apenas a esta vida, é a mais digna de compaixão (1Co 15.19). O cristão verdadeiro não segue Jesus pelo que Ele irá fazer, mas pelo que já fez no Calvário! Vida abundante é usufruir aqui na terra dos benefícios do reino de Deus. Sabemos que “o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz, e alegria no Espírito Santo” (Rm 14.17). Deus tem para nós o melhor desta terra (Is 1.19). Mas, o ímpio também desfruta das coisas terrenas, porém, não das do céu, tais como: consolo quando chora e, coroa em vez de cinzas; e nem imagina o que é gozar do óleo de alegria em vez de pranto; e das vestes de louvor em vez de espírito angustiado; e de serem chamados de carvalhos de justiça, plantados pelo Senhor para a sua eterna glória. Vida abundante é viver como o apóstolo Paulo disse: “contente em toda e qualquer situação” (Fp 4.11)

CONCLUSÃO:

Há uma vida pela frente, porém, o diabo vem para matar, roubar e destruir; mas, Jesus veio para dar vida e vida em abundância. Coisas terrenas não dão sentido à vida. Só Jesus Cristo pode preencher o vazio do coração e nos dar a razão de viver. Vida abundante é gozar desde já daquilo que nos espera no céu: paz, alegria e a doce presença do Espírito Santo.

Publicado em Células

MiR PARAUAPEBAS

Blog do MiR PARAUAPEBAS