Itens filtrados por data: Abril 2024

Segunda, 20 Mai 2024 10:55

UM LAR CRISTÃO

 
 
 

Texto: Mateus 7.24-27

INTRODUÇÃO:

Diante de um mundo em caos moral e espiritual, ainda podemos ver um lar cristão com equilíbrio e sucesso. Vejamos algumas características fundamentais de um lar cristão abençoado:

 

1.     NÃO NEGOCIA VALORES – 2Coríntios 4:18 Filipenses 2:14-16

Filhos que veem o exemplo de seus pais no temor e amor a Deus não terão dificuldade alguma de crerem em Deus. Eles podem até vivenciar as lutas, as dificuldades e as lágrimas no percurso da vida, contudo, observam a seriedade com que são aplicados os princípios das Escrituras Sagras. Eles enxergam em seus pais o caráter de Cristo revelado numa fé verdadeira, legítima e exemplar. Um lar cristão verdadeiro imprime no coração dos filhos os valores eternos (Tt 2.6-8). É dentro desses lares que crescem homens e mulheres fiéis, que farão a diferença diante de uma sociedade corrompida pelo pecado. Um lar cristão genuíno é aquele que, independente das propostas do mundo, transmite a seus filhos os valores eternos.

 

2.     PROMOVE A PAZ, O AMOR E A COMUNHÃO – Romanos 12:18 Salmo 133:1-3

Dentro de um lar cristão se ensina a perdoar as ofensas. Se não se aplica o perdão aqui dentro de casa, como conseguirá perdoar aos demais lá de fora? É em casa que se educa a ceder a vez, a ajudar a quem precisa, a obedecer aos mais velhos, a respeitar os idosos, a dar honra a quem honra (Rm 13.7; 1Pe 2.17). Em casa se instrui a comportar-se numa mesa de refeição e a buscar o melhor para o próximo (Mt 22.37-39). No lar se aprende a valorizar as virtudes e a lutar contra os defeitos. Em casa se aprende a não dormir com o coração magoado, nem deixar que a raiz de amargura venha dominar a alma (Ef 4.26-27 e Hb 12.14-15). Um lar cristão promove a paz, o amor e a comunhão.

 

3.     ENSINA OS FILHOS A AMAREM A DEUS E A IGREJA – Provérbios 22:6 Efésios 4:11-16

Os pais devem ensinar desde cedo os seus filhos a seguirem a Cristo. Motivá-los a irem aos cultos. Ensiná-los a amar e a adorar a Deus; mostrá-los o propósito de Deus na vida deles; apresentar a eles o Cristianismo sempre de uma forma positiva. Todos nós sabemos que enquanto nos esforçamos para levar uma vida cristã autêntica, situações adversas acontecem. Tenha muito cuidado ao discutir situações negativas na presença de seus filhos. Crianças não tem maturidade para avaliar com precisão os eventos adversos. Se necessário procure discutir tais assuntos com o seu cônjuge e amigos em privado. Quantos filhos desviados, caídos nas drogas e na perversidade da vida, por ouvirem seus pais falarem mal da igreja. Criticarem seus líderes espirituais. Se o seu filho não consegue entender sobre algum problema em particular, então busque tempo para explicar a situação de forma mais positiva possível. A falta disso pode levá-los a tirar conclusões erradas. A ênfase em coisas negativas pode levar seu filho a pensar que Deus é fraco e impotente, e que a igreja não é um bom lugar. A igreja é de Jesus!

 

CONCLUSÃO:

O lar cristão é a esperança para o mundo enfermo. Deus ama a família e a constituiu para que nela fossem gerados os valores que norteariam a construção de uma sociedade forte e equilibrada. Deus deseja um lar que o agrade, um lar que faça brilhar na família a beleza do ser humano que Ele criou.

 

 

Publicado em Células

Texto: Hebreus 12.24

INTRODUÇÃO:

O sangue de Jesus nos purifica, santifica, nos aproxima de Deus, nos justifica, nos compra, nos redime, nos torna inculpáveis; esse precioso sangue nos garante a entrada no céu, nos proporciona a vida eterna; somos vencedores por causa do sangue do Cordeiro; somos protegidos pela marca do sangue. A sua família precisa do sangue de Jesus.

 

  1. AS CASAS DO EGITO FORAM PROTEGIDAS PELO SANGUE DO CORDEIRO –

 Êxodo 12.21-29

Por volta da meia noite, o anjo exterminador começou a matar os primogênitos dos egípcios, mas, ao passar pelas casas dos hebreus, onde estava o povo de Israel, ao ver nas portas a marca do sangue do cordeiro, ali ele não entrava, e assim nenhum dos filhos de Israel foi atingido, nem seus animais. Mas os egípcios, desde o primogênito filho do Faraó até o primogênito do último escravo do Egito, e o primogênito dos animais, todos foram atingidos. Há poder na marca do sangue.

 

  1. VIVEMOS NA ALINAÇA DO SANGUE DE JESUS – Lucas 22.20

Paulo disse: “porque tudo o que está nas Escrituras foi escrito para nos ensinar.” (Rm 15.4-NTLH). O cordeiro que fora sacrificado no Egito apontava para Cristo, o Cordeiro de Deus. Hoje vivemos na nova aliança, na aliança do sangue de Jesus. Quando temos esse entendimento passamos a confessar e a desfrutar dos benefícios da marca do Seu sangue sobre nós. Essa convicção faz toda a diferença. Aqueles que são do Senhor estão marcados por ele, e o inimigo não pode lhes tocar. Assim sendo, são necessárias duas coisas: consciência disso, e declarar com os lábios a cobertura do sangue de Jesus.

 

  1. PRECISAMOS APLICAR O SANGUE DE JESUS SOBRE NOSSAS CASAS - Atos16.31

Hoje os lares estão em perigo. O inimigo vem atuando de forma sutil nas famílias. Vivemos uma época de constantes ataques. O mal tem trazido discórdia e sofrimento nos lares. Infidelidade, violência, drogas, separação atinge constantemente famílias, trazendo consigo filhos abandonados, casamentos desfeitos, jovens desestruturados e pais aflitos. Numa situação dessas não podemos ser descuidados. Precisamos aplicar o sangue do Senhor Jesus sobre a nossa casa. Você não tem ideia do poder que há no sangue de Jesus. O demônio tem medo do sangue de Jesus, ele se afasta, porque ele não pode tocar no sangue, ele teme o sinal do sangue, assim como o anjo exterminador, que nem chegou perto daquelas portas que estavam marcadas com o sangue do cordeiro. Em Êxodo 12.13 diz: “O sangue sobre as casas em que habitai-vos servirá de sinal (de proteção): vendo o sangue, passarei adiante e não sereis atingidos pelo flagelo destruidor, quando eu ferir o Egito”.

 

CONCLUSÃO:

O sangue de Cristo é para nós fonte de vida e sinal de uma aliança de amor. Clame a proteção do Senhor Jesus sobre você e a sua família. Assim sendo, vamos nos posicionar e, juntos, neste momento, fazermos a seguinte declaração: Pelo sangue de Jesus, minha família é perdoada, redimida, livre de toda maldição, amada, abençoada, próspera, saudável, bendita na terra, guardada e protegida. Há poder no sangue de Jesus. Amem!

 

Publicado em Células
Segunda, 06 Mai 2024 16:28

A FAMÍLIA EM PERIGO

 
 
 

Texto: : Efésios 3.14-17

INTRODUÇÃO:

A família é um projeto de Deus. Como cristãos, precisamos preservar os valores inegociáveis da nossa família. Se as famílias forem destruídas, a sociedade como um todo, também será. Desde a primeira família Satanás já vem atacando. Mais do que nunca, a família de nossos dias encontra-se ameaçada pela forte influência dos valores do mundo.

 

1.     PRECISAMOS DO ESPÍRITO SANTO PARA PRESERVÁ-LA – Romanos 8.14-16

Em torno da família se trava o combate fundamental da dignidade do homem. Sabemos que hoje há uma conspiração global contra a família visando a sua desconstrução, ao atacar os lares, o casamento, a unidade, a paternidade e a maternidade. Uma ideologia anti-família tem sido promovida por indivíduos que não respeitam e nem aceitam o parecer da grande maioria. Infelizmente, o sentido básico da família e seus termos tradicionais são contestados por renomadas organizações mundiais. Na determinação do prazer como um bem supremo, sem nenhum temor e pudor, o mundo está sendo pressionado a uma nova formatação da família. Totalmente contra os princípios da Palavra de Deus. Não apenas na inversão dos papéis, como também na disfunção familiar. A família está em perigo, é preciso graça e sabedoria do Espírito Santo para poder preservá-la.

 

2.     É UMA LUTA QUASE IMPERCEPTÍVEL – Efésios 6.11-12 1Co 2.11-14

É prudente monitorar o uso da internet e da televisão, pois até alguns programas infantis estão sendo sutilmente usados para estimular a homossexualidade e desvalorizar a figura paterna. Os pais devem priorizar a comunicação com seus filhos. Ferramentas úteis da mídia social, tais como WhatsAp e instagram, por falta de disciplina, tem roubado a riqueza do diálogo entre pais e filhos. Uma conversa franca e aberta no âmbito familiar ajuda a diagnosticar a forma como nossos filhos pensam. Para esse discernimento é importante orar antes, durante e depois do diálogo. Somos peregrinos nesta terra e temos de entender que a nossa luta não é carnal, mas espiritual.


3. AUTORIDADE DOS PAIS EM DECADÊNCIA – 1Rs 12.6-8 1Rs 12.19 Ef 6.1-4

A cultura de hoje valoriza mais o parecer dos jovens, por estarem mais atualizados no mundo da informatização. Isto gera uma dependência invertida, onde são os mais velhos que buscam conselhos com os mais novos. Com o risco de caírem no mesmo erro que levou o rei Jeroboão à ruina. É importante sim, ouvir os mais jovens, mas, jamais desprezar a voz da experiência dos mais velhos. Os comportamentos demasiadamente rígidos dos pais é uma das causas das crises familiares, e isto não é bom. Porém, o que vemos é um desequilíbrio, onde em decorrência disto se anula a autoridade dos pais através da liberdade sem limite dos filhos. Uma geração que não honra os pais, dificilmente honrará a Deus. A Bíblia é a base do equilíbrio familiar. Sempre com amor. A Bíblia manda os filhos honrarem a seus pais, mas adverte os pais a não provocarem a ira de seus filhos.

 

CONCLUSÃO:

Desde o Éden Satanás vem lutando para destruir a família. A família de nossos dias encontra-se em perigo devido as influências do mundo global. A autoridade paterna e o respeito aos mais velhos está em decadência. Trata-se de uma luta espiritual que vem crescendo de forma muito sutil. Precisamos da direção do Espírito Santo para poder preservá-la. Deus é o Pai de toda a família nos céus e na terra. Ele é o Criador e mantenedor de todos os salvos, que foram unidos em Cristo e têm acesso a Ele por meio da fé.

 

Publicado em Células

MiR PARAUAPEBAS

Blog do MiR PARAUAPEBAS