Itens filtrados por data: Abril 2023

Segunda, 15 Mai 2023 11:44

FAMÍLIA SACERDOTAL

Texto: 1Pe 2.9

INTRODUÇÃO:

Entendemos que uma família sacerdotal é uma família cristã. Por quê? Quando a Bíblia diz “Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus” está revelando que cada pessoa que recebe a Jesus Cristo em seu coração passa a ser um sacerdote real. Afinal, o Rei Jesus está dentro dela, habitando em seu coração. Nós somos o corpo de Cristo, propriedade exclusiva de Deus, co-herdeiros de Deus, reinando com Cristo. Vejamos:

01 – BIBLICAMENTE CADA DISCÍPULO É UM MINISTRO

Desde o início da igreja Primitiva, até ao terceiro século, todos os cristãos tinham a responsabilidade e o dever de pregar as boas novas do evangelho a toda criatura. Os discípulos de Jesus eram ungidos como ministros da nova aliança de Cristo. Alguns deles tinham algumas responsabilidades adicionais, tais como as de ensinar na congregação (1Co 12.27-29; Ef 4.11). Os pais tinham suas rigorosas obrigações na família (Cl 3.18-21). Era básico e vital a cada um o ato de propagar o evangelho. No ano de 313, o imperador Constantino vendo que a perseguição romana não conseguia deter o crescimento da igreja, simulou sua conversão e, por interesses políticos, deu liberdade de culto aos cristãos. Assim, o cristianismo tornou-se a religião oficial do Império Romano. O governo instituiu sacerdotes para liderarem as igrejas e, os demais irmãos passaram a ser chamados de leigos. Graças a Deus, hoje, na visão celular, o sacerdócio cristão está sendo devolvido, onde cada discípulo é um ministro e cada casa uma igreja. A igreja não é a construção de alvenaria, mas sim, a de pessoas (Mt 18.20). 

02 – A IGREJA REUNIDA NO LAR

Quando dizemos que a nossa casa deve ser uma igreja estamos nos reportando a afirmação do apóstolo Pedro que diz: “também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo” (1Pe 2.5). Esta é a razão pela qual a nossa família deve ser a nossa primeira e principal célula (1Tm 5.8). O culto deve começar nas casas e culminar nos templos. O lar cristão deve ser uma extensão do céu, um lugar de paz, onde Cristo reina através de seus filhos, com um propósito definido: “a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz” (1Pe 2.9 ARA). Assim sendo, a reunião nos templos é fundamental (Hb 10.25), mas a das casas é essencial.

03 – A FUNÇÃO SACERDOTAL

Para entender a função sacerdotal do NT precisamos conhecer como era a função sacerdotal do Antigo Testamento. Lembrando que hoje vivemos na nova aliança. A principal função do sacerdote era mediar a adoração em Israel. Eles agiam como intermediários, representavam Deus diante do povo e representavam o povo diante de Deus. O sacerdote tinha a função de educar o povo na Lei do Senhor (Lv 10.10-11; 2Cr 15.3; 17.7-9; Ez 44.23; Ml 2.7).  Cumpriam algumas tarefas relacionadas à saúde e ainda inspecionavam casas, roupas e utensílios que poderiam estar contaminados (Lv 13.1-17). Em resumo, os sacerdotes deviam zelar pela santidade do povo. Hoje, no sentido espiritual, somos embaixadores de Cristo e a nossa tarefa deve ser a de interceder e zelar pela santidade, iniciando pela nossa casa. “Se não és cristão no lar, nunca o serás em qualquer outro lugar” – (Peter Marshall)

CONCLUSÃO:

Entendemos que uma família sacerdotal é uma família cristã. Biblicamente, cada discípulo é um ministro e cada casa uma igreja. A igreja não é a construção física, mas as pessoas reunidas. Nosso culto deve começar no nosso lar e culminar na grande celebração semanal na casa do Senhor. Afinal, na nova aliança todos nós somos sacerdotes reais.

Publicado em Células
Segunda, 08 Mai 2023 11:03

FIRMA BEM AS ESTACAS

Texto: : Isaias 54.2-3

INTRODUÇÃO:

Queremos conquistar a nossa cidade para Jesus e vemos aqui uma animadora palavra profética (v.3): “transbordarás para a direita e para a esquerda” e “a tua posteridade possuirá as nações”. Porém a nossa parte revela-se no versículo anterior:
 

01 – ALARGA O ESPAÇO DA TUA TENDA

Refere-se a tornar amplo, alargar, aumentar a área. Fala de crescer, multiplicar, expandir, preparar moradia para mais gente. Para isso é preciso trabalho, esforço e dedicação. Oração, ousadia e evangelização. (Mt 28.19,20; 1Co 15.58)

02 – ESTENDA-SE O TOLDO DA TUA HABITAÇÃO

Isso fala de alcance, de amplitude. Nós alcançaremos neste ano o que não alcançamos ainda nos anos anteriores. Muito mais: Almas, Células, Famílias. - Para que a multiplicação seja no nível do Senhor, no sobrenatural, para que as bênçãos cheguem até nosso arraial precisamos estender o nosso toldo. Razão pela qual boa parte de nossos recursos investimos na ampliação de nossos espaços para abrigar os novos irmãos. Templo, acampamento, escola de líderes, etc... (Mt 13.44-46)

03 – E NÃO O IMPEÇAS

Fala de atitudes que podem atrapalhar, retardar, bloquear ou até impedir. Para crescer é simples, não atrapalhar o Espírito Santo. Fala de vida de santidade. Como tem sido o seu testemunho? Sua vida expressa Jesus Cristo às pessoas? (1Pe 1.16).

04 – ALONGA AS TUAS CORDAS

 Cordas fala de laços, acordos, alianças, união, força multiplicada. Não há crescimento sem unidade e concordância. Se não estivermos em concordância não sairemos do lugar. (Am 3.3)

05 – FIRMA BEM AS TUAS ESTACAS

Estaca tem a ver com base, alicerce, fundamento. Uma boa base deve ser construída em profundidade. Isto fala de conhecimento da Palavra, fidelidade e perseverança. Fala de reconhecer e honrar as autoridades espirituais que o Senhor colocou sobre nós. Ventos irão soprar, tempestades cairão, mas o que determinará a estabilidade serão as estacas. (Lc 6.46-49)

 

CONCLUSÃO:

Você tem falado de Jesus? Tem vivido uma vida de testemunho? Tem sido fiel aos ensinamentos da Palavra de Deus? Como estão as tuas estacas?

Publicado em Células
Segunda, 01 Mai 2023 13:12

O DESEJO DE DEUS

Texto:  João 3.16 e 1Timóteo 2.4

INTRODUÇÃO:

Deus deseja salvar-nos, Ele amou-nos tanto que se tornou homem a fim de salvar-nos, mas, o coração do homem é atraído pelos desejos desenfreados da carne (Tg 1.13-15). E, infelizmente, isto tem impedido a salvação de muitos.

01 – DEUS DESEJA QUE TODOS SEJAM SALVOS.

O homem sempre foi enganado pelo diabo que o faz pecar e, em consequência, colher o seu salário (Gl 6.7,8; Rm 6.23; Is 59.2). Porém, Deus nos ama e "deseja que todos os homens sejam salvos" (1Tm 2.4). Ele quer que tenhamos comunhão com Ele e vivamos uma vida feliz e próspera. A Bíblia diz que Deus é longânimo para conosco, "não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento" (2Pe 3.9). Porque o Senhor não tem prazer na morte dos ímpios (Ez 18.23,32). O Seu maior desejo é nos salvar!

02 – O HOMEM DESEJA PECAR, MAS DEUS QUER SALVAR.

Lá no fundo da alma o homem tem sede de Deus e O deseja. Mas, é tentando e atraído pelos desejos da carne. Para vencer esses desejos só com uma verdadeira experiência de conversão. Um cristão autêntico mortifica sua carne, tem vida no Espírito e não vive na prática do pecado (1Jo 3.9). Ele luta contra o pecado e domina seus desejos carnais (Gl 5.23). Contudo, se pecar, Deus ainda poderá lhe dar uma outra oportunidade (1Jo 2.1-2). Deus quer salvar! 

04 – DEUS FEZ A PARTE DELE, RESTA-NOS FAZER A NOSSA.

A vontade de Deus é salvar-nos, mas depende da nossa decisão de aceita-lo e segui-lo (Lc 9.23-25). Jesus ensinou que poucos haveriam de encontrar o caminho estreito que conduz à vida e que muitos seguiriam o caminho largo que leva à perdição (Mt 7.13-14). Apesar de Deus desejar a salvação dos homens, muitos serão perdidos eternamente. A razão é que a salvação é dada sob condição de crer, receber e perseverar em Jesus (Jo 1.11-12; Jo 5.24; 1Jo 2.6, Mt 24.13).

CONCLUSÃO:

Onde estaríamos nós se Jesus já tivesse vindo? A salvação é uma revelação (Mt 11.25), portanto, o maior desejo de Deus é que você tenha essa revelação e seja salvo. Uma vez salvo, será usado para salvar a outros. Deus deseja salvar o maior número de almas possível! Isto é maravilhoso!

Publicado em Células

MiR PARAUAPEBAS

Blog do MiR PARAUAPEBAS