Itens filtrados por data: Dezembro 2023

Segunda, 29 Janeiro 2024 15:55

FAMÍLIA UNIDA, FAMÍLIA FORTE

Texto: Genesis 2:18

INTRODUÇÃO:

No princípio da criação, o próprio Deus olhou e concluiu que apenas uma coisa ainda não estava boa: “E disse o Senhor Deus: não é bom que o homem esteja só…”. E assim formou a mulher – “…far-lhe-ei uma ajudadora que lhe seja idônea. ” A decisão divina foi suprir a carência afetiva e física do homem, portanto, qualquer desvio deste princípio contraria a decisão soberana de Deus. De onde vem os ataques contra tudo o que Deus estabeleceu na família? A família é um projeto de Deus e, pensando em “família unida” podemos concluir que:

1. A FAMÍLIA SEMPRE FOI ATACADA – Gênesis 3:11-19 1João 5:19

Famílias estruturadas geram igrejas e sociedade estruturadas. O adversário luta com todas as forças contra a unidade da família. Iniciou no Éden, perseverou e vemos seu voraz ataque nos últimos dias. Como o inimigo tem investido contra a base familiar. O objetivo de Satanás é enfraquecer, desmoralizar e acabar com a estrutura familiar. Porém, há um povo escolhido por Deus que não negocia os princípios infalíveis da Palavra de Deus (Sl 103.17).

2. HÁ PODER NA UNIDADE – Mateus 18:19

A família não foi criada em meio a um ambiente de conflitos, guerras, desgraças, doenças e falta de recursos para a provisão. O plano divino era que Adão e Eva pudessem frutificar perto da presença de Deus, e não distante Dele. A queda trouxe males irreparáveis para a família e, por consequência, a toda raça humana. Satanás sabia que não seria tão fácil convencer o casal a desobedecer a Deus, então, ele investiu sobre a mulher, porque entendia que ela (sozinha) seria mais fácil de ceder às suas provocações. O casal que anda em unidade é mais forte contra os ataques do inimigo. Satanás separou o homem de Deus e arruinou a unidade familiar, principalmente a do casal.


  1. A DISTRAÇÃO É UM GRANDE PERIGO – Lucas 21:33-36

Na queda do primeiro casal, o diabo surge como uma serpente, ou seja, de forma quase imperceptível, quase sem ser notado, apresentando-se à mulher de repente, num momento em que ela não esperava, e o texto nos leva a ver que ela estava sem a companhia de seu marido. Foi atacada num instante de distração. A “distração espiritual” é fatal para a saúde da família cristã. O caminho da vigilância está relacionado com a meditação dia e noite na Palavra de Deus. Quando meditamos nas Escrituras o adversário não encontra brecha para agir em nós. O resultado da distração foi o primeiro conflito familiar e a partir de então, a vida do casal nunca mais foi como antes. O que tem distraído sua casa? Pense nisso.

CONCLUSÃO:

A família unida é um projeto de Deus. O inimigo sempre está à espera de uma oportunidade para atacar a família. Por isso devemos tomar cuidado com as distrações e as demais ofertas do mundo. O coração de Deus se alegra com uma família unida. Vamos vigiar, orar e preservar a unidade da família, porque juntos somos mais fortes para atingirmos os objetivos que Deus tem para nós: uma família estruturada que faz a diferença na igreja e na sociedade.

Publicado em Células
Segunda, 22 Janeiro 2024 10:19

VOCÊ CRÊ NAS PROMESSAS?

Texto: Números 23.19

INTRODUÇÃO:

Natanael, para ver coisas maiores, precisava crer na declaração de Jesus (João 1.48-50). Natanael não ficou só na experiência vivida no momento, mas creu nas promessas de que Jesus faria coisas ainda maiores e decidiu seguir Jesus. Tornou-se um dos apóstolos de Cristo. Você também crê nas promessas do Senhor? Vejamos algumas características de quem crê nas promessas:

01 – ALEGRIA

As promessas alegram o coração que tem fé. Elas revelam um Deus que se importa e tem prazer em nos surpreender. Ele é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo que pedimos ou pensamos (Efésios 3.20). A verdadeira alegria não depende apenas das circunstâncias, mas, da esperança de que Ele é fiel para cumprir tudo o que prometeu. O salmista declarou: “Alegro-me nas tuas promessas, como quem acha grandes despojos.” (Salmo 119.162).

02 – PUREZA

As promessas apontam para um Deus de amor, misericordioso, que tem cuidado de nós e quer nos abençoar, mas também revelam um Deus santo, justo e reto. O Deus que promete cura, libertação, prosperidade e vida eterna é o mesmo que promete retribuir a cada um segundo os seus feitos (Jó 34.11; Romanos 2.6; Apocalipse 22.11,12). O apóstolo Paulo adverte: “Ora, amados, visto que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santidade no temor de Deus” (2Coríntios 7.1-JFA.Atualizada) 

03 – ESPERANÇA

Quando cremos nas promessas a nossa esperança se renova e o Espírito Santo nos capacita a aguardar com paciência a manifestação de cada uma delas. As promessas do Todo Poderoso não podem falhar. Ele jamais falhará! Mesmo que tenhamos momentos tensos e delicados, que as portas se fechem, as alternativas desapareçam e tudo pareça o fim, devemos declarar convictos que “para Deus não haverá impossíveis em todas as suas promessas” (Lucas 1.37). Portanto você deve levantar a cabeça e dizer como o Salmista: “Deus é o nosso socorro e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações. Portanto não temeremos ....” (Salmo 46.1,2).
 

CONCLUSÃO:

Você crê nas promessas? Você se enquadrou nestas características? Como você tem se portado diante das adversidades? Creia nas promessas, creia que Ele irá cumpri-las porque “Fiel é o que vos chama, o qual também o fará” (1Tessalonissenses 5.24).

Publicado em Células

Texto: Sl 90.10-12 – 1Co 15.19

INTRODUÇÃO:

Nada pode deter a marcha do tempo. Mais um ano está começando e parece que o relógio está cada vez mais rápido. Um detalhe, o tempo não volta mais, o que volta é a vontade de voltar no tempo! Quando temos a visão celestial sabemos diferenciar os valores terrenos e passageiros dos permanentes e eternos. Você tem pensado nos valores eternos?

01 – APROVEITANDO OU NÃO O TEMPO ESTÁ SE ESGOTANDO – Salmo 144.4

Nós sempre conseguimos tempo para fazer aquilo que realmente consideramos importante! A Palavra de Deus recomenda: “Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não sejam como insensatos, mas como sábios, aproveitando, ao máximo, cada oportunidade, porque os dias são maus.” (Ef 5.15-16). Na verdade, embora vivamos numa era de ritmo acelerado, há tempo para cada propósito. A Bíblia diz: “Para tudo há uma ocasião certa; há um tempo certo para cada propósito debaixo do céu.” (Ec 3.1). Assim, não devemos deixar para depois o que podemos fazer agora.  O tempo é como um rio, você nunca mais poderá tocar nas mesmas águas que já passaram. Você tem aproveitado o tempo e as oportunidades?

02 – ZAQUEL CRIOU A OPORTUNIDADE DE CONHECER JESUS – Lucas 19.1-6

Não diga que você ama se você não investe tempo naquilo que você diz que ama. Seu coração segue o que você investe. Seus investimentos são tudo aquilo aonde você deposita seu tempo, dinheiro e energia. Jesus viu Zaqueu criar uma oportunidade para conhecê-lo e foi ter com ele um tempo precioso em sua casa. Esse momento com Jesus mudou a vida de Zaqueu e de toda a sua família. Houve salvação naquele lar (Lc 19.9). Diante de um mundo tão agitado você tem criado oportunidades para estar com Jesus em sua casa? O que você tem feito para isso?

03 – QUATRO AMIGOS E UMA OPORTUNIDADE – Marcos 2.1-4

Aqueles quatro homens foram ousados e criaram a oportunidade de levar o amigo paralítico até Jesus. Eles expressaram fé (Mc 2.5) e muitos se admiraram e davam glória a Deus pela cura do paralítico (Mc 2.10-12). Mais um ano terminou, e quantos amigos você levou até Jesus? Ação e fé caminham de mãos dadas. Muitas coisas podem ser recuperadas, mas o tempo que passou, não dá mais. O seu tempo na terra é apenas um parêntese na eternidade. 

CONCLUSÃO:

O tempo é muito precioso. Ele é um milagre que não se repete. É muito mais precioso que dinheiro, ouro ou prata. Devemos aproveitá-lo muito bem, usando-o com sabedoria.

Publicado em Células
Segunda, 08 Janeiro 2024 14:17

PROFETIZE UM ANO NOVO DE BENÇÃO

Texto: Salmo 35.27

INTRODUÇÃO:

Certamente esta era uma das chaves das vitórias de Davi, cuidar de seus lábios (Sl 141.3). Você vê nas suas declarações que ele confiava inteiramente no Deus de Israel. As suas palavras expressavam a confiança de que Deus tinha o melhor para ele em todas as situações. Você serve o Deus de Davi? Então declare continuamente: “eu sou próspero, louvado seja o Senhor, porque Ele tem prazer na minha prosperidade”.

01 – AS SUAS PALAVRAS SÃO SEMENTES – Provérbios 18:20-21

A língua tem poder para construir ou destruir uma vida. Quem usa bem suas palavras receberá seus benefícios” (Pv 18.20-21 - BV). Deus através do profeta Isaías disse: “Eu crio os frutos dos lábios” (Is 57.19 ACF); O livro da sabedoria adverte: “Cada um se fartará do fruto da sua boca” (Pv 12.14 ACF); “Do fruto da boca cada um comerá o bem” (Pv 13.2 ACF). - Proteja seus lábios durante o ano de 2024, para poder desfrutar de bênçãos  em todas as áreas da sua vida. Uma vez que as nossas palavras são sementes, se você não está gostando do que está colhendo, é hora oportuna de trocar as sementes. O apóstolo Paulo diz: “Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará” (Gl 6.7).

02 – ABENÇOE SUA CIDADE – Jeremias 29:7

Se as palavras são sementes, você tem abençoado ou amaldiçoado a sua cidade? Se a sua cidade prosperar, você também será beneficiado. Cuidado, o inimigo induz até o povo de Deus a amaldiçoar aquilo que lhe pertence: família, parentes, amigos, empresas, entre outros. Logo, precisamos de sabedoria e discernimento espiritual para não cair nessa armadilha. A Bíblia diz: “Pela bênção dos justos a cidade é exaltada, mas pela boca dos ímpios é destruída” (Pv 11.11 NVI). Talvez aqui esteja um dos segredos da próspera Jerusalém na época de Davi. Não apenas ore pela paz da sua cidade, mas, profetize bênçãos sobre ela.

03 – PROSPERIDADE NÃO É SÓ FINANCEIRA – 3João 1:2

A origem da palavra prosperidade vem do Latim que significa; “afortunado, feliz”. Sobre o versículo acima, vejamos: Quem era Gaio citado por João? Gaio era um homem generoso e hospitaleiro que dava abrigo aos missionários em sua casa. Ele era um líder dedicado na igreja de Éfeso. Era um ancião, homem exemplar, amigo muito querido do apóstolo João. No início da carta, João faz uma saudação reveladora ao falar: “Amado, acima de tudo, faço votos por tua prosperidade e saúde, assim como é próspera a tua alma” (3Jo 1.2-ARA). Podemos ver biblicamente que prosperidade não é apenas na área financeira, mas também na saúde física e espiritual. Deus quer ver você prosperar em todas as áreas, porém, você precisa ser colaborativo com as suas palavras.

CONCLUSÃO:

Quando você fala, você concorda com Deus ou com o diabo. Tudo depende do que você está falando! Exemplo: Quando você diz: eu sou um fracassado e nada dá certo para mim, com quem você está concordando? Você é filho de Deus e Ele quer o melhor desta terra para você! (Is 1.19). Mas, você precisa aplicar os princípios da Palavra. “O Senhor é o meu pastor, nada me faltará” (Sl 23.1). “Tudo posso naquele que me fortalece” (Fp 4.13). Em Cristo Jesus eu sou mais que vencedor (Rm 8.37). A sua força não está em você. Deus diz: diga o fraco, eu sou forte (Jl 3.10). Confesse vitórias em 2024: Diga sempre: Glorificado seja o SENHOR, que tem prazer na minha prosperidade! Feliz 2024!

Publicado em Células
Segunda, 01 Janeiro 2024 22:46

UM NOVO ANO DE PROSPERIDADE

 
 
 

Texto: Isaías 55.8-9

INTRODUÇÃO:

Deus vê o amanhã e tem planos para a sua vida! Você deve aceitar Jesus e entrar em Sua presença para descobri-los. “Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês”, diz o Senhor, “planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro.” (Jeremias 29.11-NVI)
 

1.     DEUS DESEJA E TEM O MELHOR PARA SEUS FILHOS

Walt Disney foi despedido de um jornal por “não ter ideias.”  O professor de Beethoven disse que ele não deveria ter esperanças de ser um compositor. Os irmãos de José do Egito o chamaram de sonhador e o venderam como escravo (Gn 37.19). - Walt Disney construiu Disneylândia; Beethoven ficou famoso na música; José do Egito tornou-se governador e salvou seu povo. Não devemos pautar nossos sonhos pelo que as pessoas julgam ou falam a nosso respeito, mas, no que Deus tem para nós. Se ouvirmos os homens nos frustraremos. Se ouvirmos o Senhor seremos vitoriosos porque Deus sempre deseja e tem o melhor para nós.

 

2.     A PROSPERIDADE VEM DE DEUS

Você deseja um ano próspero e feliz? Deseja um ano de conquistas? Muitos até sabem que Deus deseja fazer-nos prosperar e dar-nos um futuro melhor, mas, poucos sabem que para isso precisamos da bênção do Senhor (Pv 10.22), porque é Ele que nos capacita para a conquista (Ec 5.19). Não adianta lutar na força do braço, é Deus quem nos faz prosperar (Dt 8.17,18). Você quer um ano próspero e feliz? Então, busque a bênção de Deus sobre a sua vida e creia em suas promessas.

 

3.     PRECISAMOS APRENDER A OUVIR E OBEDECER AO SENHOR

Como ouvir o Senhor? A Palavra de Deus é viva e eficaz (Hb 4.12), portanto, as células, os cultos, os encontros, os discipulados, os nossos devocionais, etc., são formas de ouvirmos a voz do Pai Celestial. Jamais ouça alguém que discorde das Escrituras Sagradas.  A felicidade está no estado da alma e não no do bolso! O que o coração deseja é paz com Deus! “Que a sua felicidade esteja no SENHOR! Ele lhe dará o que o seu coração deseja” (Sl 37.4-NTLH).
 

CONCLUSÃO:

Deus deseja o seu melhor, portanto, receba Jesus como seu Senhor e desfrute, além da vida eterna, de uma vida abundante na terra (João 10.10). “Crede no SENHOR, vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas e prosperareis” (2Cr 20.20).  Tenha um 2024 com muitas conquistas, um ano próspero e feliz ouvindo, crendo, temendo e obedecendo a Palavra de Deus. Feliz 2024!

 

Publicado em Células

MiR PARAUAPEBAS

Blog do MiR PARAUAPEBAS