Itens filtrados por data: Outubro 2023

Segunda, 27 Novembro 2023 08:52

CARACTERÍSTICAS DA GRATIDÃO

Texto: 1Crônicas 16.34

INTRODUÇÃO:

"Sentir gratidão e não expressá-la é como embrulhar um presente e não entregá-lo." Como filhos de Deus, devemos ser gratos a Ele independente das circunstâncias, certamente elas servem para o nosso próprio bem (Rm 8.28). Vejamos algumas características da gratidão:

01 – A GRATIDÃO É CELEBRATIVA – Salmo 126.1-3

Na Bíblia vemos que o nosso Senhor Jesus Cristo era participativo das festas. Ele iniciou seu ministério numa festa de casamento (Jo 2.10-11). - As festas judaicas eram celebrações das bênçãos de Deus, numa forma de relembrarem e louvá-Lo. Em João 7.10-11 Jesus vai a uma festa em Jerusalém: a festa dos Tabernáculos, onde comemorava-se a presença física de Deus. - O reino de Deus é repleto de festas. Em Lucas 15 há três parábolas: a da ovelha perdida, a da dracma perdida e a do filho pródigo. Ao achá-las, tanto o homem quanto a mulher, reúnem seus amigos e vizinhos e juntos celebram com uma festa (Lc 15.6 e Lc 15.9). O pai amoroso quando recebe de volta seu filho pródigo, comemora o seu retorno com uma grande festa (Lc 15.22-24). O céu é lugar de festas! Quando um pecador se arrepende há festas diante dos anjos de Deus (Lc 15.7 e 10). São inúmeras as formas de você agradecer a Deus. Lembre-se de que a gratidão é celebrativa.

02 – A GRATIDÃO SEMPRE TRÁS BENEFÍCIOS – 1Samuel 1.10

Na parábola dos dez leprosos que foram curados, apenas um voltou para agradecer. Em consequência disso, foi o único salvo (Lc 17.19). Ana, a mãe do profeta Samuel, após ser agraciada, volta ao templo para agradecer e entregar o menino ao Senhor. Depois disso, o Senhor a presenteou com mais cinco filhos:  Ana era estéril e pediu a Deus apenas um filho, e por ser grata, foi mãe de seis. O que você já pediu a Deus? Você pediu filhos? Você os ofereceu a Deus? Você pediu saúde? Você tem dado a Ele os seus talentos? Você pediu emprego? Aumento de salário? Prosperidade financeira? Você tem sido fiel a Ele nos dízimos e nas ofertas? Você tem sido generoso com o Senhor em tudo? (Pv 11.25). Felizes são as pessoas gratas, porque ninguém consegue ser grato e amargurado ao mesmo tempo. Você é grato a Deus por tudo?

03 – A GRATIDÃO ALEGRA O CORAÇÃO DE DEUS – Salmo 103.1-5

Jesus dava graças antes de suas refeições (Jo 6.11); ao ressuscitar Lázaro o Mestre levantou os olhos para o céu e disse: “Pai, graças te dou porque sempre me ouves” (Jo 11.41). Deus o chamou de filho amado. A gratidão alegra o seu coração. Vemos no rei Davi também um exemplo de quem tem um coração grato. “Naquele tempo, Davi encarregou Asafe e seus parentes pela primeira vez de cantar hinos de ações de graças ao SENHOR” (1Cr 16.7-8-BV). A maioria dos salmos de Davi começa com atitudes de louvor, exaltação e gratidão a Deus. Os cânticos de ações de graças demonstram a sua gratidão. Davi cuidava para não esquecer-se de nenhuma de suas bênçãos (1Cr 16.12). A gratidão o fez uma pessoa desprendida em adorar e ofertar ao Senhor (1Cr 21.21-26). Davi é citado na Bíblia como um homem segundo o coração de Deus (At 13.22). Davi priorizava os louvores porque tinha um coração grato e isso alegrava o coração de Deus.

CONCLUSÃO:

A gratidão é celebrativa e sempre traz consigo os seus benefícios. A gratidão é algo valioso que alegra não apenas os corações dos homens, mas o de Deus. Como está o seu coração? Que o Senhor possa olhar e ver em você um coração segundo o coração Dele. Você é grato a Deus? Como você expressa a sua gratidão? Proponha em seu coração uma oferta de gratidão, neste fim de ano, pelas bênçãos recebidas. A gratidão sempre traz benefícios.

Publicado em Células
Quinta, 16 Novembro 2023 10:44

SEDE AGRADECIDOS

Texto: Colossenses 3.15-17

INTRODUÇÃO:

Uma das características da fé cristã é a gratidão. A Bíblia ordena a gratidão. Agradecer a Deus pelas bênçãos recebidas denota a grandeza de uma pessoa e revela o seu reconhecimento de estar desfrutando do favor de Deus em tudo. Há uma frase que diz: “Sua atitude determina sua altitude”. A gratidão é a memória do coração, abre portas para novas bênçãos, todavia, ela precisa ser expressada.

01 – EM TUDO DEVEMOS DAR GRAÇAS - 1Tessalonicenses 5.18

A ordem bíblica é - “Em tudo dai graças.” - Por quê? - “Porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.” Louvar a Deus quando tudo vai bem é fácil, qualquer um consegue, porém, revelamos a nossa fé em Deus nas horas em que enfrentamos situações contrárias à nossa vontade. É na adversidade que manifestamos a fé de que o Pai Celeste está no controle de tudo, e de que extrairá algo de bom para nós (Rm 8.28). Somente uma pessoa que tem fé e a gratidão como estilo de vida consegue dar graças a Deus por todas as coisas. Pedro, nos motiva a sermos gratos a Deus ao passarmos por “várias provações”, pois é através das dificuldades da vida, ele diz: “uma vez confirmado o valor da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo” (1Pe 1.6-7). Devemos ser gratos a Deus até nas provações, porque elas nos promovem, revelando Cristo em nós.

02 – AGRADECIDOS PELO INEXPLICÁVEL AMOR DE DEUS - João 3.16 – Salmo 136.1-3

Quando entendemos a dimensão do amor de Deus por nós é impossível não sermos gratos a Ele (Ef 3.17-21). O apóstolo João não conseguiu achar uma palavra adequada para expressar a grandeza do amor de Deus e usou: “..de tal maneira...”. Um coração agradecido é aquele que compreende verdadeiramente o amor sacrificial de Jesus. Nem todo o dinheiro do mundo pagaria o preço da salvação da nossa alma (1Pe 1.18-20). Estávamos condenados à morte eterna e fomos salvos. Portanto, a nossa principal gratidão a Deus deve ser pela vida eterna que temos em Cristo Jesus, o nosso Senhor.

03 – CUIDADO PARA NÃO ESQUECER DE SER GRATO - Salmo 118.28-29

A Bíblia está cheia de exemplos de pessoas gratas a Deus: Abraão, Ana, Davi, Paulo, entre outros. Eles reconheciam que eram pecadores e carentes da graça de Deus, confiavam no amor de Deus e pela fé se rendiam a Ele. Por serem gratos, Deus os abençoava mais e mais. Eram agradecidos em todo tempo, até nas horas mais difíceis. Há vários salmos em que o autor conta todos os seus problemas a Deus, mas agradece, com a convicção de que Ele iria mudar a situação e salvá-lo. O cenário muda e o salmo finaliza alegre (Salmos 13; Salmos 22; Salmos 28, etc). Davi, o homem segundo o coração de Deus, tomava o maior cuidado para não esquecer, se quer, de uma só das bênçãos recebidas (Sl 103.1-2). A gratidão ajuda a valorizar as bênçãos que recebemos, a encontrar prazer e alegria nelas e desfrutar de bênçãos ainda maiores. Quem é grato é mais feliz.

CONCLUSÃO:

Temos sido gratos a Deus por tudo? Como você expressa a sua gratidão pelo que Cristo fez por você na cruz? Pensando em gratidão, qual tem sido o seu estilo de vida? A gratidão é uma ordem bíblica. Em tudo devemos ser agradecidos. O que podemos fazer para expressar a nossa gratidão a Deus? A gratidão nos torna mais felizes! Portanto, sede agradecidos.

Publicado em Células
Segunda, 06 Novembro 2023 10:26

O QUE FAZER EM DIAS DIFICEIS

Texto: Salmo 91.1-16

INTRODUÇÃO:

Deus não criou a terra para ser um caos (Is 45.18). Porém, enquanto aqui vivermos estaremos sujeitos a passar por situações de crise. Contudo, numa crise, não entre em crise, porque você está em Cristo Jesus. Lembre-se, você é um cidadão dos céus e o céu não está em crise! Você é filho de Deus e tem ferramentas para vencê-la. Vejamos três condições que o texto revela para ficarmos protegidos diante das ameaças:

01 – FAZER DO SENHOR SEU PROTETOR – V.9

Confiar em Deus não significa que você vai abusar e não tomar precauções. Precisamos ter fé e fazer a nossa parte! Uma vez feita a nossa parte, devemos crer e descansar no Senhor. O salmista declara sua proteção diante de todo mal ao refugiar-se no Senhor (Sl 91.3-11). “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações” (Sl 46.1). Como está a sua fé diante de tudo o que estamos passando? Cuidado para que as suas palavras não anulem a sua fé! Creia e confesse refúgio em Deus.

02 – AMAR AO SENHOR ACIMA DE TODAS AS COISAS – V.14

Procurar Deus pelo que Ele pode fazer não é amor, é puro interesse!  Você não ama a Deus verdadeiramente a menos que o tema, e não teme a Deus corretamente a menos que o ame! Quem ama confia, e quem confia entrega, e quem entrega descansa (Sl 37.5). A Bíblia diz que Ele ama os que o amam (Pv 8.17, Jo 14.21). Não temamos às crises, temamos à Deus. Se Ele não nos livrar, de nada vale todo cuidado (Sl 127.1). Amar a Deus é um mandamento (Mt 22.36-38).  Você tem amado a Deus acima das crises? As crises são temporárias, o nosso Deus é eterno!

03 – CLAMAR AO SENHOR POR SOCORRO – V.15

Fazer do Senhor nosso protetor e amá-lo acima de todas as coisas não nos isenta da necessidade de orarmos e clamarmos por socorro. É preciso se humilhar e clamar. A oração é uma tremenda ferramenta divina em nossas mãos. A oração é uma chave poderosa nos dias da adversidade (2Cr 7.14). A oração muda as coisas. A oração alivia o sofrimento. “Ninguém pode orar e se preocupar ao mesmo tempo” (Max Lucado). Uns fazem da oração a mais alta prioridade, outros fazem da oração seu último recurso. Não deixe para depois, poupe sofrimento futuro, levante-se, ore, clame e Ele o ouvirá.
 

CONCLUSÃO:

Deus não quer que dependamos Dele somente em momentos de crise, Ele quer que dependamos dele cada vez que respiramos. Vamos buscá-lo e adorá-lo sempre, em todos os momentos. É nos dias de caos que Deus precisa de um povo corajoso para manifestar Sua glória e manter o equilíbrio e a esperança. E este povo é a igreja de Cristo na terra. Uma igreja que ama e se importa. Você faz parte dessa igreja?

Publicado em Células

MiR PARAUAPEBAS

Blog do MiR PARAUAPEBAS