Itens filtrados por data: Novembro 2023

Segunda, 25 Dezembro 2023 20:35

IDENTIDADE E PROPÓSITO

Texto: 1Co 15.19 Mt 16.13-17

INTRODUÇÃO:

Aquelas pessoas cuja esperança se limita apenas a esta vida são as pessoas mais infelizes deste mundo. Há uma esperança de vida eterna. O Criador tornou-se criatura para restaurar-nos o prazer de viver, restituir-nos a glória de Deus e a vida eterna. Portanto, pense um pouco, quem é você? O que você está fazendo? Qual o seu propósito? Para onde você vai?
 
1. QUEM É VOCÊ? Gl 3.26   1Jo 3.1

Ao dizer ‘EU SOU’ Jesus declarou que não apenas ‘estava’ ou simplesmente ‘existia’, mas que sua vida e propósito são eternos e permanentes. Ele sabia quem era e para que existia. Jesus disse: eu sou o Pão da Vida (Jo 6.48); a Luz do mundo (Jo 8.12); a Porta das ovelhas (Jo 10.7,9); o Bom Pastor (Jo 10.11); a Ressurreição e a Vida (Jo 11.25); o Caminho, a Verdade e a Vida (Jo 14.6); a Videira Verdadeira (Jo 15.1). E você? A sua identidade está na Bíblia, não no que os outros dizem. A Bíblia diz: “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome” (Jo 1.12).  A fé em Jesus é vida. "Aquele que crê, tem a vida. Aquele que não crê não tem vida" (Jo 3.36). Em Jesus você é filho de Deus!
 

  1. POR QUE VOCÊ EXISTE? 1Pe 2.9 1Co 10.31

Por não conseguirem levar adiante seus projetos muitos desistem de seus sonhos. São pessoas feridas, que se sentem frustradas, derrotadas e infelizes. Porém, vale lembrar que o mais importante na vida não são as coisas terrenas, mas as eternas (2Co 4.16-18). Você não deve desistir de lutar, porém, precisa alinhar seus planos aos propósitos do Senhor. São sonhos maiores que os nossos (Is 55.8-9). Precisamos confiar em Deus (Sl 37.5) e buscar direção na Sua Palavra (Sl 119.105). Quando priorizamos o reino as coisas ficam bem mais fáceis (Mt 6.33). Qual é o propósito do Criador para a sua vida? Por que você existe? Jesus sempre fez a vontade do Pai (Jo 6.38-40). Você sabe qual é a vontade de Deus para sua vida? Ele quer salvá-lo e usá-lo para salvar o máximo de vidas possíveis. Seu maior propósito é dar-lhe a vida eterna e, desde já, vê-lo feliz glorificando o Seu nome.
 

  1. PARA ONDE VOCÊ VAI? Jo 16.27-28 1Pe 2.11

Jesus sabia exatamente para onde estava indo e por isso conseguiu suportar a cruz (Hb 12.2-3). Essa era a razão da sua determinação e confiança. Ele disse: “porque sei donde vim e para onde vou; mas vós não sabeis donde venho, nem para onde vou” (Jo 8.14). Sem Jesus o futuro é incerto, com Jesus o final é seguro e feliz. Jesus disse: “na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar” (Jo 14.2). Você tem uma morada eterna que Jesus foi preparar. Somos apenas peregrinos nesta terra, logo estaremos no nosso lar eterno. Abrace o evangelho e siga Jesus, lute e não desista, você nasceu para viver, nasceu para vencer.
 

CONCLUSÃO:

O Filho de Deus se tornou homem para que os homens se tornassem filhos de Deus. Jesus disse: “aquele que crê em mim tem a vida eterna” (Jo 6.47). Creia e alinhe seus propósitos aos Dele.  Vivendo as Escrituras você se fortalecerá e não se abalará com as frustrações terrenas. Você é filho eterno! Você nasceu para a glória de Deus! Viva os propósitos de Deus!

Publicado em Células
Segunda, 18 Dezembro 2023 10:50

PROFETIZE A PALAVRA PARA UM 2024 ABENÇOADO

Texto: Cantem de júbilo e se alegrem os que têm prazer na minha retidão; e digam sempre: Glorificado seja o SENHOR, que se compraz na prosperidade do seu servo! (Salmo 35.27 RA)

INTRODUÇÃO:

Desde 1850, no segundo domingo de dezembro é comemorado o dia da Bíblia no Brasil. Esse livro precioso nos revela os segredos para uma vida vitoriosa, e um deles está em nossos lábios. Ela nos ensina a declarar continuamente: “eu sou próspero, louvado seja o Senhor, porque Ele tem prazer na minha prosperidade”. Você deve declarar continuamente. Não é ocasional, mas sempre, constantemente! A sua declaração vai externar a sua fé. “Cri por isso falei” (2Co 4.13).


  1. DECLARE CONTINUAMENTE A PALAVRA DE DEUS - Josué 1.8

Não deixe de falar, fale sempre o que está escrito na Bíblia. Não se aparte da tua boca as palavras das Escrituras, fale e medite na Palavra de Deus continuamente. A Bíblia só traz mensagens de coragem, alegria, vitória, ânimo, direção e correção. A Bíblia é o livro mais positivo do mundo. Você não vê uma pessoa deprimida, derrotada e angustiada por crer e declarar a Palavra de Deus. “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça” (2Tm 3.16-ARA). “Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração” (Hb 4.12-NVI).

 

  1. QUEM TEM FÉ CONVENCE A SI MESMO – Marcos 5.25-29

A mulher do fluxo de sangue, antes de tocar em Jesus, dizia consigo mesma: “Se eu apenas lhe tocar”. Certamente ela vinha declarando: hoje chegou o meu dia, eu vou tocar em Jesus e vou ficar livre desta doença! Ela não disse isso para os vizinhos, para os parentes, para os amigos, mas para si mesma. E ao dizer isso, a fé cresceu no seu coração, e ao tocar em Jesus, imediatamente ficou curada. O que você tem dito para si mesmo? Se você estiver cheio de fé, irá declarar a si próprio: eu terei um ano de bênçãos, porque Deus está comigo e o Espírito Santo me ajudará em cada passo da minha caminhada de 2024. Profetize bênçãos a si mesmo. A primeira pessoa a acreditar em você é você mesma. O que você diz vai resultar nas suas atitudes.

 

  1. CUIDADO COM A SUA CONFISSÃO – Gálatas 6.7 Provérbios 18.20-21

Se você estiver sentindo coisas ruins, não precisa negar o que sente, apenas não seja influenciado por seus sentimentos. Porque fé não é sentimento! Independente do que sente, você vence tudo crendo e confessando a Palavra de Deus (1Jo 5.4). Palavras são sementes. Se não gosta do que está colhendo, troque as sementes! Veja o exemplo de Abraão. Seu nome era Abrão, que significava “pai grande. Deus mudou seu nome de Abrão para “Abraão”, que significa “pai de multidões, pai de nações”. Deus também mudou o nome de sua esposa, de Sarai para “Sara”, que significa “princesa”. Na época, uma mulher sem filhos era desprezada e a esterilidade vista como um sinal de maldição. Com o novo nome, todos os dias Abraão a chamava de princesa, e ela o chamava de pai de multidões. Com essa confissão, ês meses, Sara ficou grávida e um ano depois Isaque nasceu. - Mude a sua confissão, todos os dias use seus lábios para profetizar palavras de vida, de vitórias e de bênçãos a seu cônjuge, filhos, amigos, patrões, colaboradores, líderes, discípulos, etc. E você verá o que Deus vai fazer na sua vida. Cuidado com a sua confissão.

 

CONCLUSÃO:

Os seus lábios revelam a sua fé. O que você tem declarado todos os dias? Obedeça a Bíblia e declare continuamente: “eu sou próspero, louvado seja o Senhor, porque Ele tem prazer na minha prosperidade”. Aproprie-se disto e coloque os seus projetos diante de Deus. Convença a si mesmo, e profetize que você terá um 2024 duplamente abençoado.

 

           

Publicado em Células
Segunda, 11 Dezembro 2023 10:45

COMO É INCRÍVEL CRÊR

 
 
 

Texto: 1Jo 5.4
 
INTRODUÇÃO:

A fé em Deus é algo extraordinário, maravilhoso, admirável e inexplicável. E é exatamente nos momentos e situações mais críticas que ela faz toda a diferença. Somos salvos pela fé (Ef 2.8-9). Portanto a fé nos faz ser gratos pela salvação e pelas demais bênçãos recebidas, mas também nos faz fortes para atravessarmos os tempos ruins. A fé nos dá convicção de que Deus está no controle de tudo e que todas as coisas cooperam para o nosso próprio bem (Rm 8.28). Portanto é incrível crer, porque a fé:

 
1. A FÉ NOS LEVA A BUSCAR A DEUS EM TODAS AS CIRCUSTÂNCIAS

A fé em Deus transcende as circunstâncias, veja o exemplo dos amigos do profeta Daniel, que diante da fornalha de fogo sobremaneira acesa para matá-los, afirmavam para o rei que não duvidavam da possibilidade da morte, mas também não duvidavam do poder de Deus de tirá-los de lá (Dn 3.16-18). Certa vez alguém disse: “nossos dias são malas idênticas - todas do mesmo tamanho - mas para algumas pessoas você pode colocar mais peso do que outras, que elas vão levar sem problemas”. O problema não está na circunstância, mas na falta de fé Naquele que estará sempre conosco em todas as circunstâncias. Deus não livrou Daniel da cova dos leões, mas livrou Daniel na cova dos leões. Que assim como Habacuque, você de igual modo possa se alegrar, render graças e louvar a Deus diante de qualquer situação.
 

 

2. A FÉ FAZ BEM A SAÚDE FÍSICA E ESPIRITUAL

“A ciência se curvou aos fatos: dezenas de estudos mostram que fiéis (pessoas que têm fé) são mais felizes, vivem mais e são mais agradáveis” (Superinteressante, outubro 2016). Está muito claro na Bíblia que Deus quer ver seus filhos saudáveis: "Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas, e que tenhas saúde, assim como bem vai a tua alma" (3Jo 1.2). "Eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância" (Jo 10.10). "E servireis ao Senhor vosso DEUS ...e Eu tirarei do meio de ti as enfermidades" (Êx 23.25). – Você sabia que o “cortisol” é o “hormônio do estresse”? O estresse gera tensão física devido a uma situação ou pensamento que nos deixa frustrados, furiosos ou nervosos. Porém, a fé nos faz deitar em pastos verdejantes e guia-nos mansamente às águas tranquilas pelo Supremo Pastor (Sl 23.1-2). A fé em Deus reduz o nível de cortisol.
 

3. A FÉ AGRADA A DEUS E É RECOMPESADA

Por falta de fé as crises políticas e econômicas podem causar pânico e estresse em muita gente. Nessa hora a nossa fé faz toda a diferença, porque nosso Deus é maior que qualquer crise. Acalme-se para poder acalmar os que não têm fé! Você ainda não acabou a carreira! Tenha fé! Que no final você possa dizer como Paulo: “combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé” (2Tm 4.7). Ora, “sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem Dele se aproxima precisa crer que Ele existe e que recompensa àqueles que o buscam.” (Hb 11.6-NVI).

 

CONCLUSÃO:

É incrível ver como a fé é recompensada. A fé nos faz buscar mais de Deus, alivia a ansiedade, reduz o nível de cortisol, equilibra as emoções e, por conseguinte, fortalece o nosso sistema imunológico, elemento básico na prevenção das doenças. É incrível ver a diferença naqueles que creem! Creia nisso e tenha fé em Deus!

 

 

Publicado em Células
Segunda, 04 Dezembro 2023 15:44

O SALMO QUE REVELA QUEM DEUS É

 
 
 

Texto: Salmo 136

INTRODUÇÃO:

Já na introdução, dos versos 1 ao 3, o salmista nos convoca a render graças ao Senhor por sua natureza, por seu caráter e por sua bondade. Ao nosso Deus, Aquele que guarda a aliança com seu povo, o Deus dos deuses e o Senhor dos Senhores. Ele é soberano sobre todos os poderosos do universo. Devemos ser gratos não apenas porque Ele é bom, mas por seu amor que dura para sempre. Este salmo nos revela que o nosso Deus é ...

1.     CRIADOR – v.4-9

Bondade e misericórdia do Senhor se manifestam nas grandes maravilhas da Sua criação. Por meio de seu entendimento, criou a imensidão dos céus (Sl 33.6). Formou os continentes e colocou os luminares no céu: o sol para prover a luz do dia e a lua e as estrelas para iluminar a noite. Somos gratos a Deus, porque o seu amor dura para sempre.

2.     REDENTOR – v.10-15

O Grande Criador também é o poderoso redentor. Livrou o seu povo da tirania do Egito, exterminou os egípcios e com mão poderosa colocou o seu povo em liberdade. Para isso, enviou as 10 pragas, e depois separou o mar Vermelho para os seus filhos passarem em terra seca. Quando já estavam em segurança, as mesmas águas engoliram os soldados de Faraó. Hoje, o Senhor Jesus nos livra do pecado e das garras do diabo, tipificando o Egito e Faraó. Fomos libertos pelo poder do sangue de Jesus (Rm 6.14; 1Jo 1.7). Gratidão porque o seu amor dura para sempre.

3.     GUIA – v.16

– Durante quarenta anos, Deus conduziu os israelitas pelo árido deserto. Não havia estradas, placas sinalizadoras, nem mapas ou GPS. Mas o Senhor guiou o seu povo em tudo o que precisavam. Hoje, como filhos de Deus, durante a nossa peregrinação terrena, somos guiados pelo Espírito Santo (Rm 8.14). Portanto, somos gratos a Deus, porque o seu amor não mudou. Ele é o mesmo ontem, hoje e o será para sempre (Hb 13.8).

4.     DEFENSOR – v.17-22

Guerreou por seu povo. Quando o rei Seom e o rei Ogue impediram a passagem deles o Senhor derrotou os dois monarcas e deu suas terras a Israel como parte da herança. Da mesma forma, todo escrito de dívida que era contra nós foi cancelado na cruz e o Senhor Jesus despojou principados e potestades e os expôs publicamente triunfando sobre eles na cruz (Cl 2.13-15). E nos deu autoridade sobre eles (Mc 16.17-18). Somos co-herdeiros com Cristo (Rm 8.17). Gratos a Deus porque o seu amor e sua misericórdia duram para sempre.

5.     AJUDADOR, SALVADOR E PROVEDOR – v.23-25

Como um resumo, o salmista exalta ao Senhor por ser nosso Ajudador, salvador e provedor maravilhoso. Faz lembrar a Israel de quando o povo era indefeso, oprimido e pouco numeroso. O Senhor libertou-lhes das garras de seus adversários. Deus ainda provê fielmente o alimento a todo ser vivo. O Senhor Jesus diz para não andarmos ansiosos por coisa alguma, quanto ao que havemos de comer ou beber, nem pelo que haveríamos de vestir. Jesus diz: “Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes”? ...pois o vosso Pai celeste sabe de tudo que necessitais (Mt 6.25-34). Gratidão a Deus, porque o seu amor e sua misericórdia duram para sempre.

CONCLUSÃO:

Ao estudarmos este salmo vemos que o Senhor não mudou, Ele é o nosso Criador, redentor, guia, defensor, ajudador, salvador e provedor. Isto nos inspira a amá-Lo e louvá-Lo ainda mais, e sermos gratos de todo o nosso coração. Sim, deem graças ao Deus dos céus, porque o seu amor fiel dura para sempre.

 

Publicado em Células

MiR PARAUAPEBAS

Blog do MiR PARAUAPEBAS