Itens filtrados por data: Julho 2023

Segunda, 28 Agosto 2023 10:43

A IGREJA SERÁ ARREBATADA

Texto: Apocalipse 1.3 – 1tessalonicenses 5.4-6

INTRODUÇÃO:

A Igreja, a noiva de Cristo, avança vitoriosa para o casamento e, somente hão de participar dessa glória indescritível as pessoas que estiverem preparadas. Vigilância, vestes espirituais brancas e limpas, são essenciais para quem deseja subir no arrebatamento da igreja. A santidade é o adorno da noiva. Aqueles que confessam Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador também devem andar como ele andou (1Jo 2.6). Vejamos sobre o arrebatamento e a primeira ressurreição:

01 – O QUE É O ARREBATAMENTO? - 1Tessalonicenses 4.15-17

Paulo é bem claro nesse texto de que o arrebatamento é a retirada dos salvos da terra. Jesus afirmou que voltaria para buscar os seus (Jo 14.1-3). O Pai Eterno dará a ordem, a trombeta soará, e Jesus virá para arrebatar os salvos. A Bíblia revela que os que “dormem”, ou seja, os “mortos” salvos em Cristo irão ressuscitar e nós os vivos seremos transformados e arrebatados para o céu, para a tão sonhada e esperada “Bodas do Cordeiro”. As Escrituras citam dois homens que já foram arrebatados: Enoque e Elias. Eles subiram vivos ao céu (Gn 5.24; 2Rs 2.11). O Senhor Jesus, após ressuscitar, subiu ao céu (At 1.9-11). No arrebatamento, ao mesmo tempo, se iniciará aqui na terra um período de sete anos chamado de: “A Grande Tribulação”.

02 – QUANDO E DE QUE FORMA SERÁ O ARREBATAMENTO? - Mateus 24.4-14

Ninguém sabe o dia e nem a hora da volta de Jesus, contudo, tendo em vista os sinais, poderá acontecer a qualquer momento. Portando, devemos vigiar e estar sempre preparados, porque a imoralidade sexual, a satisfação dos desejos carnais e o ativismo voltado principalmente para as preocupações das coisas deste mundo já foram mencionadas por Jesus (Lc 21.34-36). Assim que o Espírito Santo houver completado a Sua obra na terra, a Porta da Graça irá se fechar e a Igreja será arrebatada. Consegue imaginar o terror do dia em que a trombeta dos céus tocar? Sobrevirá um caos no mundo inteiro: aviões cairão, acidentes de carros e de máquinas sozinhas em funcionamento, todos desgovernados devido ao fato das pessoas sumirem instantaneamente. Os noticiários do planeta, numa só voz, irão relatar os fatos catastróficos e desesperadores da humanidade. Será muito triste.

03 – POR QUE DUAS RESSURREIÇÕES? - João 5.28-29

A Bíblia fala que um dia todos os mortos irão ressuscitar (Dn 12.2). No arrebatamento haverá a primeira ressurreição, a dos salvos “que morreram em Cristo Jesus” (1Ts 4.16). Jesus destacou: “Feliz e abençoado” será aquele que participar da primeira ressurreição (Ap 20.6). Porém, no final do milênio haverá a segunda ressurreição, esta, porém, para aqueles que poderão receber da boca do Todo Poderoso a condenação eterna (Ap 20.11-15). No instante em que ocorrer a primeira ressurreição, os corpos corruptíveis dos salvos serão transformados em corpos incorruptíveis e, os corpos mortais se revestirão da imortalidade (1Co 15.51,53), e a morte definitivamente perderá o seu poder sobre estes. Tudo será muito rápido, como num abrir e fechar de olhos (1Co 15.52). O novo corpo, incorruptível, será igual ao que Jesus recebeu depois que ele ressuscitou. Os discípulos, com medo dos romanos, estavam reunidos a portas fechadas e quando viram, Jesus estava ao lado deles. Porque o corpo glorificado está além da matéria deste mundo caído. Receberemos um novo corpo não mais sujeito ao pecado e suas consequências (1Co 15.54). Você quer participar da qual ressurreição? Da primeira ou da segunda?

CONCLUSÃO:

O arrebatamento será a retirada dos salvos da terra, num ato de livramento, onde todo sofrimento se findará. Tanto os crentes ressurretos, quanto os vivos transformados, ambos serão arrebatados para encontrar-se com Jesus nos ares, ou seja: nas nuvens entre os céus e a terra. A Bíblia afirma que após isso, nós os salvos, estaremos para sempre com o Senhor. Se a Igreja fosse arrebatada neste instante, você subiria? Você quer estar para sempre com o Senhor?

Publicado em Células
Terça, 22 Agosto 2023 22:30

A PORTA DA GRAÇA

Texto: Lucas 13.22-25

INTRODUÇÃO:

Vivemos dias difíceis, contudo não estamos sozinhos. Temos o Espírito Santo ao nosso lado para nos fortalecer, consolar, testificar e orientar. Se hoje as pessoas reclamam que os dias são penosos demais, imagine após o arrebatamento? O Espírito Santo é quem capacita e dirige a Igreja e, após o arrebatamento, não mais agirá nas pessoas que ficarem para a “Grande Tribulação”. O Espírito estará com a Igreja nas regiões celestiais celebrando “As Bodas do Cordeiro”. Vale refletir que a qualquer instante a porta da graça poderá se fechar. Assim sendo, vejamos três perguntas básicas sobre o tema:

01 – ONDE ESTÁ A PORTA DA GRAÇA?- João 10.7-9 – Romanos 10.9-10

A porta é Jesus. Ele mesmo disse: “Eu sou a porta” (Jo 10.9). Só poderemos entrar no céu através de um único caminho. Jesus afirmou: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, a não ser por mim” (Jo 14.6). O que é graça? Em relação à salvação é um favor que somente Jesus pode fazer por nós. Mas, afinal, onde está a porta da graça? Ao alcance da fé. Qual é o sinal de quem crê? A resposta é: a sua obediência à Palavra de Deus! (Tg 2.14-26). Quem entrou pela porta (Jesus) é fiel a Ele e lhe obedece,  isso, por uma simples evidência: “porque a graça que nos salva é a mesma graça que nos transforma”.

02 – COMO ELA VAI FECHAR? - Apocalipse 3.7-8 – Mateus 24.36-44

A “Porta da Graça” é uma figura de linguagem que explica o fim do período da graça. A porta da graça vai se fechar no arrebatamento. Os salvos irão subir com Cristo, e aqueles que ficarem não poderão mais fazer parte da Igreja do Senhor. Porque num mesmo tempo haverá a “Grande Tribulação” na terra e “As Bodas do Cordeiro” nos ares. Ninguém sabe o dia e nem a hora, porém, os sinais apontam que ela poderá se fechar a qualquer momento. Num piscar de olhos. Como nos dias de Noé, que de repente, a porta da arca se fechou e só ele e sua família foram salvos. Os que zombavam e duvidavam ficaram. Imagine eles apavorados ao ver os céus se escurecendo para uma grande tempestade. Nunca havia chovido antes, foi inédito.

03 – E APÓS A PORTA DA GRAÇA SE FECHAR? - Mateus 25.5-13 – Lucas 12.39-40

Após fechar a “Porta da Graça”, o Anticristo irá se revelar e os templos cristãos serão todos queimados (Sl 74.7-8), as Bíblias serão exterminadas da face da terra e a pregação da Palavra de Deus será proibida (Am 8.11-12). Jesus não será mais o advogado dos pecadores e nem o Espírito Santo o intercessor dos que aqui ficarem. A nação de Israel sofrerá a maior perseguição de todos os tempos (Lc 21.20-24). Haverá um tempo terrível de angústia e sofrimento como nunca antes (Jr 30.7). O inferno literalmente subirá para a terra, e as trevas espirituais pairarão sobre o mundo inteiro. Após o período dos sete anos da “Grande Tribulação”, a Igreja voltará com Cristo e aqui reinará com Ele por mil anos, antes do juízo final (Ap 20.4).

CONCLUSÃO:

Enquanto a porta da graça não se fecha, os braços de Jesus estão sempre abertos à nossa espera! (Sl 89.13). Toda vez que alguém se arrepende de seus pecados, se humilha, e aceita a graça divina, em amor, Deus o recebe como filho. Hoje a porta ainda está aberta, vamos aproveitar essa oportunidade e entrar por ela. Estar na igreja é diferente de ser a Igreja. É prudente pensar que num instante, num piscar de olhos a porta poderá ser fechada. Você está pronto? Já pensou nisso? Você pode dizer: “Maranata” vem logo Senhor Jesus?

Publicado em Células
Terça, 15 Agosto 2023 15:46

SANTIDADE PARA A VINDA DE CRISTO

Texto: Apocalipse 19.7-9 1Tessalonicenses 4.1-8

INTRODUÇÃO:

Os sinais evidenciam que a vinda do Nosso Senhor Jesus Cristo está próxima e o Espirito Santo vem preparando a Sua noiva, a Igreja, para a breve festa chamada “Bodas do Cordeiro”. Pensando em santidade, vejamos três reflexões importantes:

01 – PRECISAMOS AGUARDAR A VINDA DE CRISTO EM SANTIDADE – 1Tessalonicense 5.23

Quando confiamos na Palavra do Senhor, nós a praticamos, e ao praticá-la somos santificados por ela (Jo 15.3; Jo 17.17). Santo significa separado, ou seja, separado para Deus. Deus é santo e a fonte de toda santidade. Deus quer que estejamos inteiramente santificados: espírito, alma e corpo. Deus nos escolheu para sermos santos e irrepreensíveis diante dEle (Ef 1.3-4). O conceito de santidade provém da raiz hebraica de uma palavra que significa cortar. O Senhor quer agir em nós para cortar toda raiz de pecado e suas consequências. Não importa o passado, o que importa é hoje! O agora! Porque as atitudes do presente definem o nosso futuro. É preciso tomar uma posição de fé e a partir de então decidir obedecer a Palavra e viver um novo estilo de vida em santidade até a vinda de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

02 – SOMOS SANTIFICADOS PELA NOSSA UNIÃO COM CRISTO – 2Coríntios 5.17

Somente mediante a nossa união com Cristo é que temos o poder necessário para dominar a velha natureza carnal e vivermos uma nova natureza espiritual (Ef 4.20-24). Ninguém é santo simplesmente por força de vontade. Não há poder em nós mesmos para mortificarmos as paixões carnais. A religiosidade não consegue obter o poder espiritual suficiente para vencer os desejos da carne. Quando reconhecemos que estamos crucificados com Cristo, o poder da ressurreição em nós passa a triunfar sobre o pecado e a morte (Rm 6.5-6), não permitindo que o pecado “reine” sobre nós (Rm 6.12). Por isso, não podemos mais “oferecer” o nosso corpo ao pecado (Rm 6.13). Paulo diz: “Considerai-vos” mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus (Rm 6.11). E assim, finalmente, passamos a gozar da vitória sobre o pecado (Rm 6.14). Santidade está ligada à nossa identidade. Nessa união, somos santificados, tornando-nos uma nova criatura em Cristo Jesus.

03 – A SANTIDADE É O ADORNO DA NOIVA DE CRISTO – Efésios 5.25-27

O apóstolo Paulo se referia a Igreja quando disse: “Estou zeloso de vós com zelo de Deus; porque vos tenho preparado para vos apresentar como uma virgem pura a um marido, a saber, a Cristo” (2Co 11.2). João em Apocalipse escreve que a noiva já está pronta, vestida de linho fino, puro e resplandecente para as Bodas (Ap 19.7-8). Também destaca que os exércitos do céu, seguem Jesus em cavalos brancos (simbolizando triunfo), “vestidos de linho fino, branco e puro” (Ap 19.14). Portanto, o caráter de Cristo, ou seja, a busca da santidade faz parte das características daqueles que são a Igreja, a “Noiva do Cordeiro” santificada e adornada para as “Bodas do Cordeiro”. Quem é essa noiva? A noiva é a Igreja, e nós somos a Igreja.

CONCLUSÃO:

Se a trombeta de Deus ressoasse neste instante, você seria arrebatado? Você está unido com Cristo? Suas vestes estão brancas? Santidade é o adorno da Noiva de Cristo, portanto, santidade deve ser nosso estilo de vida “Porque Deus não nos chamou para a impureza, e sim para a santificação. Portanto, quem rejeita a santificação não rejeita o homem, e sim a Deus, que também vos dá o seu Espírito Santo” (1Ts 4.7-8).

Publicado em Células
Segunda, 07 Agosto 2023 11:28

A NOIVA DE CRISTO

Texto: Apocalipse 19.7-9

INTRODUÇÃO:

Em breve, num piscar de olhos a Igreja será arrebatada e levada para as nuvens ao encontro do Senhor Jesus. Lá nos ares haverá uma grande festa, por sete anos, chamada de “As Bodas do Cordeiro”. Nesse mesmo tempo, os que ficaram aqui na terra, passarão por um terrível período designado de “A Grande Tribulação”. Imagine sete anos de muitos sofrimentos! Nessa hora será tarde demais para decidir fazer parte da Noiva de Cristo. Ela já partiu para o casamento. Após as Bodas, o Rei Jesus, com a Igreja, voltará para a Terra, prenderá o diabo, e lançará a besta e o falso profeta no lago de fogo (Ap 19.20). Vejamos três verdades que devem ser refletidas sobre esses eventos:

01 – A IGREJA É A NOIVA AMADA DE CRISTO - Efésios 5.25-29 – Hebreus 12.14

Toda noiva se apronta para o noivo com muito cuidado, ansiosa e cheia de expectativas para o grande momento do encontro. A noiva deve estar toda enfeitada, limpa, perfumada e feliz! Finalmente, aquele a quem ela ama estará definitivamente ao seu lado, bem pertinho, para a vida inteira! A Bíblia usa a figura do casamento para representar a relação entre Deus e o seu povo. O Novo Testamento apresenta Cristo como o noivo e a Igreja como a noiva. Assim sendo, toda pessoa que recebe a Jesus Cristo como seu único Senhor e Salvador passa a fazer parte da Noiva de Cristo. E com a ajuda do Espírito Santo, muda seu estilo de vida em busca de santidade. A santidade é o adorno da Noiva de Cristo. Sem a santificação ninguém verá o Senhor.

02 – SOMENTE OS SALVOS IRÃO PARTICIPAR DAS BODAS DO CORDEIRO – Cl 3.4

As bodas do casamento judaico era uma linda festa que durava sete dias (Jz 14.17). Após o arrebatamento da Igreja, no céu, se dará início a essa tão sonhada festa cristã “As Bodas do Cordeiro,” . Esse momento será indescritível, um encontro glorioso, nas regiões celestes, entre Jesus Cristo e a sua amada Igreja: “Alegremo-nos, e exultemos e demos-lhe a glória, porque são chegadas as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou” (Ap 19.6-7). Por mais nobre e requintado, nenhum outro casamento no mundo poderá se comparar às Bodas do Cordeiro. Será uma grande festa dos salvos, celebrada com os anjos, para aqueles que foram fiéis e leais a Jesus até o fim (Mt 24.13).

03 – O ARREBATAMENTO SERÁ INESPERADO - 1Coríntios 15.50-55

Em frações de segundos! Assim será a retirada dos salvos deste mundo para se encontrarem nos ares com o nosso Senhor Jesus Cristo e permanecerem juntos para sempre (1Ts 4.16-17). Será tão rápido que não dará tempo para pedir perdão a quem ofendeu. Não haverá tempo de reconciliar-se com o cônjuge. O filho não terá tempo de abraçar e beijar seus pais, nem de dizer-lhes que os ama. Será tão rápido que não dará tempo de reconciliar-se ou de aceitar ao Senhor Jesus como Salvador. A única coisa que terá de pensar é como conseguirá enfrentar a “Grande Tribulação”. A Parábola das Dez Virgens ilustra bem esse fato. A pergunta é: você está preparado para a volta de Jesus? Se a trombeta ressoar agora você sobe com a Igreja?

CONCLUSÃO:

A Igreja é a Noiva do Senhor Jesus Cristo, e em breve será arrebatada para a grande festa nos céus chamada de “As Bodas do Cordeiro”. Só os salvos irão participar. Esse evento nos unirá para sempre com o Senhor. O Espírito Santo está preparando a Igreja de Cristo para o arrebatamento, e a santidade é o adorno da Noiva. Isto pode ocorrer a qualquer momento num piscar de olhos.

Publicado em Células

MiR PARAUAPEBAS

Blog do MiR PARAUAPEBAS