Itens filtrados por data: Setembro 2023

Segunda, 30 Outubro 2023 10:08

CARACTERÍSTICAS DE QUEM NASCEU DE NOVO

Texto: João 3.1-7

INTRODUÇÃO:

Jesus foi enfático ao dizer duas vezes: “em verdade, em verdade te digo”. O que Jesus disse a Nicodemos? Categoricamente disse: ”Se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus” (Jo 3.3). De nada adianta ir a igreja, ser religioso, jejuar, dizimar e ofertar, exercer ministérios, ser moralmente respeitado, isso não garante a vida eterna. Nicodemos era tudo isso. Mas Jesus foi firme ao lhe afirmar que se alguém não nascer de novo não pode ver o reino de Deus. Listamos algumas características e sinais de uma pessoa que já passou pelo novo nascimento. Vejamos:

01 – NÃO VIVE NA PRÁTICA DO PECADO - 1João 3.9

Assim como a lama pesa na lã das ovelhas, o pecado pesa na vida do cristão. A pessoa nascida de novo luta contra o pecado, foge dele, geme sob o seu peso. Após o Novo Nascimento uma nova natureza passa a agir dentro dela. A habitação do Espírito Santo não pode compactuar com o pecado. Todavia, vivemos num mundo decaído e não estamos livres de pecar. João diz: “Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós.” (1Jo 1.8). Porém, o pecado deve ser  normalizado, uma prática constante. Tiago diz que “todos tropeçamos em muitas coisas” (Tg 3.2). Estas coisas nos causam tristeza e aflição devido a nossa nova natureza. “Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não vive em pecado; antes, Aquele que nasceu de Deus o guarda, e o Maligno não lhe toca” (1Jo 5.18).

02 – USUFRUI DE UMA FÉ QUE VENCE O MUNDO -  1João 5.4

Quando a pessoa nasce de novo, ela já nasce com um Espírito vencedor dentro dela (1Jo 4.4). Este a ajudará a superar todas as situações de sua vida. Mesmo diante da dor e da morte, não negociará a sua convicção do amor de Deus (Rm 8.35-39). Nada poderá separá-la do amor de Deus que está em Cristo Jesus nosso Senhor. Diante das árduas adversidades, seu foco será sempre a Jerusalém Celestial. A sua fé o fará descansar nos braços do Senhor (Sl 37.5). Nenhuma oferta deste mundo a fará desistir de Jesus. Porque ela desfruta da verdadeira paz e alegria (Jo 14.27). A fé é a nossa vitória que vence o mundo.

03 – AMA DE VERDADE A SEUS IRMÃOS - 1João 4.7 – 1João 5.1

Assim como o Pai Celestial, aquele que nasceu de novo também ama os piores pecadores e pode até chorar por eles; mas há nele um sublime amor de irmão por aqueles que são da família da fé (1Jo 5.1). A pessoa nascida de novo sente-se feliz ao estar entre os santos aqui na terra. Ela se identifica com os irmãos de vários lugares do planeta, até com aquelas que nunca viram antes. Ao se encontrarem sentem-se com se já fossem velhos amigos, independente de sua raça, cor ou posição social. Os regenerados exalam o bom perfume de Cristo que os identifica em todos os lugares (2Co 2.15). Quem nasceu de Deus, tem na sua nova natureza, o DNA de Deus que é o amor (1Jo 4.8). Todo aquele que nasceu de novo ama seus irmãos!

CONCLUSÃO:

Você já nasceu de novo? Quais foram as características que você mais se identificou? Há algo que você precisa melhorar? Que o Espírito Santo molde o seu coração para fazê-lo a cada dia mais parecido com Jesus!

Publicado em Células
Segunda, 23 Outubro 2023 10:40

OLHE PARA JESUS

Texto: Hebreus 12.2

INTRODUÇÃO:

O olhar pode transmitir, influenciar, interferir e contagiar. Às vezes sem ouvir uma só palavra, basta ver um olhar triste e tudo muda. Da mesma forma ao contemplar um olhar de alegria, há no ar um toque de felicidade capaz de alterar todo o ambiente. Os olhos são janelas da alma, eles podem iluminar a vida, mas, também, podem trazer muitas trevas. O que tem atraído o teu olhar? Assim sendo, você deve:

01 – OLHAR SEMPRE PARA JESUS

Mesmo passando “pelo vale da sombra da morte”, o cristão não deve temer mal algum! Deve olhar para aquele que é Luz (Jo 8.12). Para o bom Pastor (Jo 10.14). Ninguém merece ser mais olhado, contemplado, honrado e admirado do que Jesus. O Seu olhar transmite vida e vida abundante. Olhar para Jesus é a primeira atitude dos salvos: "Olhai para mim, e sereis salvos, vós, todos os confins da terra; porque eu sou Deus, e não há outro" (Is 45.22). Você tem olhado para Jesus?

02 – OLHE PARA ELE E NÃO TEMA O VENTO CONTRÁRIO

Como Pedro conseguiu a proeza de andar sobre as águas? Isso é humanamente impossível! (Mt 14.28-32). Você no lugar de Pedro teria essa coragem? Você sempre terá de direcionar seu olhar. Ninguém vai olhar por você! Não haverá meio-termo, será tudo ou nada. Se você quer ver o sobrenatural, terá de olhar para Jesus. Enquanto Pedro olhava para Jesus, ele andava no sobrenatural. Quando temeu o vento e desviou seu olhar, começou a afundar. Na caminhada cristã lutas surgirão, problemas não faltarão, Jesus falou sobre isso (Jo 16.33). Porém, o segredo da paz está em olhar para Jesus. Nele você pode confiar, Nele você é e sempre será mais que vencedor (Rm 8.37). 

03 – JAMAIS OLHAR PRA TRÁS

Olhar para trás fala do coração preso ao que deixou, mostrando desejo pelas coisas que havia abandonado. Figura o comportamento da mulher de Ló (Gn 19.17,26), Jesus mesmo adverte: “Lembrai-vos da mulher de Ló” (Lc 17.32). O discípulo fiel segue firme na conquista e prossegue olhando firme para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus (Fp 3.12-14). É desprendido do passado, porque “Ninguém que põe a mão no arado e olha para trás é apto para o Reino de Deus” (Lc 9.62-NVI). Quem olha para Jesus, não tem prazer mais nas coisas do mundo, mas, segue feliz para o céu com os olhos postos em Jesus Cristo, eterno Senhor e Salvador.

CONCLUSÃO:

Olhe para Jesus e veja Ele assentado à direita de Deus, mesmo diante das adversidades, firme seus olhos em Jesus, jamais olhar atrás! Porque em Jesus você é e será sempre mais que vencedor!

Publicado em Células
Segunda, 16 Outubro 2023 09:47

O HOMEM COMO SACERDOTE DO LAR

Texto: Efésios 5.23-33;

INTRODUÇÃO:

No desafio de avançar na conquista vale uma reflexão. Que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?” (Mc 8.36).  Da mesma forma, nenhum sucesso compensa o fracasso no lar. A exemplo de Jesus com a Igreja, vejamos o homem cristão como um sacerdote no seu lar. Vemos na Bíblia que além de oferecer sacrifícios, o sacerdote ensinava o povo a andar nos caminhos do Senhor. Jesus é o nosso grande sacerdote. Ele é o cabeça do homem, e o homem o cabeça da mulher (1Co 11.3). Portanto, biblicamente, como sacerdote do lar, o homem deve: 

01 – AMAR A ESPOSA E OS FILHOS

Amar não é simplesmente um sentimento. Amar é mandamento (Jo 13.34; Mt 22.37-39). A Bíblia manda o homem amar sua mulher (Cl 3.19). Quem ama a sua esposa, a si mesmo se ama (Ef 5.28). Cristo amou a Igreja e a si mesmo se entregou por ela (Ef 5.25). Amar a Deus requer amar ao próximo.  Tem alguém mais próximo do que sua  esposa e filhos?

02 – ENSINAR OS FILHOS NO CAMINHO DO SENHOR

O homem deve educar seus filhos nos caminhos do Senhor, principalmente enquanto são novos (Pv 22.6). Para isso, precisa buscar em Deus a sabedoria (Tg 1:5-6). A Palavra de Deus gravada nos corações dos filhos é antídoto contra um mundo cruel que tem ceifado vidas: nas drogas, prostituição, criminalidade, imoralidade e outros crimes (Sl 119.11) A Palavra de Deus vale mais que fortunas de ouro e prata (Sl 119.72). Todos devem amar a Bíblia (Sl 119.97). Ela dá sabedoria para a família contra os inimigos (Sl 119.98). Dá prazer aos corações (Sl 119.111). Deve ser prioridade em nossa vida (Sl 119.147,148).

03 – INTERCEDER E ABENÇOAR SUA CASA

Jesus é o nosso advogado (1Jo 2.1), Ele nos defende, nos protege e nos orienta através do Espírito Santo. O cabeça do lar deve defender, proteger e orientá-los. O homem é autoridade para abençoar sua família. Além de ensinar a orar, o homem deve orar e interceder a Deus por cada um de sua casa. A oração é a chave da vitória (Mt 6.6; Mt 21.22;).

CONCLUSÃO:

Um dia os maridos terão de prestar contas a Deus de tudo o que fizeram com as esposas e filhos. Portanto, o homem cristão deve obedecer ao Senhor e amá-los, ensiná-los a Palavra e protege-los. Que o Senhor nos ajude nessa conquista e que no nosso lar, possamos ter um cabeça como sacerdote, e vivermos as bênçãos de um lar feliz.

Publicado em Células
Segunda, 09 Outubro 2023 10:33

AVIVAMENTO, O SEGREDO DO CRESCIMENTO.

Texto: Atos 1.8 - Atos 2.42-47 – Isaías 55.6

INTRODUÇÃO:

Por que algumas igrejas crescem e outras não? Existe uma forma de avaliar isso? Sim, se olharmos para a Igreja Primitiva vemos que ela experimentou um crescimento extraordinário logo no seu início. O que havia? Qual a razão? Podemos enumerar várias, mas todas partem de uma só explicação: aqueles homens passaram a crescer depois que receberam o Poder do Alto e experimentaram um tremendo avivamento, que impactou Jerusalém e todo o planeta da época. Pensando avivamento, o segredo do crescimento, vamos analisar três verdades:

01 – É DEUS QUEM DÁ O CRESCIMENTO - 1Coríntios 3.6-7

O que dá o crescimento não é o líder, o pastor ou até mesmo o presidente da igreja. Quem dá o crescimento é Deus! Precisamos fazer a nossa parte, mas debaixo do favor de Deus. Está escrito “Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam (Sl 127.1)”. Quando a igreja é edificada debaixo da unção de Deus o crescimento é certo e rápido. Qual é a vontade de Deus para a igreja? Cumprir a sua missão: gerar filhos, avançar na conquista das almas, evangelizar, fazer discípulos (Mt 28.18-20).

02 – TUDU QUE TEM VIDA CRESCE - Efésios 4.13

Tudo que tem vida cresce. Ou pelo menos é o que deveria acontecer. Somos gerados novas criaturas para nos tornarmos semelhantes a Cristo. Crescer até a estatura de varão perfeito. Você quer ser como Jesus? Quantos discípulos você já tem? Jesus gerou discípulos para prosseguirem a missão da Igreja. Discípulos bebês não geram filhos espirituais para Deus. Precisamos de discípulos maduros para que o reino avance no resgate das almas que estão indo para o inferno. A missão da igreja é crescer e avançar. Como crescer sem vida? Um dos sintomas da falta de crescimento é a falta de vida na igreja.

03 – PRA CRESCER É PRECISO HAVER UNIDADE NO CORPO - Efésios 4.15-16

O crescimento de uma igreja só acontece quando o Corpo está unido e ajustado entre si, quando todos desempenham sua função com excelência. Não existe crescimento sem unidade, e a unidade apenas funciona quando todos os membros compreendem o seu papel e o seu valor dentro da comunidade. Na torre de Babel (Gn 11), o povo foi disperso após perderem a unidade. Em Babel a língua do povo foi confundida e isso trouxe divisão e a obra cessou. Mas, no dia de Pentecostes o Espírito Santo restaurou a unidade, onde cada um ouvia falar na sua própria língua, e os dons foram distribuídos para a edificação e crescimento do Corpo. Quando há unidade no corpo há avivamento e há um crescimento extraordinário.

CONCLUSÃO:

A palavra avivamento significa tornar mais vivo, reviver, renovar, estimular. Está na hora de alguns cristãos saírem da hibernação espiritual e avançarem na conquista das almas. Avivamento é avivar a vida. É o segredo do crescimento. O avivamento é o resultado da unção do Espírito Santo sobre um povo que se une em um só coração, na oração, em humildade e arrependimento.

Publicado em Células
Segunda, 02 Outubro 2023 10:41

A VISÃO DE FILHOS

Texto:             : Números 13.25-33

INTRODUÇÃO:

Por que uns experimentam bênçãos e outros não? Uma das evidências é a visão que cada um tem de si mesmo. No reino de Deus tudo depende da fé. Você é salvo e se torna filho de Deus pela fé (Jo 1.11-12). E para poder avançar no campo da conquista é preciso olhar e se ver como filho. Se por um lado a visão correta de si mesmo, como filhos de Deus, abençoa a muitos, por outro, a visão limitada compromete o destino de toda uma geração, como ocorreu com os dez espias. Para desfrutar de uma vida abundante em todas as áreas da vida você precisa ter uma visão correta de si mesmo e..

01 – CUIDAR DO SEU CORAÇÃO - Provérbios 4.23 – Provérbios 23.26

Se quisermos contaminar um rio, não é necessário contaminá-lo em toda a sua extensão; basta apenas que se polua a nascente. Quem crer em mim, do seu interior fluirão rios de água viva (Jo 7.38). Há um rio que flui de dentro dos corações dos filhos de Deus, o rio do Espírito Santo. Razão pela qual precisamos vigiar e guardar nosso coração, para não impedir o fluxo desse fluir. O segredo é cuidar do coração, ver-se como filho, pensar e agir como filho de Deus. O filho convicto descansa na Sua maravilhosa graça, sabe que o Pai está no controle de tudo e que todas as coisas cooperam para seu próprio bem (Rm 8.28).

02 – SER PERSEVERANTE E NÃO DESISTIR - Hebreus 12.1-2 - Gálatas 6.9

Não importa quão ruim esteja a condição de sua vida, não desista! O apóstolo Paulo enfrentou todo tipo de adversidade e simplesmente nos encoraja a continuar lutando. Não seja um desistente! Deus está a procura de pessoas que querem caminhar com Ele, a exemplo de Josué e Calebe. É fácil desistir; demanda-se fé para ir em frente. Moisés assinala aos israelitas que era apenas uma jornada de onze dias do monte Sinai até a fronteira da Terra Prometida (Dt 1.2), (do Egito ao Sinai aproximadamente dois meses, Ex 19:1) entretanto, eles levaram 40 anos para chegar lá, tudo por falta de fé. Não desista, tenha fé e persevere! Não perca seu foco da terra prometida. Veja-se como um filho amado do Pai Celestial em toda e qualquer situação, pensando assim, você estará facilitando a sua vitória.

03 – CULTIVAR A PRESENÇA - Salmo 84.10 - Salmo 16.11

O Senhor diz: “Quando passares pelas águas, eu serei contigo; quando, pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti.” (Is 43.2). Precisamos estar cientes de que o sobrenatural não vem de nós, mas Daquele que está em nós (Ef 3.20). Portanto, a glória é toda Dele (Rm 11.36). A visão correta de si mesmo irá refletir diretamente na nossa capacidade de realizar e cumprir o Seu propósito. O Pai queria dar a seus filhos a terra prometida, mas os corações deles estavam contaminados pela dúvida. Deus é santo e como filhos devemos ter o Seu DNA (1Pe 1.14-16). A nossa convicção de filho é determinante nas nossas conquistas, não apenas na construção da nossa identidade, mas na busca de uma vida de santidade. Um povo santo é um povo abençoado por Deus, porque preserva a Sua presença. A pessoa que se dedica em cultivar a presença do Espírito Santo sabe desfrutar de uma verdadeira vida abundante.

CONCLUSÃO:

Romanos 8.28 não diz que todas as coisas são boas, mas que todas elas cooperam para o nosso próprio bem. Como filhos de Deus, sabemos que independente das circunstâncias em que estivermos Ele nos dará a vitória. Esta convicção tem a ver com a nossa visão. Portanto, para poder desfrutar de uma vida abundante em todas as áreas da vida, você precisa, como filho, ter uma visão correta de si mesmo, cuidar do seu coração, perseverar e cultivar a Sua presença.

Publicado em Células

MiR PARAUAPEBAS

Blog do MiR PARAUAPEBAS