Itens filtrados por data: Mai 2023

Texto: Efésios 4.13

INTRODUÇÃO:

Jesus Cristo suportou o deserto e venceu a tentação do diabo porque era espiritualmente maduro. No Getsêmani, já próximo de sua morte, orava e agonizava ao ponto de suar gotas de sangue, contudo, renunciou seu próprio desejo e fez a vontade do Pai (Lc 22.39-44). No trajeto ao calvário foi: zombado, humilhado, subjugado, ferido, ultrajado, cuspiram em seu rosto, deram-lhe vinagre para beber, coroaram-lhe com espinhos e o açoitaram. Contudo, suportou tudo em silêncio e cumpriu a sua missão até o fim. Como homem, em tudo Jesus foi tentado e superou! Cristo é o nosso modelo de maturidade. E é Seu desejo que sejamos maduros, porque: 

01 – O CRISTÃO MADURO EXALA O BOM PERFUME DE CRISTO – 2Co 2.14-15

Depois que conhecemos Jesus e entregamos a nossa vida a Ele, não podemos mais ser as mesmas pessoas. O que existe em Jesus transforma o nosso interior de tal forma que na medida em que nos aprofundamos em intimidade com Ele, passamos a exalar o Seu bom perfume. Alguém cheio de Deus pode até não falar uma palavra sequer, mas através do seu comportamento, seus gestos e suas reações ela transpira o amor de Cristo aos outros. Deus deseja exatamente essa maturidade a cada um de nós, para que sejamos estes mensageiros do Seu amor em todos os lugares. No lar, na igreja, no trabalho, onde quer que estivermos. – Reflexão: que mensagem as pessoas estão lendo em mim?

02 – O CRISTÃO MADURO É PRODUTIVO – João 15.5

Maturidade resulta em produtividade. O adulto serve, a criança precisa ser servida. A maturidade é determinante para que o cristão entenda sua função no corpo e assuma o propósito de ajudar a agregar no reino. Um cristão imaturo vive precisando de socorro espiritual dos outros, porque não tem forças suficientes para superar até mesmo as pequenas adversidades da vida. Quem não sabe lidar com seus próprios dramas do dia a dia, como irá ajudar os outros? O Cristão maduro sabe que durante a sua peregrinação terrena haverá lutas e vales, porém, sempre estará de olho no galardão eterno. Um cristão maduro frutifica porque sabe o propósito pelo qual foi criado por Deus (Rm 11.36). Todas as coisas existem para a glória de Deus, e isso inclui cada um de nós.

03 – O CRISTÃO MADURO SABE ENFRENTAR AS ADVERSIDADES – 2Co 4.7-15

Paulo expressou sua maturidade ao dizer: “Abatidos, porém não destruídos”. São tantas as pressões que tentam nos abater, mas em Cristo Jesus somos mais que vencedores (Rm 8.37). Cristo nos capacita a sermos resilientes, e isso não vem de nós, mas da natureza de Cristo em nosso interior: “E é por intermédio de Cristo que temos tal confiança em Deus; não que, por nós mesmos, sejamos capazes de pensar alguma coisa, como se partisse de nós; pelo contrário, a nossa suficiência vem de Deus” (2Co 3.4-5). A capacidade de superar as adversidades da vida revela o grau de maturidade de um cristão. Quando olhamos para a história e vemos cristãos sendo devorados por leões por não negarem a fé em Jesus, ficamos envergonhados. Pequenos problemas abatem crianças na fé. Como eu tenho agido diante das adversidades? 

CONCLUSÃO:

Uma das desculpas que damos diante das adversidades da vida é: “afinal de contas, nós somos apenas humanos e não dá para ser iguais a Jesus, o Filho de Deus”. Se o apóstolo Paulo olhasse hoje para esse argumento humano ele iria declarar: é exatamente isso que o cristão deve aspirar, esforçar-se para ficar a cada dia mais parecido com o Senhor, E, ser resistente diante das provas, frutificar no reino de Deus e, em todos os lugares exalar o bom perfume de Cristo.

Publicado em Células
Segunda, 19 Junho 2023 15:01

O AMOR REVELA MATURIDADE

Texto: 1Coríntios 12.31 1Coríntios 13.1-13

INTRODUÇÃO:

Embora esse texto seja apropriado e muito usado em cerimonias de casamento, o objetivo que levou Paulo a escrevê-lo foi outro. Era para a correção das atitudes imaturas dos irmãos de Coríntios. Quando Paulo compara a imaturidade de uma criança com a maturidade de um adulto, ele está enfatizando a natureza duradoura do amor e a sua importância. Fala diretamente sobre a unidade do povo de Deus e a maneira madura de como deveríamos pensar e agir. Vejamos:

01 – A IMATURIDADE DOS IRMÃOS DE CORINTO – 1Co 3.1-2 1Co 12.14-27

Os irmãos de coríntios estavam se perdendo em meio as suas diferenças. Alguns tinham vários dons, enquanto outros não. Havia muita desordem, falta de propósito claro e falta de unidade quando eles se reuniam. Paulo os faz lembrar que existem diferentes tipos de dons, mas é o mesmo Espírito que a todos dá (1Co 12.4). Existem diferentes maneiras de servir e contribuir, mas todas são necessárias. Deus tem um propósito em todas essas diferenças, é para o bem comum (1Co 12.7). Os irmãos de coríntios estavam em um processo lento de crescimento, mas se achavam adultos e prontos. Porém, Paulo os chama de crianças na fé.  Pessoas imaturas na fé não suportam ser corrigidas. E ainda podem distorcer as palavras e os ensinos.

02 – A EXCELÊNCIA DO AMOR – Jo 14.21 Jo 13.34-35

A igreja de Coríntios se preocupava em obter os dons espirituais porque ela cria que aquilo era a marca da verdadeira espiritualidade. Porém, Paulo vê entre eles um problema sério de relacionamento por imaturidade. Havia divisão, inveja, rivalidade, imoralidade. Então, no capítulo 13, o apóstolo direciona os irmãos a um caminho ainda mais excelente, o caminho que consiste em exercer todos os dons em amor. Assim, ele divide o capítulo 13 em 3 partes: v 1-3 - “Ainda que...”, mostrando que só o amor que conta; v 4-7 - que o amor sempre triunfa (v 4 mostra o que o amor é, v 5-6 o que não faz, v 7 e o que faz); e finalmente nos v 8-13 – afirma que só o amor permanece. Você pode ter todos os dons, ser instruído, dispor recursos financeiros, fazer grandes feitos, dar até seu corpo para ser queimado, o que vai contar no final é se você fez com amor.

03 – O AMOR REVELA MATURIDADE – Efésios 4.11-16

O modo perfeito de viver na eternidade será o amor. O conhecimento que nós temos neste mundo não é total, ainda é parcial e incompleto. Paulo diz: “Quando, porém, vier o que é perfeito, o que é imperfeito desaparecerá” (1Co 13.10). Na eternidade o papel e o relacionamento de todos os cristãos serão transformados, seremos todos adultos espirituais. “Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, pensava como menino; quando cheguei a ser homem, desisti das coisas próprias de menino. Porque, agora, vemos como em espelho, obscuramente; então, veremos face a face. Agora, conheço em parte; então, conhecerei como também sou conhecido. Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o amor” (1Co 13.11-13). No céu, a fé, a esperança, os dons irão acabar, porém, o amor permanecerá. 

CONCLUSÃO:

A imaturidade dos coríntios evidencia o perigo da fragilidade da fé infantil e a necessidade do crescimento espiritual. Eles ainda eram carnais, pois alimentavam o sentimento de inveja e promoviam contendas e dissensões na igreja. Portanto, precisamos nos manter firmes em Jesus Cristo, buscar a sabedoria divina e cultivar uma vida de comunhão para continuarmos a crescer até o Dia do Senhor. Uma Igreja, que ama e se importa, revela que tem maturidade espiritual.

Publicado em Células
Segunda, 12 Junho 2023 13:39

CRESCENDO EM CONHECIMENTO

INTRODUÇÃO:

A maturidade não vem com a idade. O tempo de igreja não traz crescimento espiritual. Crescemos na maturidade espiritual na medida em que avançamos em conhecer e obedecer aos ensinamentos de Jesus Cristo, buscando viver de acordo com os princípios e valores das Escrituras Sagradas. Portanto, “Conheçamos e prossigamos em conhecer ao SENHOR” (Os 6.3). Mas, para confiar na Palavra, precisamos conhecer o Deus da Palavra. Como conhecemos o Senhor? Quais os benefícios de conhecer a Deus e a Sua Palavra? Vejamos:

01 – COMO DEUS SE REVELA A NÓS?

Como você sabe que Deus existe? O conhecemos porque Ele se deixar revelar a nós (Lc 10.21-22). Deus se revela principalmente através das Escrituras. Na Bíblia Deus se revela e mostra o Seu amor e o Seu propósito para nós, ela ainda apresenta as outras maneiras como Deus pode se revelar aos homens. A própria Bíblia explica a Bíblia. Quem lê a Bíblia descobre quem é Deus, a Sua grandeza e o que Ele é poderoso para fazer (1Cr 29.11).  A Bíblia revela Deus para nós, e quanto mais lemos a Bíblia, mais conhecemos e confiamos em Deus. Passamos a ter paz na alma e a desfrutar da Sua graça.

02 – OS BENEFÍCIOS DA PALAVRA DE DEUS

Dependendo da criança, um pequeno peso já é o suficiente para derrubá-la. O conhecimento da Palavra fortalece o Cristão; cria em nós um nível de proteção contra os ataques do mal; ela nos firma nos caminhos de Deus para não desviarmos. Escondida no coração ela nos dá forças para vencermos o inimigo (Sl 119.11). Jesus venceu o diabo com a Palavra (Mt 4.4). Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para corrigir, para instruir em justiça (2Tm 3.16). Ela traz maturidade e santidade: “vós já estais limpos pela minha palavra” (Jo 15.3) e a santidade a autoridade. “Estude a Bíblia para ser sábio; creia nela para ser salvo; siga os seus preceitos para ser santo” (Billy Graham).

03 – COMO LER A BÍBLIA?

Deixe a Bíblia ler você. Você se enxerga melhor quando se olha na Bíblia do que quando se olha no espelho. Deus falou para Josué meditar na Palavra de dia e de noite (Js 1.8). Mas, como é esse meditar? A palavra bíblica para meditar significa literalmente “ruminar”. Lembrando como faz uma vaca no campo para engolir o capim. Eis alguns passos para você ler a Bíblia todos os dias: 1) Escolher um horário e transformá-lo em hábito; 2) Orar antes de ler, uma oração simples como: “Pai, me ajude a conhecê-lo melhor”. Deus ama essas orações, pois é Seu desejo revelar a Sua natureza a nós; 3) Separe um versículo, de preferência curto, para anotar e memorizar; 4) Procure aplicar os ensinos no seu dia a dia e verá a diferença.

CONCLUSÃO:

A maturidade cristã não vem com a idade, ela é o resultado das experiências com Deus. Precisamos conhecer e prosseguir em conhecer ao Senhor. Se não conhecermos a Palavra, também não conheceremos a Deus. Portanto, é básico tirar um tempo para estudarmos e meditarmos nas Escrituras. Quem não tem base na Palavra, não tem fé no coração e é vulnerável ao pecado. É preciso conhecer a Bíblia, crer nela e praticar aquilo que ela diz. A Bíblia é o alicerce da nossa vitória.

Publicado em Células
Segunda, 05 Junho 2023 15:05

CRESCENDO EM MATURIDADE

Texto: 1Coríntios 3.1-2

INTRODUÇÃO:

Crescer para atingir a maturidade espiritual é um desafio na vida cristã. Amadurecer é uma mudança de mentalidade, é deixar de agir como crianças espirituais e passar a pensar de forma madura. Em resumo, é sair da mentalidade carnal para a mentalidade de Deus conforme a Sua Palavra. Amadurecer exige passar pelas três etapas da salvação. Vejamos:

01 – JUSTIFICAÇÃO - Romanos 5.1

A primeira etapa da salvação é a nossa conversão, chamada de justificação, onde ocorre o nosso novo nascimento (Jo 3.6-7). Você quer crescer espiritualmente? Ninguém cresce sem primeiro nascer! Ao aceitar Jesus nascemos para a vida eterna e, pela fé, somos justificados de todos os nossos pecados. Por meio de Cristo passamos a ter paz com Deus. Antes, o pecado nos separava de Deus (Is 59.2), agora, fomos aproximados pelo sangue de Jesus (Ef 2.13). Justificados pelo sangue e salvos da ira vindoura (Rm 5.9). Ao receber Jesus como Senhor e Salvador, somos justificados, salvos da eterna penalidade do pecado.

02 – SANTIFICAÇÃO - Romanos 12.2

A conversão tira o cristão do mundo. A santificação tira o mundo do cristão. Na santificação somos salvos do poder do pecado. Como cristãos maduros iremos nos desfazer da roupagem da velha natureza, que era corrompida pelo pecado para vivermos uma nova natureza, nos revestindo do novo homem, que é a roupagem de Cristo em nós (Ef 4.20-24). A evidência da salvação é a santificação (Hb 12.14). A santidade, ou vida de pecado é uma questão de natureza. Antes da conversão éramos, por natureza, filhos da desobediência (Ef 2.3), e após o novo nascimento passamos a participar da natureza divina (2Pe 1.4), e nos tornamos filhos da obediência (1Pe 1.14). Deus é completamente santo e nos formou para sermos como Ele é. Quem não deseja a santificação precisa de conversão.

03 – GLORIFICAÇÃO - 1Coríntios 15.50-53

No final da vida terrena estaremos para sempre com o Senhor. No céu não entra pecado. Assim, somente entrarão aqueles que estiverem com seu corpo glorificado. Jesus foi o primeiro a ser glorificado, ele foi o primeiro a receber um corpo não mais sujeito à morte. O corpo natural é corruptível, o corpo da glorificação será eterno e incorruptível. Todos os que morreram irão ressuscitar, porém, nem todos serão glorificados. Os ímpios serão ressuscitados para a condenação eterna (Jo 5.29). Apenas os redimidos por Jesus Cristo é que serão glorificados. Paulo escreveu: “Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou.” (Rm 8.29-30). A etapa da glorificação será a última, onde estaremos salvos definitivamente de todo pecado.

CONCLUSÃO:

Ao receber Jesus, você foi liberto da pena do pecado. Na santificação, a cada dia, você está sendo liberto do poder do pecado. E por último, na glorificação, você estará definitivamente liberto da presença do pecado, já em seu novo corpo glorificado. Na santificação você cresce em maturidade e fica a cada dia mais parecido com nosso Senhor Jesus Cristo.

Publicado em Células

MiR PARAUAPEBAS

Blog do MiR PARAUAPEBAS