Itens filtrados por data: Junho 2023

Segunda, 31 Julho 2023 11:25

A VOLTA DE CRISTO

Texto:             1Coríntios 15.52 – Mateus 24.44

INTRODUÇÃO:

Se já naquela época o apóstolo Paulo advertia para a volta de Cristo, imagine hoje, estamos bem mais próximos! Biblicamente, são várias as evidências de nossos dias, tais como: o esfriamento do amor (Mt 24.12), a ganância, o pecado, a imoralidade, o egoísmo, o afastamento de Deus através do ativismo desenfreado, a desonestidade, o orgulho, entre outros. Portanto, fica claro, que a qualquer momento, Jesus poderá voltar para buscar a sua amada Igreja (At 1.11). Vejamos:

01 – SERÁ COMO NOS DIAS DE NOÉ - Mateus 24.37-39 - Gênesis 6.5-9

Jesus não passou data, mas deixou bem claro alguns fatos que antecederiam a sua volta, e um deles, é que seria como nos dia de Noé. Vale observar, que apesar da demora com a construção, somente Noé e sua família entraram na arca. Atualmente, muitas pessoas ouvem falar do evangelho, afirmam crer em Jesus, mas vivem como se nunca fossem morrer e ignoram o Dia da vinda do Senhor. Você consegue imaginar o desespero daquele povo tentando entrar na arca? Porém, foi uma decisão tomada tarde demais! Que dia triste será esse para aqueles que não estiverem preparados. Há uma coroa preparada para recompensar a todos quantos amam e esperam a vinda de Jesus (2Tm 4.8).

02 – SÃO VÁRIOS OS SINAIS - – Mateus 24.3-14

Jesus apresenta aos discípulos não apenas um, mas vários sinais: guerras e rumores de guerras, fomes e doenças em todas as partes do mundo, terremotos, etc. Contudo, o que se revela muito evidente em nossos dias, como já falamos, é o de viverem como nos dias de Noé. Jesus não afirma que comer e beber em si fossem pecado, mas de agirem com falta de temor. O pensamento aqui é que no tempo de Noé, em meio à atividade diária, a maldade do homem havia crescido, e eram sempre mal todos os desígnios do coração. Não havia mais reverência a Deus. E assim, de modo repentino, súbito e inescapável, veio o juízo da ira de Deus sobre a terra.

03 – A IGREJA É A ARCA DE NOSSOS DIAS - 2Timóteo 3.1-7 – Lucas 13.23-28

Vivemos ainda no período da graça e a arca representa a Igreja de nosso Senhor Jesus Cristo. Nos dias de Noé muitos ouviam falar da arca, até foram conhecer a arca e chegaram perto da arca, contudo somente Noé e sua família decidiram entrar na arca. Todavia, ao iniciar a tempestade, todos, apavorados queriam entrar na arca, porém a porta havia sido fechada e, não adiantava gritar. Era tarde demais. Você já imaginou que hoje, a qualquer momento, a “porta da graça” pode se fechar? Aqueles que não acreditam ou que estão brincando com as coisas de Deus, irão ficar desesperados como nos dias de Noé. Hoje, a família da fé está crescendo e existem muitos cristãos leais e tementes ao Senhor, preparados para o toque da trombeta, à semelhança do justo Noé. E você? Como está? Imagine se Jesus voltasse neste instante!

CONCLUSÃO:

Jesus em breve voltará. Os sinais apontam que vivemos os últimos dias. Como está a sua alma? Você já abriu o seu coração para receber Jesus Cristo como seu único Senhor e eterno Salvador? Você está seguindo o caminho de Jesus? Amanhã poderá ser tarde demais. A porta da graça irá se fechar. Hoje, a arca de Noé representa a Igreja de nosso Senhor Jesus Cristo. Você pode até estar perto, mas, para ser salvo, você precisa estar dentro! Você quer ser salvo da ira vindoura?

Publicado em Células
Segunda, 24 Julho 2023 17:22

CRESCIMENTO CRISTÃO

Texto:             Pv 4.18 – Cl 1.9-12

INTRODUÇÃO:

Quando uma pessoa se converte e passa pelo novo nascimento, é normal iniciar sua vida cristã com um leitinho espiritual (1Pe 2.2). O que não é normal é ficar o resto da vida só no leite. É preciso alimentar-se de algo mais sólido para poder crescer e atingir a maturidade espiritual (1Co 3.2).

01 – CRESCER EM CONHECER

Maturidade não vem com a idade. Tempo de igreja não gera crescimento, o que gera crescimento é conhecimento das Escrituras e experiências com o Espírito Santo. Dependendo da criança um pequeno peso já é o suficiente para derrubá-la. Portanto, “Conheçamos e prossigamos em conhecer ao SENHOR” (Os 6.3 ARA). A Bíblia revela Deus para nós. Quanto mais conhecemos Deus, mais confiaremos Nele. Quanto mais confiarmos Nele, mais fortes e vitoriosos seremos.

02 – CRESCER PARA FRUTIFICAR

Um dos segredos da frutificação espiritual é elevar o nosso nível de maturidade cristã. Isto exige um maior relacionamento com Deus. “Por isso mesmo, empenhem-se para acrescentar à sua fé a virtude; à virtude o conhecimento; ao conhecimento o domínio próprio; ao domínio próprio a perseverança; à perseverança a piedade; à piedade a fraternidade; e à fraternidade o amor. Porque, se essas qualidades existirem e estiverem crescendo em sua vida, elas impedirão que vocês, no pleno conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo, sejam inoperantes e improdutivos.” (2Pe 1.5-8 NVI)

03 – CRESCER PARA PERSEVERAR

Mais importante que começar bem é terminar bem (Ec 7.8). Não basta conhecer, é preciso viver, praticar a Palavra de Deus. Isto resulta numa vida de santidade e intimidade com o Espírito Santo, crescendo a cada dia, ficando cada vez mais parecido com Jesus. Paulo diz: “Até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo. O propósito é que não sejamos mais como crianças, levados de um lado para outro pelas ondas, nem jogados pra cá e pra lá por todo vento de doutrina e pela astúcia e esperteza de homens que induzem ao erro. Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo.” (Ef 4.13-15 NVI). Portanto é preciso maturidade cristã para perseverar até o fim (Mt 24.13).

CONCLUSÃO:

A vida cristã é progressiva. Para isso é preciso conhecer e praticar a Palavra de Deus, frutificar e perseverar. Um cristão saudável almeja seu crescimento espiritual. 

 

Publicado em Células
Segunda, 17 Julho 2023 11:57

NENHUMA CONDENAÇÃO

Texto:             Romanos 8.1

INTRODUÇÃO:

O capítulo oito de Romanos começa com "nenhuma condenação há" e termina com "nenhuma separação há” para aquele que está em Cristo Jesus (Rm 8.33-39). Portanto, em Jesus você está sempre seguro. Contudo, o que é estar em Cristo Jesus? Vejamos:

01 – É UMA ATITUDE FÉ

Somos salvos pela graça mediante a fé e não por obras (Ef 2.1-10). Por que não há condenação? Se Jesus recebeu o castigo por meus pecados em Seu próprio corpo, logo, é certo que eu não terei que recebê-lo outra vez no meu (1Pe 2.24). Simplesmente preciso crer (Jo 5.24). Lembrando que fé gera atitude: “A fé que aceita Cristo deve ser acompanhada pelo arrependimento que rejeita o pecado” (John Stott). - Nenhuma condenação há para quem pela fé está em Cristo Jesus. 

02 – É UMA DECISÃO PESSOAL

Há um chamado ao coração, mas o Senhor respeita a nossa decisão (Ap 3.20).  Estar em Cristo implica: negar-se a si mesmo, tomar a cada dia a sua cruz, e segui-Lo (Lc 9.23). Decidir não mais obedecer aos desejos da carne: “A morte perde metade de suas armas quando negamos em primeiro lugar os prazeres e interesses da carne” (Richard Baxter). Decida viver uma vida vitoriosa e feliz guiada e santificada pelo Espírito Santo (Rm 8.14; 1Ts 5.23). - Nenhuma condenação há para aqueles que decidiram estar em Cristo Jesus. 

03 – É UM NOVO ESTILO DE VIDA

Andar segundo a carne é fazer os desejos pecaminosos dela (Gl 5.16-18). Andar segundo o espírito é viver uma nova vida de santidade em Cristo Jesus (2Co 5.17). É um novo estilo de vida. “Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou” (1Jo 2.6). Jesus "homem" foi o nosso maior exemplo de santidade. Paulo adverte: “Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis” (Rm 8.13). - Nenhuma condenação há para aqueles que vivem em Cristo Jesus.

CONCLUSÃO:

Cuidado com as opções deste mundo, o desejo da carne é pecar, o desejo do espírito é viver. Não se arrisque a se sustentar na fragilidade da carne, antes firme-se na sólida Rocha que é Cristo. Busque encher-se do Espírito Santo (Ef 5.18), assim você não cairá nas tentações dos prazeres mundanos, mas continuará ligado ao Pai Celestial. Estando em Cristo Jesus você não será condenado e, como filho(a), poderá desfrutar das bênçãos de Deus!

Publicado em Células
Segunda, 10 Julho 2023 17:52

O SEGREDO DE DAVI

Texto:             1Sm 16.6-13

INTRODUÇÃO:

Sabemos que Deus tinha um propósito na vida de Davi. A Bíblia diz que o Senhor o escolheu no lugar de Saul (2Sm 6.21; 7.8). Ele era um homem segundo o coração de Deus (At 13.22). Davi passou por várias lutas, resistiu muitas provas, mas foi um vencedor, por que? Quais eram as características desse campeão? Qual era o seu segredo? Vejamos, Davi:

01 – DESEJAVA A PRESENÇA DO SENHOR – Salmo 63.1-8

Davi amava ao Senhor acima de todas as coisas (Sl 16.2). Nós gostamos de estar juntos com quem amamos. Naquela época a arca da aliança simbolizava a presença de Deus. Davi, assume o trono e, assim que pode, trouxe a arca da aliança para cidade de Davi. Porque o seu maior desejo era estar na presença do Senhor (2Sm 6.12). Davi buscava ao Senhor (Sl 27.4). Você ama ao Senhor? Você tem buscado a sua presença? (Pv 8.17)

02 – TEMIA A DEUS E NÃO AOS HOMENS – Salmo 25.12-14

Se Davi atentasse ao que os homens lhe falavam, jamais seria um vencedor. Ele não temeu as palavras de Eliabe, seu irmão (1Sm 17.26-30). Não temeu ao que o rei Saul pensava a seu respeito (1Sm 17.31-33). Não temeu as ameaças de Golias, embora fosse um gigante matador (1Sm 17.41-51). Davi era ousado e corajoso porque temia somente ao que o Deus Vivo pensava a seu respeito (1Sm 17.36,37). Por temer ao Senhor, Davi honrava as autoridades (1Sm 24.4-6;1Sm 26.6-11). Demonstrava amor pela Palavra e tinha o desejo de aprender mais de Deus (Sl 86.11). Você tem temido ao Senhor?

03 – CONFIAVA INTEIRAMENTE NO SENHOR – Salmo 20.5-9

A confiança gera esperança. O nível de sua confiança para alguém determina a profundidade de seu relacionamento para com essa pessoa. Quando você confia em Deus, você tem paz e coragem. Frustração ou desânimo é um sintoma de dúvida, não de fé. Quanto mais você confia em Deus, mais você vê o quão confiável Ele é. Davi era um homem de integridade, um adorador, sabia esperar no Senhor e não se desanimava com as lutas do dia a dia (Sl 27.14). Confiava inteiramente no Senhor (Sl 37.3-9). Como está a sua confiança no Senhor? (Sl 37.5).

CONCLUSÃO:

Você quer ser um vencedor como Davi? Assim como Davi, o Senhor também te escolheu (1Pe 2.9; Ap 1.6). Mas, para ser bem-sucedido, você precisa amar ao Senhor acima de todas as coisas, almejar Sua presença, temer e confiar inteiramente no Senhor. Seja um campeão, seja como Davi.

Publicado em Células
Segunda, 03 Julho 2023 20:42

QUEM É O ESPÍRITO SANTO?

Texto:             João 14.16-17

INTRODUÇÃO:

O Espírito Santo é uma pessoa que o mundo não pode receber porque Ele só é dado àqueles que reconhecem a Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador. Ele é o nosso melhor amigo, habita dentro de nós e está sempre presente em todos os lugares, pronto a nos ajudar.

01 – O ESPÍRITO SANTO É UMA PESSOA – João 16.13-15

Como uma pessoa, o Espírito Santo tem: inteligência, sentimentos e vida. A Bíblia cita que Ele: fala (At 13.2; Ap 2.7), ensina (Jo 14.26), orienta (At 16.6-7), testifica (Jo 15.26), convence (Jo 16.8), dá ordens (At 8.29), ajuda, intercede (Rm 8.26), e se entristece (Ef 4.30). Assim sendo, podemos concluir que o Espírito Santo pensa, deseja, ama, se alegra, se entristece, nos encoraja, nos assiste, nos exorta, nos consola, nos fortalece, fala conosco e nos instrui. Ele pode ser insultado, resistido e até ignorado. Portanto, como pessoa, o Espírito Santo tem sentimentos e deseja ter relacionamento conosco.  Esse era o propósito do Criador desde o princípio: relacionar-se com o homem (Gn 3.8-10).

02 – O ESPÍRITO SANTO NOS DÁ A SEGURANÇA DE FILHOS – Romanos 8.14-16

O Espírito Santo nos dá a convicção de que somos filhos de Deus (Rm 8.16). Ele derrama o amor de Deus em nossos corações (Rm 5.5), e sela-nos para o dia da redenção (Ef 4.30). Aqueles que não têm dentro de si o Espírito Santo não são guiados por Ele e, consequentemente, estão inseguros e perdidos. Como filhos, somos guiados por Ele (Rm 8.14). Ele nos identifica como filhos, herdeiros e co-herdeiros com Cristo (Rm 8.15-17). O selo do Espírito Santo é a nossa identidade no mundo espiritual (Ef 1.13-14). Quando estamos cheios do Espírito Santo o mundo das trevas olha para nós e teme porque vê a nossa identidade.

03 – O ESPÍRITO SANTO É NOSSO CONSOLADOR – João 14.16

A tradução de “Espírito Santo” como “Consolador” vem da palavra “Parakletos” que é sinônimo de conselheiro, ajudador ou intercessor. Ele nos conhece e veio para dar-nos sustentação e assistir-nos em nossas limitações e fraquezas (Rm 8.26-27). Somos fortalecidos por Ele em nosso homem interior (Ef 3.16) e Ele intercede por nós com gemidos inexprimíveis. Biblicamente, a implantação do caráter de Cristo em nossa vida é denominada de santificação, e é o resultado da ação do Espírito Santo agindo em nós (1Ts 5.23; 2Ts 2.13). Esse processo gera em nós o que a Bíblia chama de “fruto do Espírito”, que é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio (Gl 5.22-23)

CONCLUSÃO:

Jesus deixou a sua glória para morrer em nosso lugar. Ele voltou para o céu para nos enviar o Espírito Santo. Jesus veio religar o nosso relacionamento com Deus através do Espírito Santo. Hoje Ele quer nos guiar, nos ajudar, nos proteger e fortalecer a nossa convicção de filhos de Deus. A ação do Espírito Santo gera o fruto do Espirito em nossa vida. Portanto, o desejo de estar sempre na sua doce presença nos leva a uma intimidade mais profunda com Deus.

Publicado em Células
Segunda, 03 Julho 2023 17:45

QUEM É O ESPÍRITO SANTO?

Texto:             João 14.16-17

INTRODUÇÃO:

O Espírito Santo é uma pessoa que o mundo não pode receber porque Ele só é dado àqueles que reconhecem a Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador. Ele é o nosso melhor amigo, habita dentro de nós e está sempre presente em todos os lugares, pronto a nos ajudar.

01 – O ESPÍRITO SANTO É UMA PESSOA – João 16.13-15

Como uma pessoa, o Espírito Santo tem: inteligência, sentimentos e vida. A Bíblia cita que Ele: fala (At 13.2; Ap 2.7), ensina (Jo 14.26), orienta (At 16.6-7), testifica (Jo 15.26), convence (Jo 16.8), dá ordens (At 8.29), ajuda, intercede (Rm 8.26), e se entristece (Ef 4.30). Assim sendo, podemos concluir que o Espírito Santo pensa, deseja, ama, se alegra, se entristece, nos encoraja, nos assiste, nos exorta, nos consola, nos fortalece, fala conosco e nos instrui. Ele pode ser insultado, resistido e até ignorado. Portanto, como pessoa, o Espírito Santo tem sentimentos e deseja ter relacionamento conosco.  Esse era o propósito do Criador desde o princípio: relacionar-se com o homem (Gn 3.8-10).

02 – O ESPÍRITO SANTO NOS DÁ A SEGURANÇA DE FILHOS – Romanos 8.14-16

O Espírito Santo nos dá a convicção de que somos filhos de Deus (Rm 8.16). Ele derrama o amor de Deus em nossos corações (Rm 5.5), e sela-nos para o dia da redenção (Ef 4.30). Aqueles que não têm dentro de si o Espírito Santo não são guiados por Ele e, consequentemente, estão inseguros e perdidos. Como filhos, somos guiados por Ele (Rm 8.14). Ele nos identifica como filhos, herdeiros e co-herdeiros com Cristo (Rm 8.15-17). O selo do Espírito Santo é a nossa identidade no mundo espiritual (Ef 1.13-14). Quando estamos cheios do Espírito Santo o mundo das trevas olha para nós e teme porque vê a nossa identidade.

03 – O ESPÍRITO SANTO É NOSSO CONSOLADOR – João 14.16

A tradução de “Espírito Santo” como “Consolador” vem da palavra “Parakletos” que é sinônimo de conselheiro, ajudador ou intercessor. Ele nos conhece e veio para dar-nos sustentação e assistir-nos em nossas limitações e fraquezas (Rm 8.26-27). Somos fortalecidos por Ele em nosso homem interior (Ef 3.16) e Ele intercede por nós com gemidos inexprimíveis. Biblicamente, a implantação do caráter de Cristo em nossa vida é denominada de santificação, e é o resultado da ação do Espírito Santo agindo em nós (1Ts 5.23; 2Ts 2.13). Esse processo gera em nós o que a Bíblia chama de “fruto do Espírito”, que é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio (Gl 5.22-23)

CONCLUSÃO:

Jesus deixou a sua glória para morrer em nosso lugar. Ele voltou para o céu para nos enviar o Espírito Santo. Jesus veio religar o nosso relacionamento com Deus através do Espírito Santo. Hoje Ele quer nos guiar, nos ajudar, nos proteger e fortalecer a nossa convicção de filhos de Deus. A ação do Espírito Santo gera o fruto do Espirito em nossa vida. Portanto, o desejo de estar sempre na sua doce presença nos leva a uma intimidade mais profunda com Deus.

Publicado em Células

MiR PARAUAPEBAS

Blog do MiR PARAUAPEBAS