Itens filtrados por data: Janeiro 2024

Segunda, 26 Fevereiro 2024 15:30

CONSAGRE-SE AO SENHOR

Texto: 1Coríntios 7.35

INTRODUÇÃO:

Na Bíblia, consagração significa dedicar algo ou alguém a Deus. Podemos consagrar objetos, ofertas, tempo, trabalho, ministério e pessoas.  Antes de você entregar qualquer coisa ao Senhor Deus, primeiro você precisa entregar-se a si mesmo ao Senhor. Todo salvo é chamado para se consagrar. Aqueles que creem em Jesus não podem mais viver no pecado, porque na conversão, a vida foi consagrada a Deus.

01 – CONSAGRE SUA VIDA AO SENHOR – Rm 12.1-2

Aceitei Jesus e agora como devo me consagrar ao Senhor? Através de algumas práticas comuns para esse caminho, tais como: orar, ler e meditar na Bíblia todos os dias. Ao ler as Escrituras você irá conhecer mais a Deus e saberá como dedicar sua vida ao agrado Dele. Esse relacionamento íntimo com o Senhor faz parte de uma vida dedicada a Ele. Orar e fazer todos os dias uma reflexão sobre suas atitudes e pedir perdão pelos seus pecados (1Jo 1.8-10). O salvo tem de fugir do pecado, porém, ainda vivemos num mundo dominado pelo pecado e cheio de armadilhas para os filhos de Deus. Assim como tomamos banho todos os dias, também necessitamos nos lavar no sangue de Jesus através de um momento de oração e reflexão.  

02 – CONSAGRE SEU CORPO AO SENHOR – 1Pe 1.18-19 1Co 6.20

O jejum também é uma forma de se consagrar, porém, como cristão genuíno, você não deve cuidar de seu corpo apenas quando estiver jejuando. Faça em seu coração uma consagração específica de cada parte de seu corpo ao Senhor Jesus. Declare que seus ouvidos pertencem somente a Ele, e sua boca falará a sua bendita Palavra, evitando palavras vãs, torpes, fugindo da mentira, da ira, falsidade, vaidade, etc.. Suas mãos e seus pés devem ir e fazer apenas o que o Senhor ordenar. Declare com convicção: minha vida seja sim, consagrada a Ti Senhor, que meus pés somente vão onde os santos possam ir. Sua vida foi lavada e remida no sangue de Jesus. Onde você for, saiba que seu corpo é Templo do Espírito Santo.

03 – CONSAGRE SUA FAMÍLIA AO SENHOR – Josué 24.15

Para Deus pessoas são mais importantes que coisas. Antes de consagrar qualquer coisa, consagre a sua família ao Senhor. A família que agrada ao Senhor é aquela que é fiel a ele, que obedece a sua palavra e pratica seus bons conselhos. Os pais devem passar para seus filhos os ensinamentos da Palavra, para que eles possam andar nos caminhos do Senhor. Da mesma forma, os filhos que tem conhecimento bíblico ensinem a seus pais e irmãos os conselhos de Deus. A família precisa ser unida, mesmo que às vezes ocorram alguns reveses. É fundamental orar e vigiar sempre, para que o inimigo não venha tirar essa alegria do lar, pois a família que tem Jesus é uma família feliz. Portanto, se você tem filhos, consagre seus filhos; se você é casado(a), consagre seu casamento; enfim, consagre a Deus tudo o que estiver ligado a você. Na igreja temos um momento especial no culto para dedicarmos nossas crianças a Deus. Toda vez que dedicamos algo ao Senhor, Ele nos abençoa.

CONCLUSÃO:

Você já entregou a sua vida ao Senhor Jesus? Como está a sua consagração a Ele? Uma reflexão com muito amor e temor: onde você tem levado o Templo do Espírito Santo? E a sua família, você já dedicou ao Senhor?

Publicado em Células
Segunda, 19 Fevereiro 2024 09:34

O PODER DA ORAÇÃO

Texto: Gênesis 20.1-4 e 20.17-18

INTRODUÇÃO:

A oração de Abraão mudou a história de uma nação. Se Deus ouviu a oração de apenas um homem e mudou a sorte de uma nação inteira, imagine o poder que tem uma igreja unida! A oração é uma arma poderosa nas mãos do cristão. “Vencedores fazem da oração a mais alta prioridade, os perdedores fazem da oração seu último recurso.” (Rick Warren). Tristemente todo declínio espiritual começa com a negligência da oração. Na experiência cristã, a oração é necessária antes, durante e depois de qualquer decisão. A carne não quer orar, porém, orar é muito importante para uma vida cristã vitoriosa. Quem tem a oração no seu cardápio diário, fica fortalecido contra as tentações e o pecado. A oração coloca as forças dos céus ao alcance do homem.

01 – ALGUNS EXEMPLOS BIBLÍCOS DE HOMENS DE ORAÇÃO

Moisés conversava face a face com o Deus Todo Poderoso (Êx 33.11-23); Josué orou e o sol parou por quase um dia inteiro (Js 10.12-14); o rei Ezequias ganhou 15 anos de vida em resposta a sua oração (2Rs 20.1-6); Daniel orava três vezes ao dia (Dn 6.10); Davi orava ao Senhor constantemente (Sl 55.16-17); o Apóstolo Paulo orava em favor dos irmãos de Éfeso para que fossem capazes de compreender o imensurável amor de Deus (Ef 3.14-21); a Bíblia diz que Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós e Deus o ouvia (Tg 5.16-18). Esses fatos registrados nas Escrituras nos servem de bons exemplos.

02 – JESUS O NOSSO MAIOR EXEMPLO

Antes de iniciar seu ministério, O Senhor Jesus jejuou e orou por 40 dias (Mt 4.1-11); Antes de escolher seus discípulos, passou a noite em oração (Lc 6.12-16); era seu costume isolar-se para orar (Lc 5.15-16); sempre antes de momentos importantes, Jesus orava (Jo 6.11; 11.41,42; Lc 22.39-41); antes das refeições (Lc 24.30); ao instituir a Ceia (Mt 26.26-28); antes de ser preso (Mt 26.36-48); na hora da agonia da cruz (Lc 23.34); Jesus orou por você (Jo 17.20); e hoje continua orando por nós (Rm 8.34; Hb 7.25; 9.24). Jesus é o nosso maior exemplo.

03 – A FORÇA DA CONCORDÂNCIA

Há um poder tremendo na oração em concordância (Mt 18.19-20). Por isso o diabo vai sempre lutar para criar discórdias nas famílias, nas células e na igreja. A oração em concordância dá uma dimensão de unidade, de se ter um só propósito e um só coração. Quando isso ocorre, as orações são muito mais eficazes. A igreja tem em suas mãos o poder de ligar e de desligar (Mt 18.18). O apóstolo Paulo tinha ciência disso ao pedir para os irmãos de Roma  se unirem a ele em oração. (Rm 15.30). Quando o povo de Deus se une em um só coração, a oração é potencializada. O céu governa a terra, mas a oração pode mover a mão que governa o Universo. Vamos nos unir em oração.

CONCLUSÃO:

A oração é uma arma poderosa em nossas mãos. A Bíblia registra muitos exemplos de homens de oração. Aquele que pode mudar todas as coisas está com os ouvidos atentos às nossas orações. Se Deus mudou a sorte de uma nação inteira por causa da oração de apenas um homem, imagine se nos unirmos, num só clamor por um propósito?

Publicado em Células
Quinta, 15 Fevereiro 2024 10:34

PROCLAMADORES DO REINO

Texto: 1Pe 2.9

INTRODUÇÃO:

Proclamar significa anunciar, declarar, divulgar, publicar, etc. A Bíblia diz que Deus nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor (Cl 1.13). Portanto: “Vocês são a raça escolhida, os sacerdotes do Rei, a nação completamente dedicada a Deus, o povo que pertence a ele. Vocês foram escolhidos para anunciar (proclamar) os atos poderosos de Deus, que os chamou da escuridão para a sua maravilhosa luz.” (1Pe 2.9-NTLH). Assim sendo, devemos agir e proclamar o reino por que:

01 – PROCLAMAR É UMA ATITUDE DE FÉ E OBEDIÊNCIA

Atos são ações, feitos, práticas, obras, etc. A Bíblia fala de: 1) Obras da carne (Rm 8.3-10), que são frutos da natureza pecaminosa; 2) Obras da lei (Rm 3.28; Gl 2.16), que são ações feitas na esperança de se comprar a salvação; 3) “Obras mortas” (Hb 6.1), que eram as exigências da Lei, que mesmo praticadas jamais iriam remover pecados ou dar vida ao pecador; 4) Obras da fé que referem-se a “fé que atua pelo amor” (Gl 5.6), da “operosidade da fé” e “abnegação do amor” (1Ts  1.3); da tarefa de com elas chamar os gentios (não salvos) à “obediência por fé” (Rm 1.5 e 16.26). - O apóstolo Paulo esclarece a distinção entre “boas obras” e “más obras” ao dizer que “tudo o que não provém de fé é pecado” (Rm 14.23). Proclamar o reino e ser luz neste mundo de trevas é uma atitude de fé e obediência.

02 – PROCLAMAR O REINO NÃO CONSISTE SÓ EM PALAVRAS

Proclamar o reino não é apenas dizer que Jesus salva, mas também é dar testemunho de vida. Proclamar o reino consiste na prática de atos de bondade e amor. O cristão não deve agir só por palavras, mas por ações. Somos salvos pela fé e não por obras (Ef 2.8,9), contudo são as nossas obram que confirmam a nossa fé (Tg 2.17-20). Não praticamos obras para obter a salvação, assim como a árvore não produz frutos para provar que é uma árvore. A árvore produz frutos porque está viva. Quem está vivo em Cristo é frutífero.

CONCLUSÃO:

Amados, somos a luz do mundo. Portanto, precisamos proclamar o evangelho da paz não só por palavras, mas também através de nossa vida, expressando a nossa fé com atos de bondade e amor, para que as pessoas vejam em nós as obras e glorifiquem o nosso Pai que está nos céus. Nascemos para brilhar! Somos proclamadores do Reino.

Publicado em Células
Segunda, 05 Fevereiro 2024 14:26

DISCIPLINA PARA UM ANO ABENÇOADO

 
 
 

Texto: 1Timóteo 4.7

INTRODUÇÃO:

Dizem os estudiosos que se fosse para traduzir de forma literal as Escrituras do seu original teríamos uma coleção extensa de livros. As que usamos, são traduções resumidas feitas por homens de Deus, conhecidos e respeitados na teologia. Cuidado com traduções que aparecem por ai, sempre é bom você confirmar com seu pastor se essa versão da Bíblia é segura. Abaixo, vamos usar algumas versões para nos ajudar a entender melhor o que o apóstolo Paulo estava ensinando ao jovem Timóteo, seu filho na fé, e aplicarmos para um ano abençoado.

 

1.     VEJAMOS ALGUMAS TRADUÇÕES DE 1TIMÓTEO 4.7

“Mas rejeita as fábulas profanas e de velhas caducas. Exercita-te, pessoalmente, na piedade.” (1Tm 4.7 ARA); “Mas rejeite as lendas mundanas, que não têm valor algum. Exercite-se pessoalmente na devoção a Deus.” (1Tm 4.7 VFL); “Mas rejeita as fábulas profanas e de velhas e exercita-te a ti mesmo em piedade.” (1Tm 4.7 ARC); “Mas não tenha nada a ver com as lendas pagãs e tolas. Para progredir na vida cristã, faça sempre exercícios espirituais.” (1Tm 4.7 NTLH); “Não desperdice o tempo discutindo ideias tolas nem mitos e lendas absurdas. Gaste seu tempo e sua energia na prática de conservar-se espiritualmente apto.” (1Tm 4.7 NBV-P); “Rejeite as histórias antigas cheias de superstições sem fundamento. Garanta que o seu exercício seja espiritual.” (1Tm 4.7 BLT). – Você consegue imaginar o tamanho deste versículo traduzido literalmente? Lembrando que existem outras versões. Mas ao olhar para estes que citamos o que todos têm em comum? Vamos analisar.

 

2.     ANALIZANDO AS VERSÕES ACIMA O QUE APRENDEMOS?

A metáfora do treinamento físico era uma linguagem comum entre os moralistas e filósofos greco-romanos. Assim como eles, o apóstolo trata a disciplina moral, intelectual e espiritual, e não o exercício físico. Embora ele aceitasse o valor destes ao realizar suas longas e difíceis viagens missionárias. A expressão “Exercita-te” era uma recomendação habitual usada para se referir ao treinamento físico dos atletas gregos. Portanto, no original, a palavra que Paulo usou para disciplina vem da mesma raiz do termo “ginástica”. Paulo fala da disciplina que abre a porta para maior intimidade com Deus: a adoração, a leitura, a oração, o jejum, a solitude, o silêncio, etc. – “É o que fazemos a sós que faz a diferença quando estamos diante das pessoas”.

 

3.     UMA REFLEXÃO SOBRE A DISCIPLINA

Não adianta ganhar muito dinheiro, se não tiver disciplina financeira; não adianta tratamento de saúde, sem a disciplina do corpo; não adianta querer desfrutar de bênçãos espirituais, sem a disciplina espiritual. Muitos de nós temos uma vida disciplinada, mas a nossa disciplina pode estar mal orientada. Talvez, numa escala de valores invertida, priorizando as coisas terrenas que são temporais, no lugar das eternas, que são as espirituais (2Co 4.18). A disciplina é sua amiga, não sua inimiga. Como é de tamanho valor investir no nosso relacionamento com o Espírito Santo. Buscar ter uma vida de intimidade com Deus (Is 55.6). Agindo assim, as coisas fluirão naturalmente para um ano abençoado.

 

CONCLUSÃO:

Você quer ter um ano abençoado? Como está a sua disciplina espiritual? Jesus tinha o costume de se dirigir a lugares solitários para orar. E você, tem seu lugar secreto para encontrar-se diariamente com Deus? (Mt 6.6). Se tivesse que medir a paixão pela vida espiritual, qual seria a sua pontuação? Quais são os obstáculos que mais interferem no seu desejo de praticar a disciplina espiritual em sua vida? Você tem priorizado o reino de Deus e a sua justiça? (Mt 6.33).

 

Publicado em Células

MiR PARAUAPEBAS

Blog do MiR PARAUAPEBAS